O Curso EAD Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Interpretação e aplicações da lei 12.305 oferece conteúdos para orientar no eficaz estabelecimento dos sistemas de gestão de resíduos sólidos, de modo a atender ao disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

Segundo dados do IPEA, existem 2.906 lixões no Brasil, distribuídos em 2.810 municípios. Além disso, a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, realizada pelo IBGE apontam que apenas 18% dos municípios brasileiros adotam algum tipo de coleta seletiva de materiais recicláveis.

Para se adequar a Lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Estados e municípios demandarão de muito trabalho, muitas vezes sem contar com profissionais capacitados para desenvolver ou gerenciar estes processos. Também, a lei determina que empresas são obrigadas a desenvolver e aprovar seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o que representa mais uma oportunidade para profissionais que atuam nessa área.

Através do curso Gerenciamento de Resíduos Sólidos: interpretação e aplicações da Lei 12.305, o Instituto CarbonoBrasil em parceria com a Aequo Soluções em Sustentabilidade, vem atender a esta demanda crescente, capacitando profissionais para o gerenciamento dos processos de desenvolvimento e implantação dos Planos de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos tanto a nível público quanto privado.

Valor do curso: R$ 189,00

Início da primeira turma: 20 de agosto

Objetivo: Capacitar estudantes, profissionais, consultores, técnicos e interessados na gestão dos resíduos sólidos, para a implantação e a administração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Objetivos Específicos:

  • Interpretar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010)
  • Compreender as diretrizes e os instrumentos do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS);
  • Desenvolver conhecimentos para a implantação e o gerenciamento do PGRS.
  • Garantir a eficácia do Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos a ser implantado.
Público alvo: Estudantes, profissionais, consultores, técnicos e gestores interessados na gestão dos resíduos sólidos.

Duração: 40 h. a.

Metodologia: Curso a distância com conteúdo programático elaborado em módulos. Aprendizagem compartilhada por meio de recursos multimídia e interatividade, oferecendo ao aluno o protagonismo de sua própria educação. O estudante é acompanhado por tutoria e cumprirá atividades de avaliação.

Conteúdo Programático:
Módulo 1 – Problematização, definição e características dos resíduos sólidos.
Módulo 2 – Legislação aplicada à questão dos resíduos sólidos.
Módulo 3 – A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
Módulo 4 – O manejo integrado dos resíduos sólidos.
Módulo 5 – Plano de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos.

Coordenação do curso: André L. Montagna da Rosa: Mestre em administração pela UFSC, graduado em Engenharia Mecânica (FURG) e especialista em planejamento energético ambiental (ULBRA).
Coordenação pedagógica:
Denise Alves Ruiz: Graduada em Pedagogia pela UDESC.
Redação técnica:
Eng. MSc Kalil Graeff Salim (Tutoria do curso)
Eng. Roberto Rodrigues Buhr
Eng. Mailyn Kafer Gonçalves
Eng. Francisco Alexandre de Sales Neto
Eng. MSc. Maurício Knack de Almeida
Fernanda Bertuol (monitoria)

Empresa Responsável
:


Consultoria especializada em sustentabilidade no desenvolvimento e implantação de ações que promovem benefícios concretos nos pilares econômico, social, ambiental e institucional.
Combinando conhecimentos técnicos e expertise, utilizamos as mais modernas ferramentas gerenciais e tecnologias limpas para desenvolver e alinhar estratégias, planejar, implantar e gerenciar programas de sustentabilidade alinhados às necessidades de nossos clientes.


Maiores informações:

Email: ead_pgrs@aequo.com.br
Tel: (48) 4009 2004
Site: http://www.aequo.com.br/contato

    Faça sua Matrícula:



  • Ao clicar no botão de compra você será direcionado para a página de pagamento seguro do Moip.
  • Nela você poderá escolher a opção de pagamento mais adequada
  • Após a realização do pagamento, você receberá email para a confirmação de sua matrícula e informações para acesso ao ambiente de ensino.

Categories: , ,

Artigos Populares

;