A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS), em parceria com o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FEPET) vai promover uma série de ações nas dependências do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O objetivo é coibir a exploração da mão-de-obra infantil durante a realização da Expointer 2012, que será aberta neste sábado (25) e prossegue até o dia 2 de stembro.
Para o coordenador do Projeto de Fiscalização do Trabalho Infantil da SRTE/RS, Roberto Padilha, ações como esta, que vem sendo realizada há alguns anos, importantes para sensibilizar organizadores, expositores e o público em geral sobre os problemas causados pelotrabalho infantil e assim contribuir para a eliminação da prática.
Nos primeiros anos, chegamos a flagrar mais de 200 crianças trabalhando nas dependências do parque. Ano passado foi flagrada apenas uma criança, o que mostra a necessidade e o sucesso das ações realizadas, ressalta Padilha.
Consta da programação, entre outras atividades, a realização de uma caminhada, no dia 31 de agosto, com o objetivo de sensibilizar o público sobre as questões relacionadas o trabalho infantil. Ao longo do trajeto será distribuído material informativo e de sensibilização sobre o trabalho infantil (camisetas, cartazes, folders, etc.).
Expointer - Auditores fiscais do Trabalho, conselheiros tutelares e assistentes sociais responsáveis pelas atividades de combate ao trabalho infantil, ocuparão um espaço no interior do Parque, cedido pela organização, durante todo o período de realização da feira, que ocorre entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro.

Fonte: MTE

Categories:

Artigos Populares

;