Quais os problemas mais comuns de iluminação?
Uma iluminação ruim pode causar vários problemas, tais como:

    Luz insuficiente – escassez (muito pouca) luz para a necessidade;
    ofuscamento – excesso de luz para a necessidade;
    contraste inadequado;
    luz mal distribuída; e
    tremulação.

Este documento resume formas gerais para detectar e solucionar alguns dos problemas mais comuns de iluminação. Informações sobre como realizar um levantamento mais detalhado (ou formal) de iluminação podem ser encontradas no final deste documento.
Quais são outros documentos de Respostas sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) referentes a iluminação? 
Ver também:

    Desconforto Visual no Escritório
    Ergonomia da Iluminação - Geral
    Ergonomia da Iluminação - Checklist
    Ergonomia da Iluminação – Tremulação da Luz

O que você deve saber sobre luz insuficiente?
Uma iluminação ruim pode representar um risco para a saúde - um engano no que se refere à posição, forma ou velocidade de um objeto poder resultar em acidentes e lesões.
Uma iluminação ruim pode afetar a qualidade do trabalho, especificamente em situações nas quais a precisão seja um requisito, bem como a produtividade geral.
Uma iluminação ruim pode representar um risco para a saúde – excesso ou falta de luz cansa a vista e pode causar desconforto visual (ardência, etc.) e dores de cabeça.
Qual o fluxo luminoso necessário para diferentes situações ou atividades?
O fluxo luminoso de que necessitamos varia e depende:

    do tipo de tarefa que está sendo realizado (tais como aquelas que requerem velocidade e precisão);
    do tipo de superfície (se reflete ou absorve a luz);
    da área geral de trabalho; e
    da visão do indivíduo.

O fluxo luminoso que incide sobre uma superfície é medido em unidades denominadas lux. Dependendo dos fatores observados acima, a iluminação geral adequada é de 500 a 1000 lux, quando medida 76 cm (30 polegadas) acima do chão.*
Exemplos de tarefas industriais e de escritório e os níveis de luz recomendados são apresentados na tabela abaixo:
Tabela
de Níveis de Iluminamento Recomendados*
Tipo de Atividade
   
Faixas de Iluminação (Lux)**
Espaços públicos com arredores escuros                                                30

Orientação simples para visitas temporárias de curta duração                  50

Espaços de trabalho onde tarefas visuais são realizadas apenas eventualmente 100

Desempenho de tarefas visuais de contraste alto ou larga escala  300
   

Desempenho de tarefas visuais de contraste médio ou de tamanho pequeno  500

Desempenho de tarefas visuais de contraste baixo ou de tamanho muito pequeno   1000
   

Desempenho de tarefas visuais próximas ao limite da capacidade do indivíduo para reconhecer uma imagem
    3000-10000

Adaptado de: IESNA Lighting Handbook. 9th ed. Illuminating Engineering Society of North America, 2000 (Manual de Iluminação, 9ª ed. Sociedade de Engenharia de Iluminação da América do Norte) p. 10-13.
**Lux = Lumens (fluxo luminoso) por metro quadrado.
No Brasil, a Norma Regulamentadora no. 17 (Ergonomia), em seu item 17.5.3.3. estabelece que “os níveis de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidas na NBR 5413, n orma brasileira registrada no INMETRO.”
Para obter níveis apropriados de luz, muitos aparelhos de iluminação são projetados para refletir a luz emanada de paredes, tetos e objetos. Sugestões sobre o percentual de luz refletida a partir de superfícies em um ambiente típico de escritório incluem:

    persianas (40-50%);
    paredes (máximo de 50%);
    máquinas comerciais (máximo de 50%);
    teto (70-80%),
    piso (20-40%); e
    mobiliário (25-45%).

O valor percentual se refere ao fluxo luminoso que uma superfície reflete em relação ao fluxo que incide sobre a superfície.
Além disso, aparelhos de iluminação muito distantes uns dos outros e mal posicionados podem criar sombras. Objetos colocados entre o aparelho de iluminação e o trabalho que está sendo realizado podem bloquear a luz e produzir sombras. Da mesma forma, trabalhadores sentados de costas para janelas, com aparelhos de iluminação diretamente sobre a cabeça ou às costas, produzem sombras em suas próprias superfícies de trabalho.
Como testar e corrigir problemas de luz insuficiente?
Para detectar insuficiência de luz, experimente o seguinte:

    Limpe os aparelhos de iluminação com um pano úmido para verificar o nível de limpeza. Uma camada de poeira homogeneamente distribuída é difícil de ser detectada apenas visualmente.  
    Meça a iluminação média em todo o local de trabalho. Compare essa medida aos níveis recomendados. 
    Procure ver se há sombras, especialmente sobre as áreas de trabalho e escadas.
    Pergunte aos trabalhadores se sentem a vista cansada ou se precisam semicerrar os olhos para enxergar.

Os trabalhadores devem estar sentados em suas posições normais de trabalho durante a mensuração, para que se obtenham resultados precisos.
Para corrigir insuficiência de luz:

    Substitua lâmpadas a intervalos regulares de tempo. Lâmpadas velhas emitem menos luz do que as novas. Portanto, substitua-as antes de queimarem. Siga as instruções do fabricante.
    Limpe os aparelhos de iluminação regularmente. A sujeira nos aparelhos de iluminação reduz o fluxo luminoso emitido. Aparelhos de luz abertos na parte superior permitem que correntes de ar aspirem a poeira através do aparelho, evitando o acúmulo de poeira e sujeira. 
    Instale um número maior de aparelhos de iluminação em locais apropriados.
    Pinte paredes e tetos em cores claras, para que a luz possa ser refletida. 
    Use mais luz refletida e iluminação local para eliminar sombras. Por exemplo, uma luz coberta montada sob uma proteção transparente em um esmeril, fornece a luz necessária para que a tarefa seja claramente visualizada.
    Não coloque a estação de trabalho com o aparelho de iluminação diretamente às costas do trabalhador.

O que você deve saber sobre ofuscamento?
O ofuscamento é um problema comum de iluminação. Ofuscamento é o que ocorre quando uma fonte de luz intensa ou um reflexo interfere na forma como você está “enxergando” um objeto. Na maioria dos casos, seus olhos se adaptarão ao nível de luz de maior intensidade. Quando essa adaptação acontece, torna-se difícil enxergar detalhes nas áreas mais sombrias ou escuras do espaço de trabalho (embora elas estejam suficientemente iluminadas!). O ofuscamento pode causar incômodo e desconforto e efetivamente reduzir a capacidade de uma pessoa de enxergar.
O ofuscamento refletido é causado por:

    Luz refletida a partir de superfícies polidas, brilhantes ou lustrosas;
    Vidro em molduras ou janelas à noite; e
    Telas de VDT.

O ofuscamento direto é causado por:

    Luz muito intensa emitida por aparelhos de iluminação mal posicionados; ou
    Luz solar.

Como detectar o ofuscamento?
Há várias formas de identificar fontes de ofuscamento.

    Quando em sua posição normal de trabalho, visualize um objeto distante no seu nível de visão. Bloqueie o “caminho” da luz com um livro ou papelão. Se, assim, você enxergar os objetos com mais facilidade, os aparelhos de iluminação provavelmente estão produzindo ofuscamento.

    Para detectar ofuscamento refletido, olhe para a tarefa em sua posição normal de trabalho. Bloqueie a luz que incide sobre a tarefa a partir da frente ou de cima. Se, assim, conseguir enxergar os detalhes com maior facilidade, você está tendo problemas de reflexos.

    Coloque um pequeno espelho virado para cima na superfície de trabalho. Se o espelho refletir a luz a partir de cima, o aparelho de iluminação é responsável pelo ofuscamento. 
    Procure objetos brilhantes que reflitam a luz. Vidros em molduras, tampos de mesa brilhantes e telas de VDT são exemplos comuns.
    Pergunte aos trabalhadores se estão sentindo a vista cansada ou dolorida, dor de cabeça e se precisam semicerrar os olhos para enxergar.

Como corrigir problemas de ofuscamento?
Para corrigir o ofuscamento, experimente:

    Usar vários aparelhos de iluminação com luz de baixa intensidade em vez de um aparelho grande com luz de alta intensidade. 
    Usar aparelhos de iluminação que propaguem ou concentrem bem a luz. Aparelhos de iluminação indireta ou aparelhos de iluminação direta com venezianas parabólicas são duas possibilidades.
    Cobrir lâmpadas com venezianas, lentes ou outros dispositivos para controlar a luz.
    Aumentar a luminosidade da área em torno da fonte de ofuscamento.
    Usar iluminação local ajustável com controles de luminosidade.
    Posicionar os aparelhos de iluminação de forma a reduzir a luz refletida direcionada para os olhos.

    Usar papel com pouco brilho ou aplicar tinta fosca ou semibrilho e acabamentos foscos em superfícies “problemáticas”. Remover objetos muito polidos ou brilhantes.
    Manter os níveis gerais de iluminação nos níveis recomendados.
    Posicionar a estação de trabalho de forma que janelas e lâmpadas fluorescentes fiquem paralelas à linha de visão do trabalhador.
    Não posicione a estação de trabalho de forma que os aparelhos de iluminação fiquem à frente das mesmas ou diretamente sobre a cabeça.

Como detectar “contraste inadequado”?
Há dois tipos de problemas de contraste – o primeiro ocorre quando há níveis muito diferentes de luz de uma área para outra; e o segundo, é o contraste entre as cores dos objetos.
A área de trabalho imediata deve estar mais iluminada do que as áreas adjacentes.   Se a área adjacente estiver mais iluminada do que a área de trabalho, sua atenção será desviada da área de trabalho.
O contraste entre as cores dos objetos, como, por exemplo, entre a impressão em si e o papel ou texto e fundo de telas de computadores, também pode causar problemas. Contraste de menos entre a impressão e o papel – ou os caracteres em uma tela de VDT e o fundo – dificulta a leitura. Em um ambiente industrial, um exemplo seria a dificuldade para distinguir peças de máquinas em movimento e paradas, caso sejam da mesma cor.
Como verificar e corrigir contraste inadequado?

    Procure localizar áreas com grandes diferenças de níveis de luz.
    Procure localizar objetos que sejam difíceis de distinguir em relação ao seu fundo.
    Procure localizar materiais de leitura e VDTs quando for difícil distinguir a impressão em relação ao seu fundo.

Para corrigir contraste ruim:

    Aumente o contraste entre os objetos e seu fundo. Use canetas em vez de lápis e papel branco em vez de cinza. Ajuste a exposição da fotocopiadora, a luminosidade do VDT e os controles de contraste.
    Reduza o ofuscamento refletido. Use acabamentos foscos em superfícies e retire objetos brilhantes do campo de visão.
    Use cores contrastantes para objetos e seus fundos. Pinte peças de máquinas paradas e em movimento em cores contrastantes, para melhorar a visibilidade e reduzir o risco de acidentes.

O que você deve saber sobre luz mal distribuída?
Quando a luz está mal distribuída, partes do teto e das adjacências em geral parecerão escuras e sombrias. Diferenças substanciais em níveis de luz obrigam seus olhos a se reajustar, ao se moverem de um nível de luz para outro. Para os trabalhadores, poderá ser difícil, ou impossível, enxergar apropriadamente.
Você pode detectar luz mal distribuída:

    Procurando localizar áreas escuras e iluminação desigual.
    Usando um medidor de luz para verificar a iluminação em vários pontos do local de trabalho. Com uma iluminação geral uniforme, a leitura mínima não deverá ser inferior a dois terços do valor médio.

Corrija luz mal distribuída:

    Complementando ou substituindo aparelhos de iluminação por outros que distribuam alguma luz para cima.
    Pintando tetos e paredes em cores claras que reflitam a luz.
    Limpando tetos, paredes e aparelhos de iluminação.

Como realizar um levantamento mais detalhado de iluminação?
Um levantamento completo de iluminação poderá ser necessário para identificar e solucionar problemas mais simples ou mais complicados. Um levantamento completo de iluminação requer equipamentos complexos e experiência prática.
Siga as instruções do fabricante para o manuseio, o cuidado e a manutenção apropriados de instrumentos. Há muitas técnicas e instrumentos diferentes disponíveis. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. 
Um checklist está disponível nas Respostas sobre SST sob o título “Ergonomia da Iluminação”.
Um levantamento básico completo de iluminação inclui o seguinte:
Iluminância
Iluminância é o fluxo luminoso que incide sobre uma superfície. A unidade de medida é o lux (ou lumens por metro quadrado = 10,76 pés-velas, fc). Um medidor de luz é usado para medi-la. As leituras são feitas a partir de vários ângulos e posições.
Luminância
Luminância é o fluxo luminoso refletido a partir de uma superfície. A unidade de medida é a candela por metro quadrado (igual a 0,29 pé-lambert). Um medidor de iluminância é usado para medi-la. Várias medidas são feitas e tira-se uma média. As tabelas de luminância são consultadas para valores de referência.
Contraste
Contraste é a relação entre a luminosidade de um objeto e seu fundo. Um medidor de luminância é usado para medi-lo. A fórmula abaixo é empregada para calcular contraste e fornece um número entre 0 e 1. O contraste médio deve estar acima de 0,5:
Contraste=
   
Luminância do objeto – Luminância do fundo
Luminância do fundo
Reflectância
Reflectância é a proporção entre a luz que incide sobre uma superfície e a luz refletida por essa superfície, expressa como um percentual. Um medidor de luz é usado para medi-la. A reflectância também pode ser medida usando-se um reflectômetro ou comparando-se a superfície de interesse com fragmentos coloridos de reflectância conhecida.
Para determinar a reflectância, a sonda do medidor de luz é colocada sobre a superfície de teste para medir a luz que incide sobre a superfície. 

A fórmula abaixo é empregada para calcular reflectância:
Reflectância (%)=
   
Luminância
_________
Iluminância      x 100

Categories:

Artigos Populares

;