O que é o transporte manual de carga?
A atividade de transporte manual de carga compreende todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um único trabalhador, incluindo as etapas de levantamento e deposição da carga. Portanto, as tarefas que requerem o levantamento manual de carga são realizadas por trabalhadores de diversas áreas, como indústria, construção civil, portuária, etc.
 
Quais as consequências negativas da atividade de levantamento de carga para o trabalhador?
O levantamento de carga ainda é necessário para muitas tarefas, sendo a principal causa de dores nas costas (Scotton, 2007). O manuseio de carga com peso excessivo pelo trabalhador, especialmente o levantamento de carga, pode aumentar consideravelmente a incidência de lombalgia (dor lombar), devido principalmente às posturas inadequadas assumidas pelos trabalhadores durante a realização destas atividades, levando a um esforço muscular aumentado e a uma maior compressão entre as articulações da coluna vertebral. A manipulação e o levantamento de cargas são as principais causas de lombalgia, as quais podem surgir devido à sobrecarga mecânica ou como resultado de movimentos repetitivos.
 
Quais as principais posturas e movimentos inadequados relacionados ao levantamento de carga?
A postura corporal mais comumente relacionada com o pegar ou manusear uma carga pesada é a que implica em curvar o tronco sem flexionar os joelhos, sendo esta a principal causa de dor nas costas. O manejo de uma carga pesada com a adoção de uma postura inadequada pelo trabalhador ocasiona a sobrecarga da coluna vertebral e um estresse físico aumentado na região lombar (parte inferior das costas).
As tarefas com levantamentos repetitivos e duração prolongada podem exceder a capacidade do trabalhador, provocando a diminuição de sua resistência física e consequente fadiga, o que leva ao aumento da probabilidade de ocorrer uma lesão músculo-esquelética (músculos e articulações).
 
O que é o disco intervertebral e qual a sua importância durante o levantamento de carga pelo trabalhador?
O disco intervertebral separa as vértebras da coluna, tendo como principal função a de agir como um amortecedor, diminuindo a compressão mecânica na coluna vertebral. Um dos aspectos mais relevantes da biomecânica do disco intervertebral é a variação de pressão que ocorre em sua estrutura nas diversas variações posturais (Natour, 2004).
O levantamento de carga de forma incorreta provoca a deformação do disco intervertebral, podendo causar hérnia de disco e, quando o disco deixa de funcionar corretamente como amortecedor, ocorre uma degeneração da articulação intervertebral (artrose) e a formação de osteófitos (bico de papagaio), ocasionando dor nas costas, principalmente a lombalgia. A compressão do disco entre as vértebras L5 e S1 é considerada como a principal causa de risco de dor lombar.
 
O que é a hérnia de disco?
A hérnia de disco surge quando a parte central do disco intervertebral, formada por uma substância gelatinosa (núcleo pulposo), extravasa, rompendo os seus limites normais (anel fibroso) e comprimindo os nervos que emergem da coluna em direção ao resto do corpo. A hérnia ocorre mais comumente na região lombar e no pescoço, pois são regiões que se movimentam mais e suportam mais peso.
Sua principal causa é a degeneração da parte externa do disco (anel fibroso) que ocorre após muitos anos de sobrecarga da coluna, principalmente com os movimentos de flexão do tronco para frente e levantamento de carga. Outros fatores também contribuem para o surgimento da hérnia de disco, como: sedentarismo, fatores genéticos, obesidade e envelhecimento.
Os sintomas dependem do local acometido (cervical ou lombar), no entanto, os mais comuns são: dor nas costas que pode se espalhar para os braços ou pernas, formigamento, diminuição da sensibilidade e da força muscular dos membros (braços ou pernas). Pode ocorrer ainda rigidez da nuca ou travamento da parte inferior das costas (lombar) em flexão, e dificuldade para caminhar.
 
Qual o tratamento da hérnia de disco?
O tratamento da hérnia de disco é de grande importância, pois as consequências desta doença são as causas mais frequentes de dispensa do trabalho por incapacidade (Atlas et al, 2000). O tratamento conservador é realizado através do repouso (inicialmente), uso de medicamentos (analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares) recomendados pelo médico e a fisioterapia.
O tratamento fisioterapêutico consiste basicamente de técnicas para diminuir a dor e exercícios específicos de alongamento e fortalecimento muscular. Casos mais graves e que não respondem ao tratamento conservador necessitam de cirurgia. Métodos alternativos, como a acupuntura, também podem ser utilizados como coadjuvantes no tratamento das hérnias de disco.
 
O que a lombalgia entre os empregados pode acarretar para a indústria?
Quando os empregados de uma indústria começam a sentir dores que são provocadas ou agravadas por sua atividade ocupacional e por seu desconhecimento de princípios de boa postura corporal, ocorre redução de sua produtividade e, portanto diminuição do desempenho competitivo da indústria no mercado.
 
Quais os fatores de risco associados a uma maior incidência de lombalgia entre os trabalhadores?
Entre os fatores de risco ocupacionais associados ao surgimento de dor lombar (lombalgia) estão:
  • Esforço físico excessivo;
  • Posturas desconfortáveis durante o trabalho;
  • Movimentos frequentes de inclinação e rotação do tronco;
  • Movimentos de levantar, empurrar e puxar cargas pesadas;
  • Movimentos repetitivos;
  • Vibrações;
  • Fatores psicossociais.
Como prevenir a ocorrência de lombalgia durante o levantamento de carga?
Pode-se prevenir a lombalgia durante o levantamento de peso através de modificações simples da atividade ocupacional (Fig. 01), entre elas destaca-se:
  • O trabalhador deve aproximar a carga do corpo antes de levantá-la;
  • A carga deve ser manuseada simetricamente, evitando a rotação e flexão do tronco, pois estes movimentos podem causar lesões nas costas;
  • Os esforços estáticos, ou seja, contrações musculares mantidas por um tempo prolongado, devem ser evitados, pois podem provocar fadiga muscular;
  • A mecanização deste tipo de trabalho é recomendada quando o peso da carga a ser levantada é superior a 30 kg, evitando assim a fadiga muscular e os acidentes de trabalho;
  • O uso do colete lombar ou abdominal impede mecanicamente esforços feitos de maneira incorreta;
  • Repouso, pausas durante o trabalho e rotatividade de tarefas são indicados quando ocorre utilização exagerada de segmentos corporais;
  • A ginástica laboral é indicada para atividades pesadas, como forma de colocar o corpo em condições adequadas para o trabalho;
  • Programas educacionais têm o objetivo de orientar os trabalhadores para a realização de suas tarefas de forma correta, incentivando a boa postura e evitando o surgimento de lesões ocupacionais (Medrado, 2007).
       
             
Fig. 01 – Levantamento de Pesos (Dul; Weerdmeester, 2001).
 
Quais são as determinações da Norma Regulamentadora n° 17 (NR-17) sobre o levantamento de carga?
De acordo com a NR-17 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), não deve ser exigido nem admitido o levantamento de cargas por um trabalhador, cujo peso possa comprometer sua saúde ou sua segurança, podendo ocasionar, entre outras lesões, a lombalgia. Portanto, quanto mais leve for a carga, menor o comprometimento da saúde do trabalhador.
Segundo esta mesma norma, todo trabalhador designado para o levantamento regular de cargas, que não sejam leves, deve receber treinamento ou orientações quanto aos métodos de trabalho que devem ser utilizados para proteger sua saúde e prevenir acidentes do trabalho. Quando for necessário que mulheres e indivíduos jovens realizem o transporte manual de cargas, o peso destas cargas deverá ser inferior àquele admitido para os homens.  
O trabalho de levantamento de materiais feito com equipamento mecânico de ação manual deverá ser executado de modo que o esforço realizado pelo trabalhador seja compatível com sua capacidade de força, não acarretando nenhum comprometimento físico.
 
O que é e para que serve a equação NIOSH para o levantamento de cargas?
O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH), dos Estados Unidos, desenvolveu uma equação para a realização do cálculo do limite máximo de peso recomendável no manuseio de carga pelos trabalhadores, tornando possível a realização de adequações no posto de trabalho e prevenindo o surgimento de lesões, principalmente da lombalgia.
Portanto, seu objetivo principal é funcionar como uma ferramenta para identificar os riscos de lombalgia associados à sobrecarga física a que os trabalhadores estão submetidos e recomendar um limite de peso adequado. Este limite é determinado de acordo com a tarefa que deve ser realizada e com as características físicas do indivíduo que irá executá-la, para que não se ofereça risco elevado de dano físico ao indivíduo. A equação NIOSH considera, ainda, outros fatores, como:
  • Manipulação assimétrica de cargas;
  • Duração da tarefa;
  • Frequência dos levantamentos;
  • Qualidade da pega (preensão) da carga.
É importante ressaltar que a aplicação correta desta equação dentro de uma indústria deve ser realizada por um profissional ergonomista capacitado, para que se possa fazer um diagnóstico seguro e determinar as intervenções ergonômicas necessárias para a solução das dificuldades encontradas. Apesar de suas limitações, a equação NIOSH para o levantamento de cargas é considerada uma ferramenta útil e sensível para a prevenção das alterações na saúde provocadas pela manipulação de carga.
 
Veja mais sobre este assunto:
Dossiê Técnico – Ergonomia.
 
Gestão do Conhecimento e Ergonomia: Fatores Biomecânicos na Atividade de Soldagem de Peças.
 
Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora N° 17.

Artigos Populares

;