Durante a celebração da Guimarães Capital Européia da Cultura, ocorreu o Colóquio Internacional sobre Segurança e Higiene Ocupacionais (SHO 2012). O evento, realizado entre os dias 9 e 10 de fevereiro, foi co-organizado pela Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO) e pelo Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Ainda teve a colaboração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Faculdade de Motricidade Humana da UTL e da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC).

A edição deste ano abrangeu as questões de Ergonomia e Ambiente Físico, Químico e Biológico de Risco, Segurança contra Incêndios e Gestão de Prevenção.
Estiveram representando nosso país em Portugal, os engenheiros Evaldo Valladão Pereira (presidente da Sobes-Rio  e representante da CEDAE ), a engenheira Marlise de Matosinhos Vasconcellos (presidente da SOBES), o engenheiro Paulo Roberto Sad (representante do CREA/RJ) e o engenheiro Guilherme Teodoro Büest Neto (representante da Abenc e diretor para assuntos internacionais da Sobes).

Os trabalhos submetidos corresponderam a um total de 400 autores, entre 10 associações/ sociedades (estrangeiras e portuguesas). Entre todos que contribuíram com material científico, a participação brasileira se destacou devido à qualidade técnica e científica dos trabalhos apresentados, bem como a excelência da organização do evento através do Presidente do SPOSHO, professor doutor Alberto Sérgio Miguel, e do vice-presidente, professor doutor Pedro Arezes.

Essa edição também incluiu a realização de dois cursos pré e pós-simpósio: um sobre "O estresse de calor e conforto", com o professor belga Jacques Malchaire, e outro intitulado "É possível influenciar a segurança na construção?", com o Professor Paulo Swuste, da Holanda.

Categories:

Artigos Populares

;