Uma Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) é um documento que contém informações sobre os perigos potenciais (saúde, incêndio, reatividade e meio ambiente) e como trabalhar com o produto químico com segurança. É um ponto de partida essencial para o desenvolvimento de um programa completo de saúde e segurança. Também contém informação sobre o uso, armazenamento, manipulação e procedimentos de emergência, todos relacionados aos perigos do material. A FISPQ contém muito mais informação sobre o material que o rótulo. As FISPQs são preparadas pelo fornecedor ou fabricante do material. O foco é colocado no relato dos perigos do produto, como usar o produto com segurança, o que poderá acontecer se as recomendações não forem seguidas, o que fazer se houver acidente, como reconhecer sintomas de excesso de exposição, e o que fazer se tais incidentes acontecerem.

Eu preciso de uma FISPQ?
No Canadá, todo material que é controlado pelo WHMIS (Sistema de informação sobre Materiais Perigosos no Local de Trabalho) tem que estar acompanhado de uma FISPQ específica para cada produto individual ou material (tanto o nome do produto quanto o do fornecedor indicados na FISPQ têm que estar de acordo com o material em uso).

Quais informações estão na FISPQ?
Há nove (9) categorias de informação que devem estar presentes em uma FISPQ no Canadá. Estas categorias são especificadas nos Regulamentos de Produtos Controlados e incluem:
1. Informação sobre o produto: identificador de produto (nome), fabricante e nomes de fornecedores, endereços, e números de telefone de emergência
2. Ingredientes perigosos
3. Dados físicos
4. Dados sobre Incêndios ou Perigo de Explosão
5. Dados de reatividade: informação sobre a instabilidade química de um produto e as substâncias com as quais o produto causar uma reação
6. Propriedades toxicológicas: efeitos de saúde
7. Medidas preventivas
8. Medidas de Primeiros Socorros
9. Informação sobre a preparação: quem é responsável pela preparação e a data da preparação da FISPQ.

Os Regulamentos dos Produtos Controlados indicam quais informações devem ser dadas de forma mais detalhada
.
As FISPQs estão usando o formato de 16-cabeçalhos aceitável no Canadá?

Sim, contanto que sejam observadas duas condições. Primeiro, todas as informações exigidas especificadas na Coluna III do Anexo I dos Regulamentos de Produtos Controlados (CPR) devem ser apresentadas. Todos os tópicos e itens que estão na FISPQ devem ser cobertos, provendo a informação exigida ou declarando que a informação não está disponível ou não se aplica, conforme for o caso.
Segundo, a declaração "este produto foi classificado conforme os critérios de perigo do CPR, e a FISPQ contém toda a informação requerida pelo CPR" tem que estar no tópico encabeçado por “Informação Regulatória."

Por que meu FISPQ é tão difícil de entender?

Tradicionalmente os leitores alvo de FISPQs eram os higienistas profissionais e profissionais do setor de segurança. Agora o foco também inclui os empregadores, trabalhadores, supervisores, enfermeira, médicos, socorristas de emergência e trabalhadores. Para assegurar que usuários de FISPQ encontrem a informação da qual necessitam com urgência, as informações devem estar em um formato de fácil leitura e escritos de maneira clara, precisa e compreensível.

Para a maioria das pessoas que trabalham com produtos controlados, há alguns itens que são mais importantes que outros. Você sempre deve ler o nome da substância química, conhecer os perigos, entender a manipulação segura e as instruções de armazenamento, como também entender o que fazer em uma emergência.

Toda a informação que necessito está na FISPQ?
Não necessariamente. Por exemplo, muita informação de periculosidade é escrita em termos gerais. Seu especialista em saúde e segurança, a enfermeira de saúde no trabalho, ou o médico de família podem lhe ajudar a obter mais informações, se for necessário.

Quando eu usaria uma FISPQ?

Esteja sempre familiarizado com os perigos de um produto ANTES de você começar a usá-lo. Você deve ler uma FISPQ, verificar o nome da substância química em seu recipiente e identificá-lo na FISPQ, conhecer os perigos, entender a manipulação segura e as instruções de armazenamento, e também entender o que fazer em uma emergência.

Por que algumas FISPQs parecem diferentes?

As FISPQs parecem diferentes porque só determinado conteúdo da FISPQ é regulamentado. O formato é decidido pelo fabricante ou fornecedor que redige a FISPQ. Alguns fabricantes / fornecedores colocam mais detalhes do que o requerido. Porém, as informações para as nove categorias básicas sempre devem estar em uma FISPQ canadense quando se refere a um produto controlado.

A FISPQ pode perder a validade?
Sim. Pelo regulamento do WHMIS, uma FISPQ para um produto controlado não pode ter mais que três anos. Se você ainda estiver usando um produto que você comprou há mais de três anos, você pode não estar com uma FISPQ atualizada. Contate o fabricante ou fornecedor novamente e peça uma versão mais nova da FISPQ.

O prazo de três anos não se aplica às FISPQs para produtos não-controlados (isto é, produtos que não estão de acordo com os critérios de WHMIS).

Com que freqüência se deveria atualizar a FISPQ?
Se informações novas e significativas estiverem disponíveis antes do prazo de três anos o fornecedor terá que atualizar o rótulo do produto e a FISPQ.
Se não houver nenhuma informação nova sobre os ingredientes ao cabo de três anos, o fornecedor deverá revisar a exatidão da FISPQ e do rótulo, alterando o que for necessário, e revisando a data de preparação na FISPQ.

Como empregador, eu sou responsável pelas FISPQs?

Sim. Os empregadores têm que ter certeza que todos os produtos controlados têm uma FISPQ atualizada (menos de três anos) quando entregues no local de trabalho. As FISPQs devem estar prontamente disponíveis para os trabalhadores que são expostos ao produto controlado, e também para o comitê de saúde e segurança ou representante. Se um produto controlado for feito no local de trabalho, o empregador tem o dever de preparar uma FISPQ para este produto.

Os empregadores podem passar a informação da FISPQ via computador, contanto que todos os trabalhadores tenham acesso a ela e sejam ensinados a usar o computador. Neste caso os computadores devem ser mantidos em bom estado de funcionamento e o empregador deverá imprimir uma cópia da FISPQ, que estará disponível para o trabalhador ou comitê / representante de segurança e saúde, quando solicitado.

Categories:

Artigos Populares

;