O que é cultura de prevenção?
Cultura de prevenção é a valorização da saúde e da segurança, principalmente no ambiente organizacional, haja vista que é o local onde as pessoas passam a maior parte do tempo. O ritmo acelerado nos dias atuais tem feito a sociedade se descuidar de atividades importantes, tal como a conservação do que há de mais significante na vida, a saúde, isso devido às rotinas pró-saúde, que antes eram realizadas e que agora se percebe um movimento cada vez mais diferenciado, devido à preocupação crescente com funções ligadas ao trabalho.
 
Como possibilitar uma cultura de prevenção na atualidade?
Adotando os devidos cuidados para que não aconteça algo indesejável. Possibilitar uma cultura de prevenção seria então, disseminar a cultura do cuidado, da atenção para que não aconteça o que não se quer ou o que seria nocivo à segurança e à saúde do trabalhador. Nos espaços corporativos, ou seja, empresariais, o conceito de cultura de prevenção tem sido difundido devido aos cuidados relacionados a acidentes de trabalho, doenças, desgastes e suas consequências.
 
Como a cultura de prevenção pode contribuir para segurança e saúde do trabalhador?
Essa política pode ser benéfica no sentido de permitir às pessoas uma oportunidade de se preservar a saúde de acordo com atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho, fazendo com que haja um maior comprometimento com o trabalho, resultando em fatores positivos para a empresa e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida.
 
De que forma os trabalhadores podem colaborar?
A cultura atual que está sendo imposta, de certa forma demonstra que o mais importante é o trabalho, as festas, o dinheiro e tudo que está ligado aos bens materiais. Porém, para possibilitar uma vida tranquila e saudável, é necessário que as pessoas se habilitem a essas transformações, começando pelo espaço em que mais passam tempo, ou seja, o ambiente de trabalho, dessa forma a interação entre as pessoas e a exclusão do egocentrismo, cada vez mais presente na sociedade nos dias atuais, faz com que se tenha um ambiente propicio a boas relações interpessoais, bem como a execução de um trabalho de modo harmônico, minimizando, assim, prejuízos para a saúde e segurança dos trabalhadores.
 
Em quais ambientes a cultura de prevenção está presente?
A cultura de prevenção é mais fácil de ser identificada em ambientes corporativos, pois é o local onde há grandes concentrações de pessoas e também uma maximização de riscos de diversas esferas. Assim, é comum visualizar políticas em prol de uma manutenção eficiente da mão-de-obra, a fim de resguardar a integridade da mesma, propiciando melhorias contínuas e uma coesão entre os membros e a empresa.
 
Ambientes de trabalho saudáveis possibilitam uma cultura de prevenção saudável?
Desde a revolução industrial o homem se lançou cada vez mais nesse novo processo de manufaturar produtos. Antes os ambientes eram mais favoráveis ao artesanato, e com o advento dessa nova etapa no processo industrial percebe-se a transferência de relações entre o produto e o produtor, bem como suas interações. O trabalho passa então a ser em grande escala e de certa forma explorado por longas jornadas e condições não adequadas para um bom desenvolvimento humano, consequentemente dos produtos. Entretanto é possível ainda nos dias atuais encontrar tais ambientes, que cada vez mais vem sendo impedidos de continuar com essa estrutura oriunda de séculos passados. Dessa forma o trabalho faz o ser humano e não o contrário, o que não oferece aos trabalhadores a possibilidade de um bom desempenho no ambiente organizacional bem como no social, pois a falta de incentivo da empresa por políticas corretas pode ser tão prejudicial tanto para a empresa como para o próprio trabalhador.
 
De que forma as empresas podem somar nessa cultura?
As instituições podem contribuir primeiramente passando a adotar políticas que forneçam ao seu quadro de funcionários políticas para melhoria de qualidade de vida e preservação da saúde.
 
Por que as corporações/empresas têm falado de valorização da saúde?
Desde 1980, quando se começou falar de consciência cidadã, que uma série de movimentos tem ocorridos na sociedade em prol de uma saúde de qualidade, não somente no nível de assistência e políticas de saúde, mas também da valorização da saúde nos espaços corporativos. Em função disso que as empresas se deram conta de que valorizar a saúde é valorizar a vida e permitir que o trabalhador esteja bem em seu espaço de trabalho. Daí a criação de programas dentro das empresas objetivando a melhoria da qualidade de vida, promovendo uma cultura de prevenção, conscientizando trabalhadores sobre a importância da sua saúde.  
 
O que as empresas ganham com esse movimento?
As empresas que possuem essas políticas de desenvolvimento humano podem ganhar em vários aspectos, desde o fator motivacional dos funcionários, ganhos de títulos por políticas voltadas para o bem-estar, rendimento no ambiente corporativo, e minimização de problemas da ordem da saúde. O interesse maior das empresas na atualidade é da ordem da responsabilidade sócio-ambiental que pode ser inserido nesse contexto. Ou seja, nesse tipo de política bem como o lucro, a empresa que possui um quadro de profissionais motivados pode sim ter uma produção diferenciada proporcionando consequentemente retorno financeiro. E proporcionar qualidade de vida dando real atenção à valorização da saúde do trabalho, bem como sua segurança – promoverá melhor desempenho do mesmo e consequentemente ganhos rentáveis para a empresa.
 
O que é segurança nas empresas e do que se trata?
Os acidentes de trabalho, na maior parte das vezes, acontecem por culpa das empresas que não cumprem as normas de segurança e não agem preventivamente. O problema é que os acidentes são uma realidade constante e muitas pessoas acabam morrendo. A segurança na empresa tem haver exclusivamente com esse fator.
 
Quais são as vantagens de uma empresa que investe na segurança?
  • Trata-se de um valor fundamental para a empresa, clientes e seus funcionários;
  • É uma das fontes de vantagem competitiva no mercado;
  • Permite o fortalecimento da empresa, fazendo da excelência da segurança parte inerente de todas as suas atividades;
  • É um exercício efetivo da responsabilidade de cada um, bem como um doutrinamento comportamental de acreditar que todos os acidentes e incidentes podem ser evitados através de constantes procedimentos de prevenção.

Artigos Populares

;