Uma dos maiores problemas do mundo contemporâneo causado, entre outros fatores, pelo aumento populacional, pela urbanização descontrolada e pelo consumo indiscriminado, o despejo de resíduos sólidos e líquidos é uma séria ameaça tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Os principais problemas gerados pelo lixo são a poluição do solo e das águas, o acúmulo de material não degradável ou tóxico e a proliferação de insetos transmissores de doença



O que são os resíduos sólidos industriais?
Segundo as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), resíduos sólidos industriais são todos os resíduos no estado sólido ou semi-sólido resultantes das atividades industriais, incluindo lodos e determinados líquidos, cujas características tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos d’água, ou que exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis.
Qual a importância de um trabalho seguro com sólidos e líquidos?
Uma gestão adequada de resíduos sólidos e líquidos é um desafio inadiável para as sociedades modernas, imposto à indústria e à sociedade na necessidade e na obrigação urgente de definir uma estratégia capaz de conduzir a uma gestão eficiente e orientada dos resíduos industriais.
O que regulamenta a norma (NR-25) sobre resíduos líquidos e sólidos?
Os resíduos líquidos e sólidos, produzidos por processos e operações industriais, deverão ser convenientemente tratados e/ou dispostos, retirados dos limites da indústria, de forma a evitar riscos à saúde e à segurança dos trabalhadores.
Quais são as soluções possíveis de resíduos industriais?
  • Utilizar equipamentos e soluções de gestão de resíduos, adequados às necessidades de cada indústria;
  • Identificar e caracterizar os resíduos, utilizando meios logísticos adequados para tratá-los, em função das características locais, além de coordenar, definindo o tipo de serviço que mais se adequar, a saber: limpeza, triagem, recolher, remoção e transporte.
Como devem ser dispostos os resíduos sólidos e líquidos de alta periculosidade?
Os resíduos sólidos e líquidos de alta toxicidade, periculosidade, de alto risco biológico e os resíduos radioativos deverão ser dispostos com o conhecimento, o consentimento e o auxílio de entidades especializadas/públicas ou vinculadas, no campo de sua competência.
Como são classificados os resíduos sólidos?
Segundo a Norma ABNT (NBR 10 004 de 09/1987), os resíduos sólidos industriais são classificados nas seguintes classes I, II e III, conforme explicitado a seguir.
Quais são os resíduos de Classe I?
Os resíduos de Classe I (perigosos) são aqueles que podem apresentar risco à saúde pública e ao meio ambiente, cujas características são: toxidade e reatividade, entre outros.
Como são os resíduos da Classe II?
Os Resíduos de Classe II (não inertes) possuem características de combustibilidade, são biodegradáveis e solúveis em água.
Quais são os resíduos de Classe III?
Os resíduos de Classe III (inertes) são quaisquer resíduos que submetidos ao contato com a água, não tenham nenhum de seus componentes solúveis a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água definidos em norma (anexo H da norma NBR 10.004).
Quais são os processos de tratamento dos resíduos sólidos?
Devido a grande variedade de resíduos, não existe um processo de tratamento pré-estabelecido, havendo sempre a necessidade de realizar pesquisas e desenvolvimento de processos economicamente viáveis. Os mais comuns são: incineração, aterro industrial, reciclagem e outros.
O que é uma incineração?
A incineração é um processo de queima controlada, no qual os materiais são reduzidos a gases e materiais inertes (cinzas e escórias de metal) com geração de calor. Esse processo permite a redução em volume e peso dos resíduos sólidos em cerca de 60 a 90%. 
O que é um aterro industrial?
O aterro industrial se utiliza de técnicas que permitem a disposição controlada de resíduos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública, minimizando os impactos ambientais. Essa técnica consiste em confinar os resíduos industriais na menor área e volume possíveis, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho ou intervalos menores, caso necessário.
O que é reciclagem de resíduos sólidos?
A reciclagem em geral trata de transformar os resíduos em matéria-prima, gerando economias no processo industrial. Para incentivar a reciclagem e a recuperação dos resíduos, alguns Estados possuem bolsas de resíduos, que são publicações periódicas, gratuitas, onde a indústria coloca os seus resíduos à venda ou para doação.
Quais são os outros processos comuns de tratamento de resíduos sólidos?
Outros processos comuns de tratamento são: neutralização (para resíduos ácidos); secagem ou mescla (mistura de resíduos úmidos com outros secos); encapsulamento (revestimento de resíduos) e incorporação (os resíduos são adicionados à massa de concreto ou de cerâmica).
Qual a alternativa no tratamento de resíduos sólidos e líquidos?
Uma alternativa no tratamento de resíduos líquidos e sólidos é o gerenciamento de resíduos com trabalhos voltados à área de tratamento de efluentes industriais e domésticos, tratamento e disposição, recuperação de áreas degradadas e biotransformação de resíduos orgânicos (compostagem).

Artigos Populares

;