Cerca de 400 cipeiros e cipeiras tiveram expressiva participação no 12º Encimesp, evento organizado pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador (DSST), nesta sexta-feira, 3 de agosto, no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. O objetivo foi promover um intercâmbio de informações, experiências, e defender a conscientização de todos com relação a importância da luta por ambientes de trabalho totalmente seguros para a categoria.

Um tema de destaque foi a NR 12, norma regulamentadora que prevê a proteção total de máquinas e equipamentos. Com uma linguagem simples, didática, e exposição de fotos, o consultor Carlos Augusto Lopes apresentou as principais máquinas no setor metalúrgico, como prensas e guilhotinas, e explicou os riscos, soluções e direitos dos trabalhadores. "Sempre existe uma solução: obedecendo as normas, fomentando a capacitação e o treinamento e trabalhando em conjunto com o Sindicato é possível eliminar os riscos de acidentes, este é o nosso objetivo", salienta o consultor.

Diretoria do Sindicato prestigia e enriquece os debates

O encontro contou com a presença dos diretores, coordenadores e assessores do Sindicato. Miguel Torres, presidente do Sindicato, destacou a qualidade do evento e afirmou que os cipeiros são "um exemplo para os demais trabalhadores na fábrica".  Luisinho, diretor responsável do DSST, diz que o Encontro buscou fomentar o debate e a conscientização de todos na luta. "Os cipeiros são formadores de opinião e ajudam toda a categoria a defender direitos por ambientes de trabalho seguros". Para o secretário-geral do Sindicato, Arakém, "os cipeiros têm um papel significativo, pois cuidam da vida de todos os companheiros". Elza Pereira, diretora de finanças, reafirma que o DSST e o Sindicato estão "juntos com os cipeiros e cipeiras para lutar de forma coletiva contra os acidentes e doenças profissionais".  

Após a palestra, os cipeiros e cipeiras encaminharam perguntas, algumas foram prontamente respondidas e outras serão publicadas posteriormente no site do Sindicato. O DSST do Sindicato é integrado também por Adonai Ribeiro, coordenador técnico, e Bruno Oliveira, técnico de segurança do trabalho.
Fonte: Mundo Sindical

Categories:

Artigos Populares

;