O que é depressão?
A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento, é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em consequência, o pensamento. Altera a maneira como a pessoa vê o mundo e a realidade, afeta a forma de pensar, se alimentar, dormir e trabalhar, assim como, o sentimento em relação a si próprio e o pensamento sobre as coisas.
Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidos, porém, mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de baixo astral às vezes e tais sentimentos são normais.
 
Como saber se está deprimido(a)?
O indivíduo deprimido sente-se triste e desesperançado, desanimado, abatido, com “baixo-astral", porém, não é apenas uma sensação é um sentimento real para ele. É mais do que se sentir triste ou ficar de luto após uma perda. Muitas pessoas com depressão, contudo, negam a existência de tais sentimentos, que podem aparecer de outras maneiras, como por um sentimento de raiva persistente, ataques de ira ou tentativas constantes de culpar os outros, ou mesmo, surgem inúmeras dores pelo corpo, sem outras causas médicas que as justifiquem.
Pessoas com depressão apresentam diversos sintomas, quase que diariamente, a maior parte do dia, por um período mínimo de duas semanas. Os sintomas psicológicos da depressão variam de uma sensação de tristeza ou ansiedade até delírios agudos, enquanto os efeitos físicos podem incluir insônia e perda de peso, conforme a seguir:
 
Sintomas psicológicos
Sintomas físicos
Perda de energia ou interesse por atividades que costumava apreciar
Aumento ou redução do apetite com alterações do peso
Melancolia/ansiedade
Lentidão das atividades físicas e mentais e/ou inquietação, com incapacidade de se manter quieto
Sensação de vazio
Insônia ou excesso de sono
Humor deprimido
Cansaço persistente
Embotamento emocional (perda de seus sentimentos)
Constipação
Dificuldade de concentração
Perda de interesse no sexo
Sentimentos de autodesvalorização ou culpa
Irregularidade na menstruação
Idéias freqüentes de morte e/ou suicídio
 
 
Como identificar essa patologia?
Segundo o DSM IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders) a depressão pode apresentar esses sintomas: estado deprimido (sentir-se deprimido a maior parte do tempo); anedônia (perda da capacidade de sentir prazer); interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina; sensação de inutilidade ou culpa excessiva; dificuldade de concentração; fadiga ou perda de energia; distúrbios do sono; insônia (ausência de sono) ou hipersônia (sono excessivo) praticamente diárias; problemas psicomotores (agitação ou retardo psicomotor); perda ou ganho significativo de peso (na ausência de regime alimentar); idéias recorrentes de morte ou suicídio.
De acordo com o número de itens respondidos afirmativamente, o estado depressivo pode ser classificado em três grupos;
  1. Depressão menor: 2 a 4 sintomas por duas ou mais semanas, incluindo estado deprimido ou anedônia;
  2. Distimia: 3 ou 4 sintomas, incluindo estado deprimido, durante dois anos, no mínimo;
  3. Depressão maior: 5 ou mais sintomas por duas semanas ou mais, incluindo estado deprimido ou anedônia.
Como saber a diferença entre depressão e uma simples tristeza?
Tristeza é um fenômeno normal que faz parte da vida psicológica de todos nós. Depressão é um estado patológico. Existem diferenças bem demarcadas entre uma e outra. A tristeza tem duração limitada, enquanto a depressão costuma afetar a pessoa por mais de 15 dias. Podemos estar tristes porque alguma coisa negativa aconteceu em nossas vidas, mas isso não nos impede de reagir com alegria se algum estímulo agradável surgir. Além disso, a depressão provoca sintomas como desânimo e falta de interesse por qualquer atividade. É um transtorno que pode vir acompanhado ou não do sentimento de tristeza e prejudica o funcionamento psicológico, social e de trabalho.
 
Quais são os tipos de depressão?
A depressão pode se manifestar como Depressão Típica ou Depressão Atípica. A Depressão Atípica é uma maneira disfarçada da depressão se apresentar. Acontece, normalmente, naquelas pessoas que não se permitem sentimentos sem motivo e, apesar de já terem ido a muitos consultórios médicos com as mais variadas queixas e de terem feito inúmeros exames, continuam achando que a medicina ainda não conseguiu descobrir a causa de seus problemas.
A Depressão Típica, por sua vez, se manifesta com todos os sintomas emocionais típicos. O que mais se constata na depressão típica é um cansaço ou inibição das atividades físicas e psíquicas, tal como se houvesse uma perda de energia geral. Para as pessoas deprimidas todas as atividades parecem mais cansativas, difíceis e tediosas. Há um comprometimento do ânimo geral para tudo, inclusive para as atividades que deveriam dar prazer.   
 
Quais são as causas da depressão?
Não são conhecidas ainda todas as causas da depressão e talvez ainda demore muito tempo para essa tarefa ser concluída. Entretanto, pesquisas nessa área sugerem fortemente influências bioquímicas importantes para a regulação de nosso estado afetivo. Pesquisas recentes sugerem também a importância de fatores genéticos na depressão.  Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo, tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis.
 
Quais são s 10 acontecimentos considerados mais estressantes na vida?
São eles: morte de um cônjuge; divórcio; separação conjugal; aprisionamento; morte de um amigo íntimo; lesões ou doenças; casamento; perda de emprego; aposentadoria; sobrecarga de trabalho.
 
Que fatores que causam predisposição à depressão?
Os fatores são:origem genética; personalidade; meio familiar; sexo; padrões de pensamento; controle limitado sobre seu destino; distúrbios físicos; falta de luz solar; entre outros.
 
A depressão pode influenciar negativamente no trabalho?
O pensamento automático disfuncional (pessimista) faz com que a pessoa veja sempre o lado negativo do mundo. Estes são os três elementos do pensamento depressivo.
  • Pensamentos negativos: “Eu sou um fracasso no trabalho”.
  • Expectativas altas e irracionais: “Eu não posso ser feliz a não ser que todos gostem de mim e pensem que sou eficiente no meu trabalho”.
  • Erros de julgamento: tirar conclusões negativas, focalizar os detalhes negativos de uma situação e ignorar os aspectos positivos, chegar a conclusões gerais baseando-se em um único episódio, chegar à conclusão de que você é culpado por coisas que não têm nada a ver com você.
Como um profissional que está em depressão pode ser considerado bom no que faz, se a doença afeta seu desempenho?
A depressão não apenas afeta o desempenho como a qualidade do sono, o nível de energia, a motivação, sendo assim um profissional com depressão não terá um bom desempenho laboral, pois não sente prazer no que faz e não há o nível de atenção desejada para uma boa execução da tarefa.
 
A depressão tem tratamento?
Existem muitas formas de tratar a depressão. Isso quer dizer que nenhum indivíduo com depressão precisa sofrer sem necessidade. Atendimento especializado, medicação antidepressiva, aconselhamento e apoio da família e amigos são meios eficazes no tratamento da depressão.
Porém, muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. As pessoas que agem dessa forma fazem mais mal do que bem. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar, ou então procurar um profissional, quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.
A medicação antidepressiva é o meio mais rápido e para restaurar a saúde mental, a psicoterapia é uma das formas mais eficazes e mais usadas na depressão, pois podem ajudá-lo a elucidar questões que desencadeiam o problema e a encontrar meios de prevenir novos episódios.
 
Quando procurar um pronto-atendimento?
Você terá necessidade de um atendimento de urgência (Pronto-Socorro) diante do agravamento dos seus sintomas ou se você tiver pensamentos de autoagressão ou suicídio.
 
Existe alguma forma de precaver essa depressão?
Além das indicações terapêuticas, existem também alguns procedimentos que poderão ajudá-lo a controlar sua depressão, são eles:
  • Discutir seus sentimentos com a família ou amigos;
  • Procurar auxílio de um profissional;
  • Evitar medicamentos não prescritos;
  • Evitar bebidas alcoólicas e tabaco;
  • Checar com seu médico clínico se os remédios prescritos podem ter um efeito      causador de depressão;
  • Praticar exercícios regularmente;
  • Dividir as grandes tarefas em menores, estabelecendo prioridades;
  • Procurar ficar com outras pessoas, é melhor do que se isolar;
  • Tentar não tomar grandes decisões, até sentir-se melhor;
  • Não aceitar pensamentos negativos como seus. Eles fazem parte da doença e desaparecerão com a continuidade do tratamento;
  • Tomar regularmente os medicamentos prescritos, nunca interromper o tratamento terapêutico com seu psicólogo sem receber alta.
Em que o tratamento adequado pode ajudar?
Se a depressão pode ser considerada, hoje em dia, realmente uma doença que acomete o ser humano então, como qualquer outra doença, deve ser tratada pela medicina. E a medicina dispõe, felizmente, de recursos muitíssimo satisfatórios para este tratamento, diminuindo a dor e o sofrimento da depressão. Quando bem feito elimina os sintomas da depressão e permite que o trabalhador volte à vida normal. Quanto mais cedo procurar tratamento, mais depressa surgirão os efeitos.
 
Qual a Norma Regulamentadora que se enquadra o risco de depressão?
A NR 7 - Programa de controle médico de saúde ocupacional - onde um dos deveres do empregador é garantir a elaboração e efetiva implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), bem como zelar pela sua eficácia, sendo assim:
No item 7.4.1. O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:
a)     admissional; (107.008-8 / I3)
b)     periódico; (107.009-6 / I3)
c)      de retorno ao trabalho; (107.010-0 / I3)
d)     de mudança de função; (107.011-8 / I3)
e)     demissional. (107.012-6 / I3)
No item 7.4.2. Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem:
a)     Avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental; (107.013-4 / I1).
 
Fonte de consulta:
ALZUGARAY D. Isto é Guia de Saúde Familiar – Depressão, São Paulo: Editora Três LTDA, 2005.
 

Artigos Populares

;