O que é radiação
Radiação é a designação genérica da energia que se propaga de um ponto a outro no espaço, no vácuo ou em um meio material, mediante um campo periódico ou um conjunto de partículas subatômicas, assim podemos dizer que radiação pode ser representada por qualquer forma de energia que se propaga com certa velocidade. Num sentido amplo, radiação é aquilo que irradia (sai em raios) de algum lugar. Em física, o termo refere-se usualmente a partículas e campos que se propagam (transferindo energia) no espaço (preenchido ou não por matéria).
 
Como pode ser a natureza da radiação?
A radiação pode ser de natureza particulada (de partículas) ou ondulatória (de ondas). A radiação de natureza particulada é caracterizada por sua carga, massa e velocidade: pode ser carregada ou neutra, leve ou pesada, lenta ou rápida. Prótons, nêutrons e elétrons ejetados de átomos ou núcleos atômicos são exemplos de radiação particulada. A radiação eletromagnética é constituída por campos elétricos e magnéticos variando no espaço e no tempo. É caracterizada pela amplitude (tamanho) e pela frequência (ou, alternativamente, pelo comprimento de onda) da oscilação. A velocidade de propagação da radiação eletromagnética num dado meio é sempre constante, atingindo seu valor máximo no vácuo (cerca de 300.000 km/s). Apesar de não possuir carga ou massa, carrega energia e momento. A radiação eletromagnética é absorvida e emitida pela matéria em quanta (plural de quantum, palavra grega para "pacote") de energia. As ondas de rádio, a luz visível e os raios-X são exemplos de radiação eletromagnética.
 
Quais são as formas mais genéricas de radiação?
Genericamente existem duas formas de radiação:
  • A corpuscular, que é conhecida na forma de partículas com massa, tem como tipos mais conhecidos elétrons, pósitrons, prótons, nêutrons, mésons PI, múons, dêuterons e partículas alfa e beta.
  • A eletromagnética se distingue de acordo com sua energia ou frequência própria, sendo que os tipos mais conhecidos são: ondas hertzianas ou de rádio (e TV), microondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios-X e raio gama.
 
Como podem ser emitidas as radiações?
As radiações podem ser emitidas por elementos químicos com núcleos atômicos instáveis ou por equipamentos construídos pelo homem. Elementos químicos radioativos podem ser encontrados na natureza (como o urânio natural) ou produzidos pelo homem através de reações específicas em aceleradores de partículas ou reatores nucleares.
 
Há riscos na exposição à radiação?
Sim, estudos mostram que os efeitos biológicos decorrentes da exposição que o organismo humano pode sofrer ao entrar em contato com a radiação ionizante são decorrentes da interação da radiação com os átomos e as moléculas das células expostas À interação entre radiação e corpo humano está dividida em quatro estágios. O primeiro é físico, e nele a radiação transfere energia para os átomos do organismo, fazendo com que estes sofram ionização e excitação. Este é seguido de um estágio físico-químico, onde há a ruptura das ligações químicas das moléculas, e radicais livres são formados. O terceiro é químico e ocorre quando os radicais livres se ligam a outras moléculas importantes das células. Já o quarto estágio é responsável por efeitos bioquímicos e fisiológicos.
Após um tempo, que pode ser variável, surgem lesões no nível celular ou orgânico. O organismo humano tem grande poder de regeneração, assim dependendo da dose ele pode se recuperar sozinho. A observação dos efeitos provocados pela exposição a diferentes doses e intervalos de tempo mostra que os efeitos podem ser somáticos (alterações que ocorrem nas células e que podem ser observáveis no indivíduo irradiado) ou hereditários (podem ser transmitidos aos descendentes do indivíduo irradiado, que teve alterações em suas células reprodutoras).
 
Como pode ser detectada a radiação?
A percepção da radiação, seja qualitativa ou quantitativa, só pode ser realizada com a ajuda de materiais ou instrumentos específicos capazes de captar e registrar sua presença.
 
Como os trabalhadores podem proteger-se dessa radiação?
Para que os trabalhadores também estejam protegidos de doses excessivas de radiações, deve ser considerada a proteção contra a irradiação externa, através da redução do tempo de irradiação, da redução da atividade da fonte, do aumento da distância entre a fonte e o indivíduo, como também do uso de blindagens para cada tipo de radiação. A contaminação do organismo de um trabalhador por materiais radioativos pode ser evitada através da proteção adequada contra absorção, através da pele, inalação e ingestão desses materiais. Para esse fim, medidas de segurança são tomadas como, por exemplo, ter cuidados adequados e utilizar roupas e aparatos de proteção.


Fonte de Consulta:
http://www.df.ufscar.br

Artigos Populares

;