O que são normas básicas de Proteção Radiológicas? 
As normas básicas de proteção radiológicas, estabelecidas por órgãos autorizados, prescrevem os limites de doses equivalentes máximas permitidas. Estas se destinam à prevenção ou redução ao mínimo de danos somáticos (que ocorrem somente no indivíduo irradiado) e degenerescências da constituição genética (que ocorrem no indivíduo e podem transmitir aos seus descendentes) da população.
A Norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN-NN-3.01), objetiva estabelecer os requisitos básicos de proteção radiológica das pessoas em relação à exposição à radiação ionizante. Esta radiação possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, podendo danificar nossas células e afetar o material genético (DNA), causando doenças graves (por exemplo: câncer), levando até a morte.
 
O que são limites de dose ocupacional?
Os Limites de Dose Ocupacional são valores de dose efetiva ou equivalente, estabelecidos pela exposição ocupacional, cujas magnitudes não devem ser excedidas, nem consideradas como fronteiras entre o “seguro” e o “perigoso”.  
A finalidade dos Limites de Doses Ocupacionais é garantir um nível adequado de proteção individual para cada IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), que deve ser estabelecido como condição limitante do processo de otimização da proteção radiológica, um valor de restrição de dose efetiva, levando em consideração as incertezas a ela associadas, relativo a qualquer fonte ou instalação sob o controle regulatório. A recomendação para a exposição ocupacional é um limite de dose efetiva de 20 mSv (milisieverts) por ano, medidos sobre cinco anos (100 mSv em cinco anos), não podendo exceder a 50 mSv em um único ano qualquer.
 
O que é fator de ocupação?
Fator de ocupação é a fração média do tempo em que o indivíduo mais exposto está presente. Um fator T= 1/40 significa que o indivíduo mais exposto permanece no local, no máximo, 1 hora por semana (40 horas de trabalho semanais). Os trabalhadores devem ter cuidado com T menor que um (1).
 
Qual o Campo de Aplicação da Norma CNEN-NN-3.01?
Esta Norma se aplica a práticas no manuseio, produção posse e utilização de fontes, bem como transporte, armazenamento e depósito de materiais radioativos, abrangendo todas as atividades que envolvam exposição à radiação e aquelas que envolvam exposição a fontes naturais,cujo controle seja considerado necessário pela CNEN, incluindo todas as fontes associadas a essas práticas, bem como a intervenções.
Os requisitos desta norma se aplicam às exposições ocupacionais, médicas e exposições do público, em situações de exposições normais ou exposições potenciais.
As situações de intervenção às quais esta norma se aplica são:
Aquelas decorrentes de situações de emergência, que requeiram uma ação protetora para reduzir ou evitar as exposições à radiação;
  • As decorrentes de situações de exposições crônicas que requeiram uma ação remediadora para reduzi-las ou evitá-las e;
  • Aquelas decorrentes de exposições a resíduos oriundos de atividades não submetidas ao sistema regulatório da CNEN.
O que são efeitos biológicos de radiação ionizante no ser humano?
Os efeitos biológicos da radiação são a consequência de uma longa série de acontecimentos que se inicia pela excitação e ionização de moléculas no organismo. Há dois mecanismos pelos quais as alterações químicas nas moléculas são produzidas pela radiação ionizante:
  • Efeitos diretos e;
  • Efeitos indiretos.
No processo de interação da radiação com a matéria ocorrem ionização (processo químico mediante ao qual se produzem íons, espécies químicas eletricamente carregadas, pela perda ou ganho de elétrons a partir de átomos ou moléculas neutras) e excitação dos átomos e moléculas provocando modificação (ao menos temporária) nas moléculas. O dano mais importante é o que ocorre no DNA.
 
Como se dá a classificação dos efeitos biológicos?
Classificação segundo a Dose Absorvida: Estocásticos ou Determinísticos
Classificação segundo ao Tempo de Manifestação: Imediatos ou Tardios
Classificação segundo ao Nível de dano: Somáticos ou Genéticos
 
Efeitos da radiação ionizante nos seres humanos
 
O que são efeitos estocásticos de radiação ionizante?
Os efeitos estocásticos (surgem por meio de eventos aleatórios) levam à transformação da célula. Sua causa deve-se à alteração aleatória no DNA de uma única célula que continua a se reproduzir. Quando o dano ocorre em célula germinativa, efeitos genéticos ou hereditários podem ocorrer. Não apresenta valor de dose (limiar): o dano pode ser causado por uma dose mínima de radiação.
Tumores altamente malignos podem ser causados por doses baixas e outros benignos por doses altas. A severidade é constante e independente da dose. A probabilidade de ocorrência de dano é uma função da dose; são difíceis de serem medidos experimentalmente, devido ao longo período de latência (diferença de tempo entre o início da radiação e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis). Exemplos: câncer, (leucemia de 5 a 7 anos; tumores sólidos de 15 a 10 anos ou mais), efeitos genéticos.
 
Como é efeito determinístico de radiação ionizante?
O efeito determinístico leva à morte das células. Existe limite de dose: os danos só aparecem a partir de uma determinada dose. A probabilidade de ocorrência e a gravidade do dano estão diretamente relacionadas com o aumento da dose.  Geralmente aparecem num curto intervalo de tempo. Exemplos: catarata, leucopenia (redução dos glóbulos brancos no sangue), náuseas, anemia, esterilidade, hemorragia.
 
Como são os efeitos imediatos e tardios de radiação ionizante?
  • Efeitos imediatos são aqueles efeitos que ocorrem em um período de horas até algumas semanas após a irradiação. Como exemplos de efeitos agudos provocados pela ação de radiações ionizantes, citam-se: eritema, queda de cabelos, necrose de tecido, esterilidade temporária ou permanente, alterações no sistema sanguíneo, etc.
  • Efeitos tardios: quando os efeitos ocorrem vários meses ou anos após a exposição à radiação. Exemplos dos efeitos crônicos são: o aparecimento de catarata, o câncer, a anemia aplástica (medula óssea produz em quantidade insuficiente os três diferentes tipos de células sanguíneas existentes: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas), etc.
Qual é a área de atuação de uma equipe de Proteção Radiológica?
A área de atuação das Equipes de Proteção Radiológica inclui:
  • Supervisão dos trabalhos que fazem uso de radioisótopos ou equipamentos emissores de radiação ionizante, visando à proteção dos profissionais que se expõem diretamente às radiações;
  • Controle do descarte no meio ambiente de resíduos radioativos, provenientes das atividades assistenciais ou de pesquisa, assim como a garantia da segurança dos indivíduos que ocupam áreas circunvizinhas à instalação radiativa.
Quais são as atividades exercidas pela equipe de Proteção Radiológica?
Entre as atividades exercidas pelo pessoal de Proteção Radiológica, citam-se:
  • Efetuar gerenciamento dos resíduos radioativos de fontes radioativas não seladas e controle de doses individuais dos trabalhadores, orientando quanto à necessidade dos exames médicos periódicos para manter a compatibilidade entre a saúde e as condições de trabalho.
  • Monitorar o local destinado ao manuseio de radioisótopos ou de equipamentos geradores de radiação e áreas circunvizinhas;
  • Orientar a realização de relatórios de análise de segurança e planos de proteção radiológica, exigidos pela CNEN;
  • Assessorar no planejamento e adequação de novas áreas de trabalho.
Quais são as necessidades de aprimoramento da equipe de Proteção Radiológica?
Por meio de cursos de reciclagem e de outros que possibilitem aos profissionais das áreas científicas obterem licença junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para aquisição e manuseio de substâncias radioativas e da geração de novos conhecimentos por meio de pesquisa aplicada à área das ciências biológicas.
Os titulares e empregadores devem implantar um programa de Saúde Ocupacional para avaliação inicial e periódica da aptidão dos IOE (Indivíduo Ocupacionalmente Exposto), baseado nos Princípios Gerais de Saúde Ocupacional, tendo como referência o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.
 
O que estabelece o Sistema de Proteção Radiológica?
O Sistema de Proteção Radiológica estabelece normas para:
  • Evitar os efeitos determinísticos, uma vez que existe um valor de dose (limiar). Manter as doses abaixo do limiar.
  • Prevenir os efeitos estocásticos fazendo uso de todos os recursos disponíveis de proteção radiológica.
Para efeito de segurança em proteção radiológica, considera-se que os efeitos biológicos produzidos por radiações ionizantes sejam cumulativos. Câncer é a principal preocupação de Proteção Radiológica. É difícil distinguir se o câncer foi ou não induzido por radiação.
 
Quais as normas responsáveis pela Proteção Radiológica?
A norma NR-15 aborda as atividade e operações insalubres e a Norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN-NN-3.01) objetiva estabelecer os requisitos básicos de proteção radiológica.
 

Artigos Populares

;