O que é cobalto?
Cobalto, palavra originária do alemão kobold, que significa duente, demônio das minas, é um elemento químico que é representado pelo síbolo Co, número atômico 27 (27 prótons e 27 elétrons) e massa atômica 59 u, e é encontrado em temperatura ambiente no estado sólido. O cobalto é um elemento químico essencial e que está presente na vitamina B12.
 
Onde o cobalto é mais utilizado?
O cobalto tem sua utilização principal na indústria metalúrgica para produção de aços com características especiais de dureza e resistência.
 
Quais as outras formas de utilização do cobalto?
Na forma de óxidos é utilizado como catalisador na indústria química e de óleos. Na forma de sais, uma das utilizações é na indústria de cerâmica, como pigmento. Outras utilizações do cobalto são: produção de superliga usadas em turbinas de gás de aviões, ligas resistentes a corrosão, aços rápidos, ferramentas de diamante e o O Co-60, radioisótopo usado como fonte de radiação gama em radioterapia, esterilização de alimentos (pasteurização).
 
Quais são as propriedades físicas e químicas do cobalto?
 
 
Número atômico:
27
Peso atômico:
58,9332
Ponto de fusão:
1.495º C
Ponto de ebulição:
2.908º C
Densidade: (20º C)
8,9 g/cm3
Estados de oxidação:
+2, +3
Configuração eletrônica:
2-8-25-2 ou (Ar) 3d74s2
 
Em quais minerais o cobalto está presente?
Na cobaltita, mistura de sulfetos de cobalto, ferro e arsênico; mineral monométrico; sulfoarsenieto de cobalto; minério de cobalto; cobaltina; na eritrita, Co3 (As O4. 8 H2 O), que é conhecida como flores de cobalto, e na esmaltita (CoAs3 ), na qual se encontram associados o níquel, a prata, o chumbo e o cobre. É também achado em minérios de ferro, de onde é retirado como subproduto, em meteoritos e, também, sob forma gasosa no Sol e em muitas estrelas.
Combinado a outros elementos, este metal pode ser encontrado em águas naturais, nos oceanos, em plantas e animais.
 
Quais os riscos da exposição ocupacional e os aspectos toxicológicos que envolvem o cobalto?
Os efeitos tóxicos observados nas exposições a diferentes compostos de cobalto são mais acentuados nos pulmões, na forma de asma brônquica e fibrose. O cobalto em pequena quantidade é um elemento químico essencial para numerosos organismos, incluindo os humanos. A presença de quantidades entre 0,13 e 0,30 ppm no solo melhora sensivelmente a saúde dos animais de pastoreio. O cobalto é um componente central da vitamina B12 (cianocobalamina). O cobalto metálico em pó finamente dividido e é inflamável. Os compostos de cobalto geralmente devem ser manipulados com cuidado devido à ligeira toxidade do metal.O Co-60 é radioativo e a exposição à sua radiação pode provocar câncer.
O Brasil já começou a enfrentar este novo desafio no que diz respeito à saúde ocupacional, ou seja, faz-se necessário aplicar procedimentos preventivos para os efeitos adversos à saúde ocasionados pelo Co e seus compostos.
 
Como o cobalto é absorvido pelo organismo do trabalhador?
Para a população em geral, a dieta representa a principal fonte de exposição ao Co. Do ponto de vista ocupacional, as principais vias de exposição são a respiratória e a dérmica (pele). Estudos experimentais com animais e observações na raça humana têm demonstrado que o cobalto é bem absorvido pelo trato gastrintestinal e pela via respiratória. A velocidade de absorção, provavelmente, é dependente da solubilidade dos compostos de Co em meio biológico.
O cobalto é captado por todos os tecidos. As concentrações mais altas (aproximadamente 20% da carga total) são encontradas no fígado. Em necrópsia de fígado, os valores variaram entre 0,01 a 0,07 mg de Co/kg de peso úmido, a maior parte como vitamina B12. O cobalto é também encontrado em outros órgãos, tais como os rins, tireóide, glândulas adrenais e, em menor extensão, no músculo esquelético, coração, baço, pâncreas, cérebro e pulmão. Não há indicações de que o cobalto se acumule no organismo com o passar dos anos
 
Quais as consequências para o organismo humano?
O mecanismo de toxicidade do cobalto (Co), evidenciado experimentalmente nos processos metabólicos e em órgãos e glândulas, inclui:
  • Substituição do Zn (zinco) pelo Co em enzimas Zn-dependente, provocando deficiência de zinco;
  • Alterações no metabolismo de carboidratos com diminuição da utilização de glicose, na captação do oxigênio e na produção de energia;
  • Inativação de enzimas oxido-redutivas, levando à depressão na oxidação beta de ácidos graxos de cadeia longa, na mitocôndria do miocárdio. Este mecanismo provoca danos a elementos mitocondriais e, conseqüente degeneração de sarcomas, levando a aumento da atividade de enzimas do miocárdio no soro;
  • Aumento da fração alfa-globulina e do ácido neuramínico, que é um constituinte de fração desta proteína;
  • Inibição da tirosina iodinase com diminuição reversível na captação de iodo pela tireóide;
  • Danos às células alfadas ilhotas de Langerhans no pâncreas, provocando hiperglicemia;
  • Nos rins, danos às células do epitélio dos túbulos proximais, com proteinúria e glicosúria.
  • No fígado, prejuízo da função hepática com infiltração gordurosa, alterações enzimáticas nos hepatócitos, resultando no aumento de enzimas hepáticas no soro.
 
Como prevenir os efeitos nocivos do cobalto sobre o organismo do trabalhador?
Com a implantação de programas de monitorização biológica, que tem como objetivo auxiliar na tomada de decisões relativas à prevenção de efeitos nocivos na exposição ocupacional.
Para que se estabeleça um programa de monitorização biológica é necessário:
  • A existência de um indicador biológico;
  • Conhecimento da toxicocinética,que é essencialmente o estudo do como uma substância fica no corpo e o que acontecerá com ela no corpo.
  • Existência de um método analítico adequado,
  • Relação dose-efeito, dose-resposta
  • E estudos conclusivos sobre valores de referência.
A dosagem de cobalto (Co) urinário é o indicador biológico mais recomendado para monitorar a exposição do elemento químico no ambiente de trabalho. A ACGIH (American Conference of Governmental and Industrial Hygyenists, 2002), concluiu que é importante ressaltar que o efeito alérgico não é dose-dependente e concentrações muito baixas no ar ambiente podem causar respostas asmáticas. Portanto, para este tipo de situação, o trabalhador exposto não poderia se beneficiar da medida de um indicador biológico para monitorizar a exposição ao cobalto.

Artigos Populares

;