O que são pneumoconioses?
São as doenças que tem relação ao contato direto com poeiras em ambientes de trabalho, principalmente em indústrias. São todas as doenças pulmonares causadas por inalação de poeiras independentemente do processo fisiopatogênico (organismo predisposto á patogenia - defesas do nosso organismo).
 PNEUMOCONIOSE
 AGENTE CAUSADOR
              SINTOMAS
Silicose
Sílica livre
Fibrose nodular
Asbestose
Todas as fibras de asbesto e amianto
Fibrose difusa
Pneumoconiose do trabalhador do carvão (PTC)
Poeiras contendo carvão
Mineral e vegetal
Deposição macular sem
Fibrose ou com diferenciados graus de fibrose.
Silicatose
Silicatos variados
Fibrose difusa ou mista
Talcose
Talco mineral (silicato)
Fibrose nodular e/ou difusa
Pneumoconiose por poeira mista
Poeiras variadas contendo menos que 7,5% de sílica livre
Fibrose nodular estrelada e/ou fibrose difusa
Siderose
Óxido de ferro
Deposição macular de óxido de ferro associado ou não com fibrose nodular/difusa.
Estenose
Óxido de ferro
Deposição macular sem fibrose
Baritose
Sulfato de bário (barita)
Deposição macular sem fibrose.
Antimoniose
Óxidos de antimônio
Deposição macular sem fibrose
Pneumoconiose por rocha fosfática
Poeira de rocha fosfática
Deposição macular sem fibrose
Pneumoconiose por abrasivos
Carbeto de silício (sic)
Óxido de alumínio
Fibrose nodular e/ou difusa
Beriliose
Berílio
Granulomatose tiposarcóide. Fibrose durante evolução crônica
Pneumopatia por metais duros
Poeiras de metais duros
Pneumopatia intersticial de células gigantes. Fibrose durante evolução.
Pneumonites por hipersensibilidade
(alveolite alérgica extrínseca)
Poeiras orgânicas contendo fungos, proteínas de penas, pelos e fezes de animais.
Pneumonia intersticial por hipersensibilidade (infiltração linfocitária
Fonte: Protocolo do Ministério da Saúde.
O que é silicose?
A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de poeiras com sílica-livre. Agrava-se o quadro quando se considera que a silicose está intimamente relacionada com a tuberculose, além de outras doenças como artrite reumatóide e até mesmo câncer pulmonar.
O que é Asbestose e onde ocorrem as exposições?
A asbestose é a doença respiratória provocada pela inalação de fibras de asbesto (amianto). A inalação de fibras de asbesto pode produzir tecido cicatricial (fibrose) dentro dos pulmões. O tecido pulmonar com fibrose é incapaz de expandir e contrair normalmente (perde sua elasticidade). A gravidade da doença respiratória depende do tempo de exposição e da quantidade inalada. A exposição a asbestos ocorre em minas de asbestos, fábricas de fresagem, de materiais de construções, de materiais à prova de fogo e outras indústrias.
O que é Pneumoconiose do Trabalhador do Carvão (PTC)?
Esta enfermidade é causada pelo acúmulo de partículas de carvão nos pulmões, por exemplo, a poeira proveniente do carvão mineral, desprendida durante a mineração. Existem quatro tipos de carvão: lignito (alto teor de carbono), sub-betuminoso, betuminoso e antracitoso. Os dois últimos são os maiores responsáveis pelo desenvolvimento da doença.
O que é Pneumoconiose por Poeira Mista (PNM) e onde é considerado mais frequente?
É a pneumoconiose causada pela inalação de poeiras minerais com porcentagem de sílica livre cristalina abaixo de 7,5%. São consideradas como mais frequentes: a antracosilicose em mineiros de carvão expostos a altos teores de Si02; a silicossiderose em fundidores de ferro; a doença de Shaver, nos trabalhadores de fabricação de abrasivos de alumínio.
Em que atividades se engloba o risco para silicose?
  • Indústria extrativa: mineração subterrânea e de superfície;
  • Beneficiamento de minerais: corte de pedras, britagem, moagem e lapidação;
  • Indústria de transformação: cerâmicas, fundições, vidros, abrasivos, marmorarias, cortes e polimento de granito e cosméticos;
  • Atividades mistas: protéticos, cavadores de poços, artistas plásticos, jateadores de areia e borracheiros.
O que é siderose e em quais atividades industriais está mais propensa?
A siderose pulmonar é uma pneumoconiose causada pela inalação de poeiras e fumos contendo óxidos de ferro. Pode acometer trabalhadores expostos a atividades extrativas de minério de ferro (hematita, magnetita, limonita), produção de pigmentos naturais contendo óxidos de ferro em tintas e pisos, metalurgia de aço, ferro e ligas, solda a arco elétrico e oxietileno, polimento de metais com óxidos de ferro em cutelaria de aço e prata, além de outras atividades afins.
O que é talcose e onde é empregado? 
A exposição ocupacional cumulativa à poeira de talco pode levar ao desenvolvimento da talcose, pneumoconiose decorrente da inalação e consequente deposição de partículas respiráveis de talco nos alvéolos pulmonares.
O esteatito, também conhecido como talco ou pedra-sabão, é uma rocha metamórfica compacta, plástica, de baixa dureza e fina granulação, escorregadia ao tato e facilmente riscada pela unha. Pode ser encontrada nas tonalidades de cinza, cinza-azulado, cinza-esverdeado, creme ou creme avermelhado, quando iniciado o processo de intemperização (desintegração ou degradação).
O talco possui vários usos industriais, sendo empregado principalmente na indústria cerâmica, têxtil, farmacêutica, na produção de inseticidas, cosméticos, sabões, tintas, borrachas, papéis e refratários.
O que são poeiras mistas e quais os exemplos clássicos?
Poeiras mistas são aerossóis minerais com baixo conteúdo de sílica. Como exemplo, citamos a mica, que inclui diversos minerais proximamente relacionados, do grupo dos filossilicatos, que têm a divisão basal altamente perfeita. A mica é bastante utilizada na fabricação de papel, cerâmica, tintas, etc.
O que é o berílio e está ligado a que tipo de indústrias?
É um metal leve, utilizado em ligas para aumentar a dureza e a resistência à corrosão, à fadiga e ao choque. A ocupação mais comum em que existe exposição a berílio é a de protético dentário.
A exposição ao berílio restringe-se aparentemente a alguns setores industriais pouco desenvolvidos em nosso meio, como a indústria aérea espacial, energia nuclear, e setores especiais de metalurgia de poeiras na fabricação de rebolos especiais.
O que são pneumoconioses fibrogênicas e está associada a qual tipo de risco?
Pneumoconiose causada pela inalação de sílica livre cristalina que se manifesta após longo período de exposição, habitualmente superior a dez anos. As ocupações de risco estão ligadas a indústria extrativa mineral (mineração subterrânea e de superfície), como:
  • Beneficiamento de minerais: corte de pedras; britagem; moagem e lapidação.
  • Indústria de transformação: cerâmicas; fundições que utilizam areia no processo; vidro.
  • Abrasivos: marmorarias; corte e polimento de granito; cosméticos.
  • Indústria de construção: perfuração de túneis; polimento de fachadas; assentamento de pisos; corte de pedras.
  • Atividades mistas: protéticos; cavadores de poços; artistas plásticos; operações de jateamento com areia.
O que são pneumoconioses não fibrogênicas e está associada a qual ocupação de risco?
É uma doença pulmonar causada pela exposição a poeiras com baixo potencial fibrogênico, conhecida como poeira inerte. Está ligado a ocupações, como: soldadores de arco elétrico; trabalhadores expostos ao carvão vegetal e rocha fosfática.
Quais métodos de diagnósticos podemos usar neste tipo de doença?
  • Histórico ocupacional de exposição a poeiras não fibrogênicas;
  • Histórico clínico com sintomas ausentes ou com presença de sintomas e em geral são precedidos pelas alterações radiológicas;
  • Radiografia simples de tórax interpretada de acordo com os critérios da (OIT) Organização Internacional do Trabalho.
Qual o objetivo das provas funcionais em relação às pneumoconioses?
As provas de função pulmonar são indispensáveis na investigação das doenças ocupacionais respiratórias que afetam as vias aéreas, assim como no estabelecimento de incapacidade em pacientes com pneumoconiose. A espirometria é a forma de avaliação funcional mais corriqueira. É um exame rápido de fácil execução e baixo custo.
Quais são as indicações no âmbito ocupacional da espirometria?
  • Avaliação de trabalhadores sintomáticos respiratórios;
  • Avaliação de disfunção e de incapacidade respiratória;
  • Acompanhamento de trabalhadores expostos a riscos respiratórios.
Sua utilidade em avaliações individuais (clínicas) de trabalhadores que procuram atenção médica por queixas respiratórias é semelhante á prática clínica rotineira.
Qual deve ser a conduta adotada em trabalhadores com pneumoconioses?
Os casos diagnosticados devem ser encaminhados a unidades básicas de saúde, devendo ser devidamente notificados e desencadear ações integrais de vigilância com o objetivo de detectar outros casos ainda não diagnosticados dentro do ambiente gerador da doença.
As pneumoconioses são doenças de notificação compulsória no Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente do seu vínculo de trabalho. Em trabalhadores do mercado formal implicam também em notificação por meio de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), que é um documento do Ministério da Previdência e Assistência Social.
Por quem pode ser emitida a CAT e qual a finalidade deste documento?
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) pode ser emitida pela empresa, pelo sindicato ou por qualquer profissional de saúde envolvido no processo de investigação do caso. Com este documento o trabalhador afetado será submetido a uma perícia médica, quando a questão tratada necessitar do parecer deste técnico, estabelecendo um nexo causal de “incapacidade”, critérios utilizados no julgamento de direito a benefício previdenciário.
Qual a diferença da disfunção para incapacidade?
A disfunção é a redução da função do sistema respiratório, sendo habitualmente avaliada por testes de função pulmonar em repouso e exercício e por questionários de avaliação de sintomas, por exemplo, a dispnéia (falta de ar). Já a Incapacidade é o efeito global da disfunção na vida do paciente expressa pela impossibilidade de realizar adequadamente uma tarefa, devido á disfunção. A incapacidade não é relacionada apenas a condições médicas, mas envolve fatores mais complexos tais como idade, sexo, condição psicológica, socioeconômica e tipo de requerimento energético da ocupação.
Como é feito o tratamento da pneumoconiose?
Para todas as pneumoconioses existe indicação obrigatória de afastamento da exposição que a causou. Tratamento medicamentoso está indicado somente nas pneumoconioses com patogenia relacionada à resposta de hipersensibilidade, como a pneumopatia (doenças que afetam os pulmões) pelo berílio ou cobalto. Nestes casos, além do afastamento obrigatório e definitivo da exposição, é indicado o tratamento prolongado com corticóides.
Como é feita a prevenção?
As atividades de prevenção e controle das pneumopatias ocupacionais enquadram-se nos princípios que fundamentam as ações executadas para doenças ocupacionais, como ações de higiene industrial, que tentam modificar o ambiente ocupacional tornando-o mais salubre (saudável, higiênico, benéfico.) e ações educativas de controle médico da população trabalhadora exposta.
Diversas são as medidas de higiene industrial que, auxiliadas pela engenharia de produção, podem levar o controle de situações de risco inalatório na geração e disseminação de aerossóis (conjunto de partículas suspensas num gás). Um exemplo dessas medidas é a simples umidificação do ambiente, como lavagem constante do piso, evitando o levantamento secundário de poeira.
A substituição de matérias-primas/produtos são medidas de prevenção de grande importância, como o uso de outros abrasivos em operações de jateamento com areia e utilização de fibras alternativas em produtos de cimento–amianto, materiais de fricção e outros.
O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), como a proteção respiratória individual, deve ser utilizado em operações em que as medidas de proteção coletivas forem insuficientes para o controle de exposição inalatória, sendo obrigatório o uso de respiradores adequados ao tipo de aerossol, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego. Outros exemplos de prevenção são ações educativas e a lavagem de roupas contaminadas contendo poeira, que deverá ser feita pela própria empresa para evitar o risco de contaminação entre os familiares dos trabalhadores.

Artigos Populares

;