A Comissão de Seguridade Social e Família vai realizar audiência pública para debater os impactos do amianto na saúde dos trabalhadores e consumidores. A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Amauri Teixeira (PT-BA). De acordo com Teixeira, o objetivo da audiência é dar subsídios à discussão sobre os impactos da utilização do amianto na saúde dos trabalhadores e da população e no meio ambiente.
Segundo o deputado, estudos científicos apontam o amianto como causador de mortes por câncer de pulmão, mas também indicam diferentes graus de malefícios de acordo com a variedade do asbesto, como também é chamado o amianto. Ele afirma que o produto foi banido há muito tempo na Europa e que o Brasil é o quarto produtor e consumidor do mundo.
“Existem no Brasil trabalhadores vitimados que buscam reparação há mais de quinze anos pelos danos sofridos”, diz o autor do requerimento, acrescentando que essas pessoas pedem também o reconhecimento de que suas doenças são causadas pelo trabalho, pelo contato com o amianto.

Teixeira afirma também que o ritmo lento de tramitação dos processos indenizatórios faz com que poucos deles cheguem ao estágio final.
Serão convidados para a reunião representantes do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea).
Da Redação/MM

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Categories: ,

Artigos Populares

;