encontro teve como foco a nova Norma Regulamentadora para o setor
Brasília, 22 de novembro de 2012 – Representantes de empresas, de trabalhadores e do governo estiveram reunidos ontem (21), na sede da Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, durante o Seminário Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho do Setor Frigorífico, para discutir as principais questões relacionadas à nova Norma Regulamentadora (NR) de abate e processamento de aves, suínos e bovinos.
A questão da pausa ergonômica para os trabalhadores de câmaras frigoríficas foi um dos pontos mais debatidos no seminário. Houve um consenso entre os participantes de que as discussões sobre o assunto tiveram um progresso significativo nos últimos anos, visando sempre criar padrões adequados de saúde e colaborar com a qualidade de vida do trabalhador. Os aspectos jurídicos e previdenciários relacionados ao tema também foram abordados durante o encontro.
O diretor Técnico-Científico da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Ariel Mendes, que representou a entidade no evento, participou da mesa de abertura, que contou também com as presenças de Alexandre Furlan, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da CNI; Eduardo Azeredo Costa, presidente da Fundacentro; Emerson Casali, gerente executivo de Relações do Trabalho da CNI; Heiler Ivens de Souza Natali, procurador do Trabalho e gerente do Projeto Ministério Público do Trabalho de Adequações das Condições de Trabalho nos Frigoríficos; Rômulo Machado e Silva, coordenador geral de Normatização e Programas do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (SIT/MTE); Siderlei Silva de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e coordenadora da Bancada dos Trabalhadores no GTT.
Na ocasião, o diretor da UBABEF manifestou a expectativa de que a NR seja aprovada o mais breve possível. “Foram dois anos de discussão, por isso é bastante oportuna a realização desse evento, pois pudemos abordar todas os pontos que ainda suscitam dúvidas de forma democrática por todos os entes envolvidos com o tema. A perspectiva é de que possamos aprovar a NR até o fim de 2012”, afirmou.
É preciso melhorar as condições desses trabalhadores, mas em sintonia com a produção. Precisamos encontrar soluções, que, apesar de difíceis, estão sendo buscadas”, pontuou Alexandre Furlan. Já para Clovis Veloso de Queiroz Neto, coordenador do evento e da área de defesa do interesse sobre Segurança e Saúde no Trabalho da Gerência de Relações do Trabalho da CNI, o encontro foi extremamente positivo. “Os temas abordados enriqueceram o seminário e demonstraram o interesse do segmento em chegar a um consenso e se aprofundar nas questões que envolvem o meio ambiente do trabalho”, frisou.

Segundo o diretor executivo da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e coordenador da bancada patronal do Comitê Tripartite de Saúde e Segurança do Trabalho, Ricardo Gouvêa, o encontro permitiu a discussão entre diferentes enfoques. “Sabemos que há necessidade de mudanças e o encontro mostrou que ainda existem algumas questões que precisam ser ponderadas na elaboração da nova NR, cuja perspectiva é de que dê clareza sobre as obrigações das empresas”, argumentou.
O encontro, que reuniu 130 participantes, foi uma iniciativa da CNI e do Serviço Social da Indústria (SESI), junto com a União Brasileira de Avicultura (UBABEF), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (ABIPECS) e a Associação Brasileira dos Frigoríficos (Abrafrigo).

Categories: ,

Artigos Populares

;