Como pode ser definida a poluição do ar no local de trabalho?
A poluição do ar no local de trabalho pode ser definida como qualquer alteração na composição natural do ar que desequilibre o ambiente, difícil de ser detectada, mas responsável pelas alergias e doenças, além da baixa qualidade de vida, podendo se transformar em um problema real de saúde ao trabalhador.
 
Como ocorre geralmente a poluição do ar no local de trabalho na indústria?
A poluição do ar no local de trabalho pode ocorrer através do processo produtivo, de onde resultam perdas por fragmentação de substancias sólidas, gerando resíduos particulados(diminutas partículas sólidas carregadas pelo ar), e passam a disputar o ar respirável do trabalhador; ou através de combustão, com o escape de produtos gasosos para o local de trabalho, ocorrendo a sua absorção pelo organismo do trabalhador.
 
Como são classificados os poluentes físicos do ar?
Os poluentes físicos do ar podem ser classificados em Particulados (diminutas partículas sólidas carregadas pelo ar como: poeira, fuligem, cinza, etc.), que podem ser facilmente retirados por filtros comuns, enquanto os Bio-aerosóis e micróbios (seres vivos e resíduos de seres vivos) e os Gases (gases orgânicos voláteis – VOCs - liberados por carpetes, produtos de limpeza, inseticidas, spray de cabelo, etc.), são mais difíceis de ser controlados.
 
Obs.: 1 Micra (µ) = 1/1000 mm
Produtos como detergentes, cera, tintas, conservantes de madeira, cosméticos, além dos carpetes, etc., geram um tipo de poluição do ar imperceptível ao trabalhador, mas, dependendo do tempo de exposição, podem causar consequências graves a sua saúde.
Quais são os fatores poluidores do ar?
Os fatores poluidores são: fatores naturais e fatores artificiais.
  • Fatores naturais são os que têm causas nas forças da natureza, como tempestades de areia, queimadas provocadas por raios.
  • Fatores artificiais são os fatores causados pela atividade do homem, como a emissão de combustíveis de automóveis, materiais radioativos, queimadas, etc. 
Quais são os tipos básicos de fontes emissoras de poluentes do ar?
 As fontes de emissão de poluentes podem ser as mais variadas possíveis. São considerados os dois tipos básicos de fontes de poluição: as específicas e as múltiplas.
As fontes específicas são fixas em determinado território, ocupam no ambiente uma área relativamente limitada e permitem uma avaliação individual. As indústrias são exemplos de fontes específicas de poluição.
As fontes múltiplas podem ser fixas ou móveis e geralmente se dispersam pela comunidade, oferecendo grande dificuldade de serem avaliadas separadamente (ex. veículos automotores.)
 
Como atuam as fontes industriais de poluição atmosférica?
A quantidade e qualidade dos poluentes emitidos pelas fontes industriais dependem de vários fatores relacionados ao processo de fabricação, os quais influem diretamente no tipo e concentração do poluente expelido, como:
  • Matérias-primas;
  • Combustíveis envolvidos no processo;
  • Eficiência do processo;
  • Produto fabricado;
  • O grau de medidas de controle de emissões.
Qual a origem dos poluentes biológicos?
Poluentes biológicos encontrados no ambiente de trabalho têm origem externa como o pólen, de humanos como o caso de vírus e bactérias, de animais de estimação que abrigam resíduos de insetos e de superfícies úmidas como o caso de mofos e fungos.
Como é a poluição do ar pelo monóxido de carbono (CO)?
O mais perigoso dos gases, o monóxido de carbono (CO),se forma na queima incompleta de comburentes como carvão, madeira, gás ou gasolina por falta de oxigênio; não tem cor nem cheiro e é difícil de detectar. Quando respirado, combina-se com a hemoglobina (pigmento que dá a cor aos glóbulos vermelhos do sangue – os eritrócitos - e tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos), reduzindo o oxigênio no cérebro, podendo levar a óbito.
  • Intoxicação aguda- a absorção do monóxido de carbono e os sintomas resultantes dependem da concentração do mesmo no ar expirado, do tempo de exposição no ambiente contaminado e da atividade do indivíduo exposto, ou melhor, do ritmo respiratório.
  • Intoxicação crônica- Os sintomas resultantes da intoxicação crônica são:
a) anemia, ocasionada por uma ação lenta e progressiva do monóxido de carbono sobre os glóbulos vermelhos;
b) dores de cabeça intensas que se atenuam durante a permanência ao ar livre;
c) mudança de caráter.
Os transtornos psíquicos são caracterizados por irritabilidade e emotividade exagerada por melancolia e manifestações histéricas.
 
Quais são os mecanismos (as vias) de penetração no organismo humano?
Os mecanismos de penetração no organismo humano são:
1.      Absorção (via pele);
2.      Inalação (via respiratória);
3.      Ingestão (via oral).
  • Absorção via pele: O poluente ocupacional ao entrar em contato com a pele, órgão de maior superfície do corpo humano, pode ser absorvido causando diversas formas de alergias, ulcerações, dermatoses e outras doenças ocupacionais que atingem este tecido.
  • Inalação (via respiratória):A via respiratória é a via mais importante pela qual os agentes químicos entram no organismo. A grande maioria das intoxicações ocupacionais é ocasionada por se respirarem substâncias contidas no ar, as quais podem ficar retidas nos pulmões ou outras partes do sistema respiratório, afetando-o, ou passando através dos pulmões a outras partes do organismo, levadas pelas células fagocitárias (células do sistema deimunidade do corpo que nasce com a pessoa, sem precisar de substâncias ou estruturas exteriores).
  • Ingestão (via oral): A ingestão pode ocorrer através dos agentes tóxicos depositados nas mãos, alimentos e cigarros. Substâncias altamente tóxicas como o chumbo, o arsênico e o mercúrio podem causar preocupações neste sentido.
Como é definido o “padrão de qualidade do ar” no Brasil?
O padrão de qualidade do ar define legalmente as concentrações máximas de um componente gasoso presente na atmosfera de modo a garantir a proteção da saúde e do bem estar das pessoas. Os padrões de qualidade do ar são baseados em estudos científicos dos efeitos produzidos por poluentes específicos e são estabelecidos em níveis que possam propiciar uma margem de segurança adequada.
 
Através de Portaria Normativa, o IBAMA estabelece os padrões nacionais de qualidade do ar no Brasil em dois tipos: primários e secundários.
 
Os padrões primários de qualidade do ar são as concentrações de poluentes que, se ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população. Podem ser entendidos como níveis máximos toleráveis de concentração de poluentes atmosféricos, constituindo-se em meta de curto e médio prazo.
 
São padrões secundários de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem estar da população, assim como o mínimo dano à fauna, flora, materiais e ao meio ambiente em geral. Podem ser entendidos como níveis desejados de concentração de poluentes, constituindo-se em meta de longo prazo.
São poluentes padronizados no Brasil:
  • Partículas totais em suspensão;
  • Fumaça;
  • Dióxido de enxofre (SO2);
  • Partículas inaláveis;
  • Monóxido de carbono (CO);
  • Ozônio (O3);
  • Dióxido de nitrogênio (NO2).
Quais são os métodos de controle da poluição do ar?
Os métodos de controle de poluição do ar constituem em Medidas Diretas, Indiretas e nos Equipamentos de Controle de Poluição do Ar (ECP).
Medidas Indiretas de controle de poluição do ar são:
  • Impedir a geração do poluente;
  • Diminuir a quantidade de poluentes gerados;
  • Diluição através de chaminés elevadas;
  • Adequada construção (layout);
  • Manutenção dos edifícios industriais;
  • Planejamento territorial.
Medidas diretas de controle da poluição do ar são:
  • Concentração dos poluentes na fonte para tratamento efetivo antes do lançamento na atmosfera;
  • Retenção do poluente após geração através de equipamentos de controle de poluição do ar (ECP).
Equipamentos de Controle de Poluição do Ar (ECP)
Os Equipamentos de Controle de Poluição do Ar (ECP) são classificados em:
  • Equipamentos de controle de material particulado (coletores secos e mecânicos, precipitadores dinâmicos e eletrostáticos secos e filtro de tecido);
  • Coletores úmidos (pulverizadores e lavadores) e
  • Equipamentos de controle para gases e vapores (adsorventes, absorventes, incineradores, tratamento biológico).
Que normas estão relacionadas à poluição do ar no local de trabalho?
A NR-9 estabelece a obrigatoriedade da PPRA, e especificamente a 9.1.5.2 refere-se aos agentes químicos. A NR-15 regula as atividades ou operações insalubres e a NR-25osresíduos gasosos que devem ser eliminados dos locais de trabalho.
 

Artigos Populares

;