A empresa que detém uma marca de cerveja esta vinculando nos meios de comunicações visuais (televisão) uma propaganda com o atual técnico da Seleção Brasileira de Futebol, onde aparecem atores vestidos de trabalhadores da construção civil com a devida bebida alcoólica na mão, dando a entender que eles estão bebendo durante seu horário de trabalho.Este entendimento se da por estarem ainda com o uniforme e no local de trabalho.

Sabemos os males que o álcool traz ao organismo humano, mas no que tange a segurança do trabalho e para mim uma ofensa e um desrespeito as normas vigentes de saúde e proteção ao trabalhador. O comercial deixa a entender que pode associar a bebida ao trabalho, não quero implicar aqui as questões legais no que isso verdadeiramente implica ao empregado se ele estiver bebendo substancia alcoólica durante sua jornada de trabalho.

Esta associação de fatores que mostra o comercial publicitario faz com que o trabalho de diversos profissionais ligados ao SESMT e CIPA caia por terra. Acredito que nesta empresa mesmo o pessoal da CIPA faça palestras referente ao uso de álcool e todos os perigos que ele traz ao trabalhador e sociedade. Podemos ver isso no nosso transito, brigas e todo o prejuízo financeiro que sofre o país ligados a problemas com o álcool.

E realmente uma lastima ver este tipo de associação de valores e o quanto é preocupante o a falta de controle de comerciais que nos são mostrados atualmente, profissionais da área publicitaria poderiam antes de vincular uma mensagem como esta verificar o que diz a legislação do trabalho e mesmo consultar o quão é estranho vincular trabalhadores em horário de trabalho e bebida alcoólica. Mesmo nesta empresa existem regras quanto ao consumo de certas substancias e o descumprimento destas regras poderia causar justa causa ao empregado. Mas lembre-se aqui o mais importante ainda é a questão da sua saúde e proteção, vamos imaginar que o consumo do produto na obra em questão (do comercial) por aqueles trabalhadores venha a causar um acidente de trabalho? isso claro que se por um descuido do técnico de segurança, ele não viu que aqueles trabalhadores estão trabalhando sob efeito da substancia alcoólica? Nossa já esta criado uma situação muito delicada tanto para os trabalhadores como para o técnico que permitiu o consumo deste produto dentro do canteiro de obra.

Quero deixar claro aqui que não estou criticando a marca nem quero dizer se a comercialização e certa ou errada, não este o valor que quero dar a questão, mas sim que usar uma classe de trabalhadores em um comercial desfrutando de um produto que não é permitido estar naquele local de trabalho e mostrando que isso parecer ser bom. Esta imagem negativa que para mim o comercial usa e uma afronta a tudo que pessoas que estudam, trabalham ou mesmo lutam pela segurança do trabalho tentam levar aos trabalhadores do país que é sua proteção e saúde.

Como podemos aplicar regras de saúde e proteção se empresas que deveriam colaborar e passar uma mensagem positiva a sociedade e a primeira a passar este exemplo do que não se deve fazer?

Não podemos ter este tipo de vinculo entre o trabalhador e a bebida. imagina se todos eles estivessem com uniformes de motoristas de transporte público? porque mostrar trabalhadores da construção civil? será isso um índice que como anda a questão do uso desta substancia por esta classe de trabalhadores? bom esta não é a melhor forma de mostrar os problemas que enfrentamos em nosso dia a dia. Não deveria ser mostradado aqui uma referencia a nenhuma profissão. Pois em medidas legais são duas coisas que não combinam nenhum pouco.



Categories: ,

Artigos Populares

;