O que é a Doença de Lyme?
A Doença de Lyme foi reconhecida primeiramente na América do Norte, em 1975, quando médicos descobriram um número de pessoas com artrite na cidade de Lyme, EUA.
A doença é causada pela bactéria chamada Borrelia burgdorferi. Em geral estas bactérias causam um mal estar leve que é às vezes acompanhado por uma erupção de pele peculiar. Em alguns casos, no entanto, a bactéria pode se espalhar para as articulações, coração, e cérebro e causar sérios problemas. Ela também pode passar de mãe para filho no ventre (transmissão vertical) e, em casos raros, causar defeitos congênitos.
A Doença de Lyme é uma preocupação ocupacional para pessoas que trabalham ao ar livre em certas áreas infestadas por carrapatos. Ela afeta as pessoas diferentemente e geralmente passa despercebida, mas por vezes causa sérios problemas. Se não for tratada, pode causar invalidez.    
É importante estar atento aos sinais e sintomas da Doença de Lyme para que ela seja detectada e tratada prontamente. É também importante seguir simples precauções para reduzir o risco de contrair a Doença de Lyme.
 
O que dá origem à Doença de Lyme?
A bactéria que causa a Doença de Lyme é transportada e transmitida por carrapatos. O tamanho do carrapato varia de 1 a 4 milímetros (não maior que uma pequena formiga). Contudo, diferente dos insetos, os carrapatos têm oito patas ao invés de seis.
Carrapatos normalmente vivem em matas ou capins altos em varias regiões do continente norte-americano. Por não terem asas, eles se penduram em pequenos arbustos ou gramíneas altas normalmente perto do chão, e esperam por um animal ou pessoa que passe próximo a eles. Eles grudam nos animais ou pessoas que passam, e se fixam na pele para chupar pequenas quantidades de sangue. Às vezes as pessoas sentem os carrapatos andando no corpo, mas as mordidas de carrapato são normalmente indolores e freqüentemente ocorrem despercebidas.
A Doença de Lyme é transmitida por duas espécies de carrapatos na América do Norte. Um é o carrapato do veado, Ixodes dammini, encontrado principalmente nas regiões a leste do continente. O outro é o carrapato de patas negras da Califórnia, Ixodes pacificus, nas regiões do pacífico oeste. O carrapato de madeira, Dermacentor variabilis, às vezes carrega a bactéria da Doença de Lyme, mas parece não transmiti-la.
Os carrapatos Ixodes preferem se alimentar de animais selvagens. Carrapatos jovens normalmente se alimentam do rato de pé-branco e carrapatos adultos se alimentam de veados do rabo-branco. Devido a esse hábito, o número de ratos e veados em uma região influencia o número de carrapatos encontrados lá.
 
 
 
 
 
 
 
Como a Doença de Lyme é transmitida?
Carrapatos infectados com a bactéria que causa a Doença de Lyme transmitem a doença quando sugam o sangue das pessoas. Eles podem transmitir a doença ao longo de seu ciclo de vida. Carrapatos jovens são mais propensos a morder pessoas, e sendo menores que os carrapatos adultos, são mais difíceis de notar. Um estudo recente mostrou que é necessário que carrapatos se alimentem por pelo menos diversas horas antes que possam infectar uma pessoa (ou animal) com a bactéria causadora da Doença de Lyme.
A Doença de Lyme não é transmitida de pessoa a pessoa. Contudo, pessoas que tenham tido a Doença de Lyme podem contraí-la uma segunda vez. Pessoas parecem não desenvolver uma imunidade de longo prazo contra a doença.
 
Quais trabalhadores estão em risco?
Estudos estimam que cerca de 25% das vítimas da Doença de Lyme, nos Estados Unidos, foram infectadas em seu trabalho. É um perigo ocupacional para pessoas que trabalham ao ar livre em regiões que têm um grande número de carrapatos infectados. Estudos destas regiões mostram que mais pessoas que trabalham ao ar livre tiveram a Doença de Lyme do que pessoas que trabalham em locais fechados.
 
Quais os sinais e sintomas da Doença de Lyme?
A Doença de Lyme é às vezes difícil de ser reconhecida, e ocasionalmente é confundida com outras doenças. É importante que as pessoas consultarem seus médicos, caso elas desconfiem que tenham a Doença de Lyme.
A doença tem três características principais: um histórico de mordidas de carrapatos, uma ferida em crescimento lento, e complicações de doença nos nervos, doença no coração, ou atrite.
 
Histórico de Mordidas de Carrapatos
A maioria das vítimas da doença de Lyme esteve em situações onde era provável ser mordido por um carrapato.  Muitas mordidas podem causar pequenas irritações vermelhas, mas elas freqüentemente passam despercebidas, especialmente aquelas de carrapatos pequenos e jovens.
Mordidas de carrapatos ocorrem de maneira geral entre maio a setembro, entretanto isso varia de ano a ano e de região a região. Os carrapatos às vezes movem-se no corpo, mas eles normalmente se grudam à pele e ficam em um lugar. Antes de se alimentarem, os carrapatos se parecem com pequenas feridas ou sardas. Após se alimentarem, os carrapatos podem inchar consideravelmente, e, de acordo com algumas pessoas, parecem com uma uva passa ou uma bolha de sangue com patas. Logo após receber uma mordida de carrapato, algumas vítimas da Doença de Lyme sentem um mal estar breve parecido com a gripe.
 
Erupção de expansão lenta
Em cerca de 75% dos casos relatados da Doença de Lyme, as vítimas desenvolvem uma erupção em volta ou próximo da mordida do carrapato normalmente dentro de uma semana. Em alguns casos, se desenvolve uma erupção peculiar, de forma circular e de cor vermelha intensa. Ela logo expande para formar um “olho” em forma de anel que pode crescer até o tamanho de um prato de mesa. Freqüentemente, contudo, uma erupção geral, mais leve, aparece em qualquer lugar no corpo. As erupções desaparecem após várias semanas. Algumas vítimas, no entanto, nunca desenvolvem a erupção, ainda assim sentem sintomas mais avançados da doença.
 
Doença nos Nervos, Doença no Coração, Artrite.
Cerca de 15 por cento das vítimas não tratadas desenvolvem problemas temporários nos nervos entre algumas semanas a diversos meses após a mordida de carrapato. O problema mais comum é a meningite, cujos sintomas são febre, dor-de-cabeça, e pescoço rígido. Algumas vítimas sentem neurites (inflamação dos nervos) com dor e outros distúrbios como surdez. Estes problemas dos nervos são normalmente temporários e desaparecem com o tratamento adequado.
Doenças no coração ocorrem em cerca de cinco por cento das vítimas não tratadas, acompanhadas freqüentemente com sintomas de infecção. O problema mais comum é a obstrução do coração que afeta o ritmo das batidas do coração. Este problema também é temporário e desaparece permanentemente com o tratamento apropriado.
A Doença de Lyme causa artrite em cerca de 25 por cento dos casos estudados e ocorre de vários meses a dois anos após a mordida do carrapato. Esta artrite geralmente afeta os joelhos, apesar de também ocorrem nos ombros, pulso, cotovelos, quadril e tornozelos. Tratamento imediato normalmente resolve este problema. Sem tratamento, no entanto, esta artrite pode levar a uma incapacitação permanente.
Em casos raros, pessoas que sofrem da doença por diversos meses ou anos, e não receberam tratamento, desenvolvem sérias alterações no sistema nervoso. Estas mudanças resultam em perda da sensibilidade nos membros, perda de memória e cansaço extremo.
 
Quais exames estão disponíveis para a Doença de Lyme?
Exames de sangue podem detectar anticorpos que o corpo produz para se proteger contra a bactéria que causa a Doença de Lyme. Estes exames ajudam a provar que a exposição ocorreu, mas não determinam se as pessoas sofrem de casos ativos da doença. Um médico deve fazer um exame clínico e obter um histórico sobre atividades no trabalho para diagnosticar a Doença de Lyme.
 
Qual o tratamento para a Doença de Lyme?
Apesar dos sérios problemas que a Doença de Lyme pode às vezes causar, diversos antibióticos estão disponíveis para tratá-la em todos os estágios efetivamente. O tratamento imediato com drogas, como a tetraciclina, pode rapidamente acabar com os sintomas iniciais e prevenir sérias complicações. Mesmo nos estágios avançados, a penicilina e outras drogas são ainda eficazes na maioria dos casos.
 
Como se pode prevenir a Doença de Lyme?
Nas áreas onde os carrapatos são encontrados, trabalhadores ao ar livre devem ter conhecimento a respeito do risco da Doença de Lyme e devem tomar precauções para se protegerem.
  • Descubra com as autoridades sanitárias de sua cidade ou região, se existem carrapatos em sua área, especialmente carrapatos Ixodes..
  • Use vestimentas protetoras para prevenir que os carrapatos tenham acesso a sua pele. Isso inclui camisas de manga comprida que fecham apertadas nos pulsos, e calças longas enfiada dentro das meias ou botas.
  • Use repelente contra insetos que efetivamente repele carrapatos (como aqueles contendo DEET). Aplique o repelente nas calças, meias, sapatos e na pele.
  • Procure por carrapatos na roupa e embaixo dela após trabalhar em áreas infestadas por carrapatos. Uma inspeção diária de toda a pele do corpo reduz bastante o risco de infecção já que os carrapatos podem levar diversas horas ou dois dias para grudarem na pele e se alimentarem.
  • Retire cuidadosamente os carrapatos encontrados grudados na pele. De forma cuidadosa, use pinças para agarrar a parte da cabeça e boca do carrapato o mais perto da pele possível. Puxe devagar para remover todo o carrapato. Tente não esmagá-lo ou espremê-lo já que isso pode levar a bactéria a entrar no corpo.
  • Lave a área afetada com sabão e água ou desinfete (com álcool ou desinfetante doméstico) após remover os carrapatos.
  • Contate um médico imediatamente se você tiver um mal estar que lembre a Doença de Lyme, especialmente quando tiver freqüentado uma área onde há carrapatos.

Categories:

Artigos Populares

;