O que são dermatoses ocupacionais?
As dermatoses ocupacionais compreendem as alterações da pele, mucosas e anexos, direta ou indiretamente causados, mantidos ou agravados pelo trabalho.
A pele ou tegumento é um dos elementos mais expostos a agressão no ambiente de trabalho. Sua extensão e posição na superfície do organismo facilitam o contato com agentes agressores. A pele realiza a proteção do corpo contra a entrada de agentes químicos, físicos e biológicos.
Quais as dermatoses ocupacionais mais comuns na indústria?
No Brasil, as dermatoses ocupacionais ocorrem em maior número na construção civil e em segundo lugar nas indústrias metalúrgicas, sendo que estas têm maiores incidências em empresas de pequeno porte, onde não são utilizados muitas vezes os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para cada ambiente de trabalho, ou ainda os mesmos são utilizados sem conhecimento e de forma errônea.
Na indústria metalúrgica, a maioria dos casos são dermatites irritativas causadas principalmente pelos óleos de cortes (óleos minerais).



Quais são as causas das dermatoses ocupacionais?
As causas das dermatoses ocupacionais são determinadas pela interação de dois grupos de fatores:
  • Predisponentes ou causas indiretas, como idade, sexo, etnia, antecedentes mórbidos e doenças concomitantes, fatores ambientais, como o clima (temperatura, umidade), hábitos e facilidades de higiene;
  • Causas diretas constituídas pelos agentes biológicos, físicos, químicos ou mecânicos presentes no trabalho que atuariam diretamente sobre o tegumento, produzindo ou agravando uma dermatosepreexistente.

 Dermatite causada pelo cimento
Quais são os agentes que podem causar a dermatose?
As dermatoses podem ser causadas por agentes químicos, biológicos e físicos.
  • Os agentes biológicos mais comuns são: bactérias, fungos, leveduras, vírus e insetos.
  • Os principais agentes físicos são: radiações não-ionizantes, calor, frio e eletricidade.
  • Os principais agentes químicos encontrados na indústria são:
a.      Irritantes - cimento, solventes, óleos de corte, detergentes, ácidos e álcalis.
b.      Alérgenos - aditivos da borracha, níquel, cromo e cobalto como contaminantes do cimento, resinas, tópicos usados no tratamento de dermatoses.
Quais os tipos de dermatose de contato?
As dermatoses de contato podem ser de contato por irritantes ou alérgicas.
As dermatites alérgicas de contato correspondem a uma reação imunológica. A substância em contato com a pele é capaz de penetrar na pele e estimular o sistema imunológico do indivíduo, provocando uma reação inflamatória.
As dermatites alérgicas de contato se manifestam com eczemas agudo ou crônico. Na fase aguda são acompanhadas, frequentemente, por prurido intenso e, nas formas crônicas, por espessamento da epiderme com descamação e fissuras.
As dermatites de contato por irritantesao contrário das de contato alérgicas, não é necessário sensibilização prévia. A fisiopatologia das dermatites de contato por irritantesnão requer a intervenção de mecanismos imunológicos. Assim, pode aparecer em todos os trabalhadores expostos ao contato com substâncias irritantes, dependendo da sua concentração e do tempo de exposição e da periodicidade do contato com o agente irritante. O contato frequente com água, sabões e detergentes favorecem a irritação.
Quais são os sinais e sintomas mais comuns nas dermatoses ocupacionais?
Apesar de, na maioria dos casos, não produzirem quadros considerados graves, são, com frequência responsáveis por: desconforto, prurido, ferimento, lesões, e traumas. Alterações estéticas e funcionais que interferem na vida social e no trabalho. Em dermatologia ocupacional, as lesões ocorrem com maior frequência nas mãos, antebraços, braços, pescoço, face e pernas. Contudo, em alguns casos, todo o tegumento (pele) pode ser atingido.
Como é realizado o diagnóstico das dermatoses ocupacionais?
Para o diagnóstico e o estabelecimento das condutas adequadas às dermatoses ocupacionais, confirmadas ou suspeitas, é importante considerar os seguintes aspectos:
  • Quadro clínico;
  • História de exposição ocupacional, observando-se concordância entre o início do quadro e o início da exposição, bem como a localização das lesões em áreas de contato com os agentes suspeitos;
  • Melhora com o afastamento e piora com o retorno ao trabalho;
  • Teste epicutâneo positivo, nos casos de dermatites de contato por sensibilização. O teste epicutâneo ou teste de contato é muito utilizado, constituindo em colocar sustâncias suspeitas de sensibilizar o indivíduo em contato direto com a pele por 24 a 48 horas. A prova será positiva se ocorrer vermelhidão, edema, vesículas e exsudação nos locais de contato.
Outros recursos, como exames laboratoriais e histopatológicos, podem contribuir para o diagnóstico das dermatoses ocupacionais. Porém, nenhum desses recursos substitui uma história bem colhida, um exame físico cuidadoso e o conhecimento, por parte do profissional que atende ao trabalhador, dos principais produtos e alergênicos, potencialmente presentes no trabalho, capazes de provocar dermatoses.
Qual é o tratamento das dermatoses ocupacionais?
O tratamento das dermatoses ocupacionaisvaria de acordo com a gravidade das lesões e com as causas que as determinam e deve ser orientado por especialista. Muitas vezes, medicamentos tópicos, como pomadas e cremes contendo corticóides, antimicóticos, entre outros, se mal utilizados, podem causar sensibilização ou agravamento do quadro preexistente. O mesmo se aplica à medicação sistêmica como, por exemplo, anti-histamínicos, antibióticos e corticóides por via oral e parenteral.
Apesar do manejo difícil, as lesões crônicas de origem ocupacional respondem bem à terapêutica apropriada. Se tal não ocorrer, deve-se verificar uma das seguintes possibilidades:
  • Trabalhador continua em contato com substâncias irritantes e sensibilizantes;
  • Áreas de tegumento se mantêm com lesão em decorrência de escoriações produzidas pelo ato de coçar;
  • Poderá estar ocorrendo autolesionamento ou a contribuição importante de fatores emocionais na manutenção da dermatose.
Quais as medidas de proteção da saúde e a prevenção da exposição aos fatores de risco das dermatoses ocupacionais?
A proteção da saúde e a prevenção da exposição aos fatores de risco envolvem medidas de engenharia e higiene industrial, mudanças na organização e gestão do trabalho e de controle médico dos trabalhadores expostos, entre elas:
  • Substituição do agente, substância, ferramenta ou tecnologia de trabalho por outros mais seguros, menos tóxicos ou lesivos;
  • Isolamento da máquina, agente ou substância potencialmente lesiva, por meio de enclausuramento do processo, suprimindo ou reduzindo a exposição;
  • Medidas de higiene e segurança ocupacional, como implantação e manutenção de sistemas de ventilação local exaustora adequados e eficientes, capelas de exaustão, controle de vazamentos e incidentes por meio de manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos e monitoramento sistemático dos agentes agressores;
  • Adoção de sistemas de trabalho e operacionais seguros, por meio da classificação e rotulagem das substâncias químicas segundo propriedades toxicológicas e toxicidade;
  • Diminuição do tempo de exposição e do número de trabalhadores expostos;
  • Informação e comunicação dos riscos aos trabalhadores;
  • Utilização de EPI, especialmente óculos e máscaras adequadas a cada tipo de exposição, de modo complementar às medidas de proteção coletiva;
  • Medidas de controle médico e monitoramento biológico dos trabalhadores expostos.
Como deve ser o ambiente de trabalho nas indústrias para prevenir as dermatoses ocupacionais?
As edificações e os diversos setores e instalações industriais devem obedecer às regras que estabeleçam conforto, bem-estar e segurança no trabalho.
  • Estrutura sanitária de fácil acesso e que permita boa higiene pessoal;
  • Restaurante com alimentação apropriada para o clima e a atividade exercida;
  • Centro de treinamento;
  • Orientação sobre riscos específicos atinentes à atividade;
  • Metodologia segura de trabalho;
  • Orientação sobre doenças gerais: tuberculose, AIDS, diabetes, hipertensão, estresse e outras;
  • Males sociais: tabagismo, alcoolismo, drogas, medicamentos, ansiolíticos psicotrópicos, outros;
  • Normas de higiene e imunização.
Qual a importância dos cremes protetores ou cremes de barreira no controle das dermatites ocupacionais?
Os cremes protetores ou cremes de barreira oferecem menos proteção do que as roupas, incluindo uniformes, luvas, botas, mas podem ser úteis nos casos em que, por motivos de segurança ou acuidade das tarefas, não é possível o uso de luvas. Esses cremes devem ser aplicados na pele limpa e removidos sempre que a pele ficar excessivamente suja ou no final do turno, e então reaplicar o creme.
É necessário lembrar que alguns constituintes desses cremes, como lanolina, propileno glicole protetores solares, podem induzir a dermatites de contato.
Fonte de consulta:
Doenças relacionadas ao Trabalho – Manual de Procedimentos para os Serviços de Saúde – Ministério da Saúde, Brasília – DF, 2001
Dermatoses Ocupacionais - Ministério da Saúde, Brasília – DF, 2006
Veja mais sobre este assunto:
Dermatoses ocupacionais

Artigos Populares

;