O que é choque elétrico?
O choque elétrico é a reação da pasagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode não causar nenhuma consequência mais grave além de um susto, mas pode também causar queimaduras, fibrilação cardíaca (é um tipo de arritmia cardíaca em que a freqüência ou o ritmo do coração tornam-se anormais) ou até mesmo a morte.
 
Qual a forma mais prejudicial do choque elétrico para o ser humano?
O choque mais prejudicial é aquele que acontece quando uma corrente elétrica entra no corpo através da mão da pessoa e sai pela outra. Nesse tipo de choque, em que a corrente elétrica atravessa o tórax, são grandes as possibilidades de que o mesmo afete o coração e a respiração. Quando o dedo polegar e o dedo indicador de uma mão, ou uma mão e um pé, fizerem parte do circuito elétrico o risco é menor. O valor mínimo de corrente que uma pessoa pode perceber é 1 mA (mili amper). Com uma corrente de 10 mA a pessoa perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir as mãos para se livrar do contato. O valor mortal está compreendido entre 10 mA e 3 A (amper).
 
O que pode acontecer quando não se usa os equipamentos necessários para o manuseio da rede elétrica?
Quando não se usa equipamentos de segurança, podem acontecer graves acidentes tais como: queimaduras (até de terceiro grau), coagulação do sangue, lesão nos nervos, contração muscular e uma reação nervosa de estremecimento (a sensação de choque) que pode ser perigosa, se ela provocar a queda do indivíduo (de uma escada, árvore, muro, etc.).
 
Quais os principais causas de acidentes?
Existem diversos fatores que podem levar a acidentes no trabalho, entre eles estão a falta de equipamentos seguros, incluindo ferramentas defeituosas ou impróprias para o serviço, uso incorreto da ferramenta, má conservação da ferramenta e guarda em local inseguro ou inadequado, além da própria desatenção do trabalhador. A falta de conhecimento das ferramentas e uso adequado no trabalho pode ser muito grave.
 
Quais os efeitos da eletricidade quando uma pessoa leva um choque?
Os principais efeitos imediatos de um choque podem ser:
  • 1 mA, apenas perceptível;
  • 10 mA, "agarra" a mão;
  • 16 mA, máxima tolerável, a partir deste ponto o choque pode ou não ser fatal;
  • 20 mA, parada respiratória (como todo músculo é controlado por pequenos impulsos elétricos, a descarga elétrica promove a contração do diafragma impossibilitando a respiração);
  • 100 mA, ataque cardíaco (a corrente passa pelo músculo do miocárdio alterando o batimento cardíaco, gerando uma parada cardíaca ou uma arritmia cardíaca);
  • A partir de 3A qualquer choque é mortal, pois causa parada cardíaca, parada respiratória e queimaduras onde houve o contato com a carga elétrica. 
Quais os tipos de lesões provocadas pelo choque elétrico?
As lesões provocadas podem ser de quatro (4) tipos:
  • Eletrocução (fatal);
  • Choque elétrico;
  • Queimaduras;
  • Quedas provocadas pelo choque.
Quais os equipamentos de segurança que o eletricista deve usar para não levar um choque?
O profissional precisa usar adequadamente: ferramentas isoladas (alicates, chaves), luvas especiais (isolantes), varas de manobra (para manobrar os fios), proteção antiquedas (cinto), capacetes e escadas.
 
Quais as primeiras providências no caso de choque elétrico?
Interrompa imediatamente o contato da vítima com a corrente elétrica. Pode ser feito de diversas formas, como: desligar o interruptor ou chave elétrica; afastar o fio ou condutor elétrico com um material não condutor bem seco, pedaço de pau, cabo de vassoura, pano grosso; puxar a vítima pelo pé ou pela mão, sem lhe tocar a pele, usando material não condutor e pise no chão seco, se não estiver com botas de borracha.
Aplique também os procedimentos de primeiros socorros. Inicie a respiração de socorro, no caso de parada respiratória e a massagem cardíaca no caso de parada do coraçao. Após certificar-se da normalização da respiração e dos batimentos cardíacos, mantenha-se alerta para reiniciar o socorro se a vítima continuar inconsciente. Imobilize os locais da fratura se houver, proteja as áreas de queimadura e controle o estado de choque. Por fim, transporte a vítima para o hospital, o quanto antes, mantendo a respiração e massagem cardíaca se necessário.
 
Como imobilizar uma fratura?
Apalpe o corpo da vitima, dedos das mãos e pés, sempre observando se há reação de dor. Tranquilize e movimente a vítima o mínimo possível para que não haja mais desconforto e piore a situação das fraturas. Depois cubra os ferimentos com gaze ou panos limpos, imobilize o membro com tipóias, talas e ataduras e aguarde socorro especializado.
Como proteger o corpo com queimaduras?
Resfrie rapidamente o local com água ou compressas frias por 5 minutos, seque com delicadeza procurando não romper as bolhas e cubra o local com pano úmido e limpo, lembrando sempre de procurar ajuda médica.
 
Como controlar o estado de choque de uma vítima?                                                                                                                                         
O estado de choque ocorre quando a vítima tem um distúrbio caracterizado pelo insuficiente suprimento de sangue para os tecidos e células do corpo.No caso da vítima ser atingida por uma descarga elétrica, as queimaduras podem causar um choque hipovolêmico (perda de plasma sanguíneo, mais comuns em choques elétricos).  Para controlar este estado é necessário um enfermeiro ou médico capacitado e que tenha consigo medicamentos e equipamentos adequados. A vítima deverá ser levada rapidamente ao hospital, onde receberá medicamentos vasoativos, que melhoram o débito cardíaco, além de reposição de líquidos cristalóides (soluções eletrolíticas), colóides (soluções intravenosas) e derivados do sangue. A recuperação deve ser caracterizada por uma dieta rica em calorias.
 
O que pode acontecer no organismo de uma vítima de choque elétrico?
O corpo no choque elétrico serve como condutor da energia e ao mesmo tempo de resistência elétrica, causando danos ao organismo. Diferentes graus de lesões externas visíveis podem aparecer, como a rabdomiólise (uma necrose - estado de morte de um tecido ou parte dele - muscular profunda) causada pela passagem da corrente elétrica. A rabdomiólise libera das células musculares uma proteína chamada mioglobina, que entra na circulação sanguínea.
A mioglobina deposita-se nos glomérulos renais (porção do rim responsável pela filtração do sangue e produção da urina), obstruindo a passagem do sangue e causando insuficiêcia renal aguda.
 
Em termos práticos, o que fazer ao atender uma vítima de choque elétrico?
  • Se houver parada cárdio-respiratória, aplique a ressucitação.
  • Cubra as queimaduras com uma gaze ou com um pano bem limpo.
  • Se a pessoa estiver consciente, deite-a de costas, com as pernas elevadas.  
  • Se estiver inconsciente, deite-a de lado.
  • Se necessário, cubra a pessoa com um cobertor e mantenha-a calma.
  • Procure ajuda médica imediata.
Como proceder para a ressucitação cárdiopulmonar?
Com a pessoa no chão, coloque uma mão sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que está no centro do peito (o chamado osso esterno).
                                                                                                                            
Ao mesmo tempo, uma outra pessoa deve aplicar respiração boca-a-boca, firmando a cabeça da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoço.
                                                                                                                                        
                         (imagens extraídas do site www.EnfermagemVirtural.com.br)
 
Enquanto o ajudante enche os pulmões, soprando pela boca do acidentado, adequadamente para insuflá-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, até que o coração volte a bater. Esta sequência deve ser feita da seguinte forma: se você estiver sozinho, faça dois sopros para cada quinze pressões no coração; se houver alguém ajudando-o, faça um sopro para cada cinco pressões.
 
O que diz a legislação sobre o assunto?
De acordo com a Norma Regulamentadora número 10 (NR10 - Segurança em serviços com eletricidade) do Ministério do Trabalho e Emprego, o principal instrumento legal que rege o assunto, tensões menores que 50 V em corrente alternada e 120 V em corrente contínua são inofensivas. Estas são chamadas de extra baixas tensões (EBT). Tensões maiores que 50 V e menores que 1000 V em corrente alternada e entre 120 V e 1500 V em corrente contínua são chamadas de baixa tensão (BT), enquanto tensões de valores iguais ou maiores a 1000 V em corrente alternada e 1500 V em corrente contínua são chamadas de alta tensão (AT).
Assim, pessoas que sofrem um choque elétrico em AT têm uma probabilidade maior de morrer ou ficar com sequelas graves. A NR-10, no item referente à Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, estabelece procedimentos regulamentares relacionados à segurança, saúde e condições gerais para os trabalhadores que atuam com energia elétrica em todos os ambientes de trabalho, abrangendo desde a construção civil, atividades comerciais, industriais, rurais e até mesmo domésticas.
 
Veja mais sobre este assunto:
Norma Regulamentadora número 10 (NR-10)

Categories:

Artigos Populares

;