O que é câncer de boca?
Câncer de boca é um tipo de câncer que acomete geralmente nos lábios (principalmente no lábio inferior), no interior da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. Esse tipo de doença é mais frequente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O excesso de bebidas alcoólicas (etilismo) e o fumo é um dos principais fatores de risco para o câncer bucal.
 
Qual a relação do trabalho com o câncer bucal?
Algumas atividades laborais contêm em seu ambiente de desenvolvimento riscos para o acometimento de câncer de boca nos indivíduos que atuam no respectivo trabalho. Portanto, o trabalho pode oferecer fatores de risco à saúde bucal do trabalhador através dos seus riscos ocupacionais.
 
O que é fator de risco?
Fator de risco é a probabilidade ou perigo em se adquirir algum tipo de dano no organismo, ou seja, se há exposição a determinado risco ou “chances” de ser acometido por algum agravo, fala-se então que existem fatores de risco para ocorrência daquele dano ou agravo. Esses fatores podem ser de natureza biológica, física ou química que podem ou não ter efeito cumulativo no organismo do indivíduo.
 
Quais são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca?
A higiene bucal deficiente, tabagismo, etilismo, alguns agentes infecciosos, radiação não ionizante (luz solar), uso de próteses mal-ajustadas e riscos ocupacionais são fatores de riscos para o desenvolvimento do câncer de boca, sendo o tabagismo o principal (80 a 90% dos casos), pois traz substâncias carcinogênicas (que causam câncer) nos produtos derivados do tabaco. O etilismo é o segundo causador de câncer bucal.
 
Quais são os riscos ocupacionais?
Apesar de não ser o principal fator de risco para o câncer bucal, o trabalho ganha importância nesse cenário já que muitas vezes o trabalhador não identifica o risco, o que facilita a ocorrência do câncer. Os principais riscos ocupacionais de câncer de boca são o risco físico (luz solar) e químico. As principais substâncias químicas carcinogênicas para o câncer bucal são: sílica, arsênio, benzeno, derivados do petróleo, níquel, metais, madeiras, fibras têxteis, couro, asbestos, níquel, álcool isopropílico, ácido sulfúrico.
 
Quais as principais profissões expostas ao risco de desenvolver o câncer de boca?
As principais profissões suscetíveis ao câncer de boca são:
  • Mecânicos industriais e de veículos estão expostos a vapores derivados da combustão de motores a gasolina, diesel ou álcool anidro; solventes; névoas de óleos minerais lubrificantes e ácidos fortes; partículas de materiais isolantes como fibras de amianto e de vidro; poeiras metálicas e abrasivas; aldeídos; fumos de solda e fuligem; entre outros.
  • Atividades econômicas, como mineração, industrialização de artigos de madeira, indústria de papel e papelão, indústria química, também apresentaram risco para câncer da cavidade bucal.
  • Marceneiro e manufatura de artigos de madeira observam-se risco de tumores da boca para os expostos por longo tempo. As substâncias carcinogênicas reconhecidas nesse setor são: poeira de madeira e seus conservantes, formaldeído e solventes presentes em colas, vernizes, lacas, selantes e resinas.
  • Trabalho com o manuseio de sílica (trabalhadores de pedreiras, por exemplo).
  • Sopradores da indústria vidreira (exposição a poeiras de sílica).
  • Indústria de bebidas alcoólicas tem o etilismo como fator de risco ocupacional.
  • Trabalho que expõem os trabalhadores a excessiva luz solar e a variações climáticas, como ventos, geadas e exposição solar continuada (trabalhador rural, por exemplo).
Quais são os sintomas de câncer bucal?
Os principais sintomas de câncer bucal são:
  • Feridas na boca que não cicatrizam no prazo de uma semana.
  • Nódulo ou “caroço” na mucosa da boca perceptível através da língua.
  • Dormência em alguma parte da boca ou perda da sensibilidade.
  • Sensação de corpo estranho na garganta.
  • Mudança na voz.
  • Presença de úlceras superficiais menores que 2 cm de diâmetro, sem dor, com ou sem sangramento.
  • Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas nos lábios ou na mucosa da boca.
  • Dificuldade para mastigar, engolir e falar.
  • Dor e aparecimento de linfadenomegalias cervical (linfonodos na região do pescoço).
  • Emagrecimento acentuado.
Como é feito o diagnóstico dessa doença?
A confirmação diagnóstica acontece por meio de biópsia e pode também ser auxiliada por raios-x para averiguação do comprometimento de ossos como a mandíbula. Para um diagnóstico precoce é importante que se faça sempre o autoexame da boca.
 
Como é feito o autoexame da boca?
O autoexame pode ser feito por qualquer pessoa para ajudar na avaliação da saúde bucal. De frente para o espelho, observe se há alguma mudança no rosto ou no pescoço. Depois siga alguns passos:
  • Com as pontas dos dedos, abaixe o lábio inferior para expor à mucosa e observar qualquer mudança.
  • Puxe para cima o lábio superior e faça a mesma observação. Afaste a bochecha (dos dois lados) para examinar sua parte interna com a ponta do dedo indicador.
  • Com a ponta do dedo indicador, percorra toda a gengiva superior e inferior e depois introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo e procure palpar todo o assoalho da boca.
  • Com a cabeça inclinada para trás, abra a boca o máximo possível, examine atentamente o palato (céu da boca). Palpe-o com o dedo indicador.
  • Em seguida ponha a língua para fora e observe a parte de cima. Eleve a língua até o palato, depois puxe-a para esquerda observando-a desse lado. Feito isso, repita o procedimento do lado direito.
  • Com um pedaço de gaze ou pano, estique a língua e apalpe toda a sua extensão com os dedos indicadores e polegar da outra mão.
  • No pescoço, examine os dois lados e verifique se há diferenças entre eles. Palpe cada lado separadamente e observe se há áreas endurecidas ou nódulos.
  • Por fim, coloque o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.
Em caso de sintomas suspeitos de câncer de boca, que profissional devo procurar?
Em caso de suspeita de nódulos ou qualquer outra sensação ou sintoma anormal na boca, língua, palato (céu da boca), língua, amígdalas, mucosa ou nos lábios os seguintes profissionais devem ser procurados: dentista (para avaliação diagnóstica), cirurgião de cabeça e pescoço ou otorrinolaringologista para diagnóstico e tratamento, o mais precocemente possível.
 
Existe cura para o câncer de boca?
Existe cura para o câncer de boca em casos de diagnóstico precoce e de lesões iniciais. Nessas situações tanto a cirurgia quanto a radioterapia têm bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento, podendo alcançar cura em 80% dos casos.
 
Qual é o tratamento para câncer de boca?
Os tipos de tratamento dependem da origem do câncer e da sua fase de desenvolvimento, decidido por critério médico. O tratamento pode ser por cirurgia (remoção do tumor e tecidos adjacentes), radioterapia (destruição de células cancerígenas e de tumores pequenos através de radiação ionizante) e quimioterapia (uso de medicamentos que visam à eliminação do câncer, podendo ser combinada com a radioterapia em casos de tumores maiores).
 
Como é o prognóstico do câncer de boca?
O prognóstico é sempre melhor à medida que a doença é descoberta, ou seja, quanto mais cedo, melhores as chances de sucesso no tratamento. No entanto, é imprescindível o acompanhamento médico constante para avaliação da saúde e riscos de recidiva da doença ou de desenvolvimento de outro tipo de câncer. Portanto, a chance de cura caminha junto com o diagnóstico e tratamento precoces.
 
Como o câncer de boca pode ser prevenido no trabalho?
Além de se evitar o tabagismo e alcoolismo, adquirir boa higiene bucal, consultar periodicamente o dentista e manter uma dieta saudável e rica em frutas e vegetais são ótimas maneiras de prevenção. Trabalhadores expostos a riscos ocupacionais para o desenvolvimento do câncer de boca devem ser protegidos por medias de segurança no trabalho. Para tanto, as principais atitudes preventivas são:
  • Aconselhamento a hábitos de vida saudáveis.
  • Orientação ao trabalhador sobre os riscos ocupacionais aos quais está exposto para conscientização de sua prevenção.
  • Uso de protetor solar e chapéu para trabalhadores constantemente expostos à luz solar.
  • Uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) em trabalhadores que desenvolvem atividades expostas a riscos químicos, conforme prevê a NR-6 (Norma Regulamentadora do Equipamento de Proteção individual).
  • Implantação de medidas de higiene nos locais de trabalho (diminui a exposição ao agente causador da doença).
  • Promover debates sobre a doença com a participação de entidades ligadas à área da saúde, voltados para o controle da incidência do câncer bucal.
  • Assistência médica aos trabalhadores pela implementação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) conforme traz a NR-4.
  • Incentivo a visita periódica ao dentista para avaliação da saúde bucal a cada seis meses.
  • Rodízio de trabalhadores de fábricas de aguardente na prova e/ou degustação do produto, a fim de reduzir a exposição do trabalhador ao álcool, que nesse caso é fator de risco ocupacional.
  • Orientação para o autoexame da boca a fim de reconhecer possíveis sinais e sintomas do câncer bucal e favorecer um diagnóstico precoce, caso ocorra.
Veja mais sobre esse assunto:
Ocupação e câncer da cavidade oral e orofaringe
 
Rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de boca
 
Câncer de boca
 

Categories:

Artigos Populares

;