Foi realizada na terça-feira (14) em Porto Velho uma operação do Ministério do Trabalho (MT) através da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia para fiscalizar andaimes em condições irregulares de segurança em obras de todos os tipos, principalmente de prédios comerciais. Participaram da operação 20 auditores fiscais do trabalho, 16 obras foram interditadas e uma embargada.
De acordo com o auditor e delegado sindical, Bruno Borges, o resultado da operação atendeu às expectativas. "Das 25 a 30 obras fiscalizadas, encontramos muitas irregulares, tanto em relação a situação dos andaimes e do trabalho em altura quanto à própria situação dos empregados", diz.
A maior parte das obras fiscalizadas era prédios comerciais, que em sua maioria necessita de andaimes para construção, entretanto casas também foram fiscalizadas. "Uma casa foi autuada porque tinha um empregado arrumando o telhado sem nenhuma medida de proteção, totalmente exposto aos riscos do trabalho em altura", ressalta.
Desde o início de 2012, foram interditadas 45 obras na capital e 18 embargos. "O importante da operação foi que em um dia, fizemos as autuações de quase todo o semestre. Foi uma força-tarefa", explica Bruno.
Os órgãos do governo também foram fiscalizados e a obra de pintura do Palácio do Governo foi interditada por não respeitar as condições adequadas de trabalho.
Além da situação do trabalho em altura, os auditores fiscais registraram outras irregularidades. "A principal e mais grave, foram empregados encontrados sem registro, sem carteira de trabalho assinada. Em uma única obra, encontramos seis trabalhadores nesta mesma situação", conta o auditor

Fonte: G1 RO

Categories:

Artigos Populares

;