Quais as diferenças entre absenteísmo e presenteísmo?
O absenteísmo é uma expressão utilizada para designar a falta do empregado ao trabalho. Já o presenteísmo, por sua vez, pode ser melhor entendido como uma doença organizacional, não podendo ser analisado isoladamente, pois o trabalhador está presente fisicamente ao trabalho, mas não produz como deveria.

Quais os principais tipos de absenteísmo?
O absenteísmo pode ser dividido em cinco classes:

    Voluntário - é a ausência ao trabalho por razões particulares, não justificadas por doença, sem amparo legal. O trabalhado está sujeito ao corte de ponto.
    Por doença - inclui todas as ausências por doença ou procedimento médico e odontológico.
    Por patologia profissional - compreende as ausências por acidente de trabalho ou doença profissional.
    Legal - as faltas ao serviço são amparadas na lei.
    Compulsório - suspensão imposta pelo patrão, por prisão ou outro impedimento que não permita ao trabalhador chegar ao local do trabalho.


Que fatores favorecem o presenteísmo?
Os principais fatores são: clima organizacional ruim, a falta de motivação para o trabalho e problemas de saúde (físicos ou psicológicos), insatisfação, pessimismo, desânimo, alto nível de estresse. Isto traz consequências para a empresa e também a uma parcela dos colegas de trabalho que, muitas vezes são contaminados por esta apatia, falta de produtividade e tomada de ação.
Estes fatores geram impactos diretos na qualidade de vida do trabalhador. Caso o empregador não apresente nenhum programa visando à redução do presenteísmo, várias patologias podem ser desencadeadas em função da má da qualidade de vida no trabalho. É necessário observar as consequências econômicas e humanas do absenteísmo e do presenteísmo provocados por doenças psíquicoemocionais, e ao mesmo tempo buscar reduzi-los.

Como identificar o trabalhador absenteísta de um trabalhador presenteísta?
A identificação do trabalhador absenteísta na maioria das vezes é visível, há apresentação de documentos que justifiquem a ausência ao trabalho. Ao contrário, o presenteísmo nem sempre é aparente, há necessidade de um acompanhamento mais próximo para medir prejuízos para o empregado e para os colegas de trabalho, haja vista que o presenteísmo é considerado um inimigo oculto da produtividade.

Quais medidas podem ser adotadas para evitar que o presenteísmo se instale na empresa?
O primeiro passo é entender as causas do problema e posteriormente fazer uma triagem para detectar problemas crônicos, mesmo que sejam pequenos. Deve-se investir na saúde do trabalhador para que procure um médico e fique em casa quando está com problema de saúde. Também é importante implantar programas de apoio psicológico, emocional e de serviços, inclusive aos familiares, para reduzir as preocupações do trabalhador com assuntos extra trabalho.

Qual a importância da análise dos dados do absenteísmo?
Um elevado absenteísmo e a rotatividade podem ser indícios de políticas de pessoal deficientes ou de descontentamentos. O custo de dias perdidos é um indicador de apoio a decisão gerencial de investimentos destinados a programas preventivos. Analisar as causas do absenteísmo é de extrema importância, pois indicadores epidemiológicos devem resultar em ações destinadas à redução do absenteísmo.

Como deve ser a política de prevenção do absenteísmo e presenteísmo nas empresas?
A política de prevenção do absenteísmo e do presenteísmo nas empresas deve ser orientada atendendo algumas medidas.

    Ações preventivas orientadas para o indivíduo, dentre elas a realização de exames médicos periódicos, vacinação, educação para a saúde, formação e treinamento técnico.
    Ações preventivas orientadas para o ambiente de trabalho físico e psicossocial, de modo a reduzir ou minimizar a diferença entre as exigências impostas pelo trabalho e a capacidade de resposta do indivíduo, além de ações voltadas à reintegração e à reabilitação do indivíduo no local de trabalho.

De modo geral, as ações preventivas visam reduzir a divergência entre volume e capacidade de trabalho, eliminando as causas dos problemas que se relacionam com o trabalho no domínio da segurança, saúde e bem estar.
É importante que a empresa encomende um projeto de redução dos problemas que impactam a produtividade, mas que envolva a participação do trabalhador na sua execução.
O absenteísmo e o presenteísmo custam caro, implicam em contratar mais profissionais que o necessário para executar as tarefas. Isto justifica a necessidade das organizações adotarem políticas de prevenção para minimizá-los.
 

Categories:

Artigos Populares

;