Normas de Segurança

Quarenta por cento dos acidentes ocorridos no Brasil, são provocados na movimentação de materiais (transporte manual, ponte rolante, talhas, transportadores de esteiras, empilhadeira, etc.).
A empilhadeira tem considerável participação neste alto índice de acidentes, inclusive quanto a gravidade seja de lesão ou de grandes perdas.
Esta afirmativa pode ser verificada se relacionarmos este veiculo com os conceitos de acidentes, que reproduzimos a seguir.
Acidente do trabalho: conceito legal (Lei n° 8213/91)

Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa. Provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou perda. Ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Conceito prevencionista

Já Heinrich (1930), através do pesquisas na área de acidentes do trabalho, formulou o seguinte conceito prevencionista:
Acidente do trabalho é uma ocorrência não programada. Inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade. Ocasionando perda de tempo útil e /ou lesões nos trabalhadores e danos materiais.
Esse conceito originou-se dos estudos sobre a relação de lesões e danos, onde se concluiu a necessidade de se levantar as causas dos danos materiais, motivada pela desproporcionalidade gritante dos danos para lesões, ainda porque os danos geralmente resultam em lesões.
Veja a relação proporcional na figura abaixo.

Teoria de Frank Bird (1969)

Incidente (quase acidente) é toda ocorrência anormal com potencialidade para provocar perda de tempo util e /ou lesões nos trabalhadores e danos materiais.
O estudo de Frank Bird demonstra uma evolução da teoria de Heinrich, onde se inclui um novo elemento, o incidente Esse estudo foi feito pela Insurance Company of North America, em 297 empresas, analisando 1.753.498 casos para 1.750.000 trabalhadores.
A ocorrência do incidente e muito mais desproporcional em relação as lesões e danos materiais (de Heinrich) e constitui um aviso que vamos ter, em termos do probabilidade, um acidente com danos materiais e /ou lesões.
Também nessa teoria a empilhadeira contribuiu com enorme parcela. Porem, no caso dos incidentes, já que são avisos do danos materiais e/ ou lesões, a contribuição é altamente benéfica, pois os riscos no corpo da empilhadeira (em quase a totalidade das empresas) na realidade são os incidentes (proposta de Bird) e ate mesmo os danos materiais do Heinrich.
Conclui-se da que, através do operador da empilhadeira, teríamos uma quantidade expressiva das informações de erros a condições inseguras reveladas pelo veiculo o que ajudaria significativamente o programa de segurança da empresa, pois riscos na empilhadeira demonstram: erros operacionais, má arrumação, materiais ou painéis projetados para o corredor, leiaute (arranjo físico) inadequado, etc.

Cem normas de segurança

Visando enriquecer o conhecimento dos operadores de empilhadeira e aumentar cada vez mais a prevenção de acidentes seguem cem normas de segurança para estudos.
1 Ao ligar a empilhadeira, verificar sempre se a marcha esta desengatada.
2 Movimentar a alavanca de marcha; se for para frente colocá-la para frente; se for a ré, colocá-la para trás, sem arranhar, pisando na embreagem até o fim.
3 Verificar se o freio de mão esta desengatado.
4 Transitar sempre com os garfos um pouco acima do chão (15 a 20cm), observando as lombadas, obstáculos, etc.
5 Se for andar em marcha à ré: olhar com cuidado o piso, pessoas e obstáculos que estiverem nas proximidades.
6 Se for andar para frente: olhar sempre com cuidado para o piso e para pessoas a sua frente.
7 Tirar o pé do freio e acelerar devagar para a saída.
8 Para carregar, conservar a empilhadeira na posição horizontal e a torre na vertical.
9 Baixar os garfos somente até a altura suficiente para que entrem embaixo do que vai ser levantado.
10 Posicionar a empilhadeira frontalmente (ou perpendicularmente) à carga até que esta se encoste à torre, e levantar os garfos.
11 Deslocar de ré a empilhadeira até que tenha saído do lugar onde se encontrava.
12 O pedestre deve merecer toda a atenção do operador.
13 Inclinar a torre para o lado do motorista (para trás), sempre que tiver carga.
14 Fazer as manobras necessárias, sempre tomando cuidado com o que esta às suas costas e do ambos Os lados, para evitar colisões e acidentes.
15 Não operar empilhadeira em condições físicas adequadas.
16 Em cruzamentos ou passagens sem visão, buzinar sempre.
17 Não fazer curvas em alta velocidade.
18 Diminuir a marcha quando o piso tiver ondulações ou estiver molhado.
19 Em hipótese alguma o operador deve ceder a empilhadeira a pessoas não habilitadas e autorizadas.
20 Quando estiver transportando carga delicada, andar na menor velocidade possível, para evitar a queda da carga.
21 Quando estiver transportando tambores, evitar parar ao ultrapassar Os obstáculos, pois uma parada brusca pode causar movimento dos mesmos, ocasionando a sua queda. Os tambores devem sempre ser acondicionado, preso em dispositivos apropriados sobre pallets ou berços.
22 Avaliar bem o local por onde ira passar, para não provocar colisões da maquina ou da carga com o que estiver no caminho, procurando os caminhos mais fáceis e mais seguros.
23 Não usar contrapeso adicional na empilhadeira.
24 Buzinar regularmente (pelo menos três vezes) sempre que se aproximar de pessoas que estejam andando, puxando algum carrinho, ou carregando algo, evitando assustá-las.
25 Evitar as manobras muito difíceis.
26 Não provocar situações embaraçosas e perigosas.
27 Não assustar propositalmente Os colegas.
28 Não andar em grande velocidade
29 Não fumar enquanto estiver ao volante ou abastecendo a empilhadeira.
30 Segurar sempre o volante com as duas mãos, a não ser quando tiver que acionar dispositivos de comando e nas manobras.
31 Não admitir brincadeiras em volta da empilhadeira.
32 Não passar sobre objetos no piso, evitando movimentos bruscos do volante de direção e balanço da carga.
33 Verificar a maneira mais fácil de carregar e descarregar o material.
34 Verificar sempre o peso e o volume da carga.
35 Durante as descargas, não permitir pessoas em volta da empilhadeira.
36 Olhar sempre para trás na hora de dar marcha à ré, apos a descarga, independente do espelho retrovisor.
37 Tomar cuidados especiais com determinados materiais a serem transportados
38 Usar calçados de segurança apropriados.
39 Ao iniciar o serviço, limpar a maquina por fora, tirar o óleo do piso, limpar o volante, limpar as partes fixas da empilhadeira.
40 Não mexer no motor e acessórios da empilhadeira, para efetuar reparos.
41 Comunicar imediatamente, ao supervisor ou a manutenção, qualquer defeito verificado na empilhadeira.
42 Sempre que não tiver visão de frente dirigir a máquina em marcha à ré.
43 Com a empilhadeira carregada descer rampas em marcha à ré.
44 Com a empilhadeira descarregada, andar sempre de frente.
45 Quando estiver dirigindo de marcha à ré, olhando para trás pelo lado direito, usar sempre o pe direito para o freio e acelerador.
46 Andando para frente, usar o pé direito para acelerar, e o pé esquerdo para frear (hidramático).
47 Quando estiver seguindo outra empilhadeira, não ultrapassá-la, a não ser que ela pare e seja avisada.
48 Nunca fazer reversão (para frente ou para trás) com a máquina em movimento.
49 Para verificação dos níveis de óleo, deixar a maquina em lugar plano.
50 Verificar o abastecimento de combustível sempre antes de iniciar o serviço.
51 Quando estiver operando a empilhadeira observar sempre: pressão de Óleo, circuito de carga, temperatura e nível do combustível.
52 Não dirigir a empilhadeira com a perna esquerda para fora.
53 Nunca transportar pessoas na empilhadeira, qualquer que seja o local e o motivo alegado.
54 Não deixar estopas, panos ou resíduos do óleo e graxa, em cima da empilhadeira, o que pode ocasionar incêndios.
55 Observar rigorosamente todos os regulamentos e sinalizações de transito interno estabelecido pela Empresa.
56 Observar Os regulamentos de trânsito, quando operando fora da propriedade da Empresa.
57 Não efetuar meia volta em rampa ou plano inclinado, pois ha possibilidade de tombamento.
58 Certificar-se de que as rodas e as extremidades da carroceria do caminhão estejam devidamente calçadas, antes de nela entrar com a empilhadeira.
59 Não transportar líquidos inflamáveis ou corrosivos, a não ser em recipientes especiais.
60 Verificar o lacre do extintor de incêndio.
61 Usar uniforme ou outra indumentária específica ao dirigir empilhadeira.
62 Usar luvas, sempre que possível, para mexer na carga.
63 Nunca ajustar a carga introduzindo o braço pela coluna.
64 Não utilizar o acelerador como buzina.
65 Nunca soltar os garfos totalmente no chão pare chamar a atenção de pedestres.
66 Não utilizar garfos para empurrar ou puxar qualquer que seja o objeto.
67 Pessoas não autorizadas, não habilitadas e não treinadas não devem dirigir empilhadeira.
68 Usar somente macaco do tipo jacaré para trocar os pneus da empilhadeira.
69 Tomar cuidado ao circular na área de ponte rolante.
70 Nunca colocar ou deixar a maquina em movimento estando fora dela.
71 Nenhuma carga deverá ser levantada ou transportada numa só lança do garfo da empilhadeira.
72 Nos dias chuvosos use capa ao trafegar em pátio aberto, usando encerados para proteção da carga.
73 Não dirija com as mãos molhadas ou sujas de graxa.
74 Não transportar material superior à capacidade nominal da maquina, evitando que as rodas traseiras percam o contato com o piso.
75 Ao transportar tubos de oxigênio ou acetileno, devem ser evitados choques violentos e contatos da válvula com substancias graxas.
76 Iniciar o carregamento dos caminhões da frente da carroceria para trás e o descarregamento de trás para frente.
77 Cargas colocadas de um lado da carroceria do caminhão devem ser carregadas e descarregadas por este mesmo lado
78 Dirija-se sempre perpendicularmente à carroceria do caminhão.
79 Deve-se empilhar somente materiais iguais.
80 Empilhamento de tambores devem ser feitos até o limite Maximo de três camadas. Entre as camadas recomenda-se utilizar chapas de madeira.
81 Empilhamento de amarrados de chapas devem ser feitos até o limite Maximo de dois metros de altura.
82 Observar sempre o alinhamento da pilha, na horizontal e na vertical.
83 Observar sempre uma distancia de aproximadamente 5cm entre as pilhas e 50cm das paredes.
84 Quando for empilhar estrados com sacos, observar que a pilha não fique inclinada pela má arrumação destes.
85 Ao empilhar estrados carregados com sacos, verifique se o estrado tem fundo fechado. Se não tiver, não empilhe.
86 Observar cinco camadas de sacos por estrado, no Maximo.
87 Colocar o equipamento de forma que possa ser removido por empilhadeira e que permita o acesso aos demais equipamentos.
88 Se for pegar estrados no sentido longitudinal (lado maior), coloque luvas de prolongamento nos garfos, pois somente a garfo não atinge o lado posterior da palheta e isto provocará, ao levantar, a queda da carga (observar o centro de carga).
89 Em se tratando de empilhamento a partir de 2 metros de altura, o operador deve redobrar a atenção, pois o equilíbrio da maquina e da pilha se tornam bastante instáveis.
90 Fardos de alumínio devem ser transportados no máximo dois por vez, pois é uma carga muito instável, fácil de cair nos garfos ao menor solavanco.
91 Nenhum equipamento deve ser colocado de forma a obstruir os corredores de circulação.
92 Ao estacionar a empilhadeira verificar se o local é plano e se não obstrui extintor de incêndio ou passagem de pessoas ou equipamentos.
93 Não inclinar a torre de elevação para frente, quando os garfos estiverem carregados e na posição alta.
94 Não se atirar contra as cargas; você pode danificar o material e também a si mesmo.
95 Evitar marchas à ré bruscas, principalmente se estiver transportando cargas.
96 Nunca deixar alguém embaixo de uma carga suspensa.
97 Nunca puxar ou empurrar carros caminhões, empilhadeiras ou outros veículos com a empilhadeira.
98 Permanecer a uma distancia razoável de outros veículos. No mínimo uma distancia equivalente a três metros de afastamento.
99 Utilizar sempre na empilhadeira o protetor do operador e o protetor de carga.
100 Antes de iniciar o serviço com a empilhadeira, verificar sempre a tabela observações diárias.

Tabela de Observações Diárias

Empilhadeira Nº:
Horímetro:
Operador chapa N°: Departamento:
Data: //Inicio: Término:
Inspeção
BOM
AJUSTAR
QUANT. ADICIONAIS
01
Água da bateria



02
Cabos da bateria



03
Água do radiador



04
Nível do óleo do Carter



05
Nível do óleo hidráulico



06
Correia do ventilador



07
Filtro de ar



08
Estado geral e pressão dos pneus



09
Buzina



10
Folga pedal da embreagem



11
Pedal do freio



12
Roletes da torre



13
Extintor de incêndio



14
Abastecimento do combustível



15
Nível óleo hidramático



16
Freio de estacionamento



17
Freio de rodas



18
Marcador de Combustível



19
Luz de advertência da carga



20
Indicador de temperatura



21
Indicador pressão do óleo



Observações diversas:




Assinatura do operador


Folha de Operação

Fases Precauções
Movimente a empilhadeira.
Em baixa velocidade e com atenção.
Buzinando nos cruzamentos.
Levantando o garfo ao ultrapassar obstáculos.
Procurando o caminho mais curto.
Dirigindo em marcha à ré quando faltar visão de frente e ao descer rampas carregado.
Pare a máquina ao inverter posições.
Observando a carga.
Analizando o percurso.
Tomando cuidado com pedestre.
Fases operacionais para transportar materiais diversos.

Fases Precauções
Posicione a máquina.
No local demarcado.
Verificando as distancias entre as pilhas.
Movimente a máquina.
Para a frente.
Lentamente.
Centralizando.
Coloque a torre na vertical.
Lentamente.
Abaixe os garfos.
Lentamente.
Dê marcha à ré com a máquina.
Lentamente.
Coloque os garfos na posição normal
Horizontalmente 15 a 20cm do solo.
Fases operacionais para descarregar a empilhadeira.

 Fonte: SENAI

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