Como se define uma alimentação saudável?
A alimentação saudável deve ser adequada às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos, respeitando os princípios da variedade, da moderação e do equilíbrio, dando prioridade aos alimentos regionais e respeito ao seu significado socioeconômico e cultural, no contexto da segurança alimentar e nutricional. As recomendações básicas para uma alimentação adequada são descritas na tabela 1, sendo recomendado que as refeições principais (almoço, jantar e ceia) devem fornecer de 30 a 40% do valor energético total diário.
 
Por que a indústria deve preocupar-se com uma alimentação saudável de seus empregados?
A implantação de um programa de alimentação saudável do trabalhador tem como objetivo melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, apresentando repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes do trabalho e no aumento da produtividade. Vem aumentando consideravelmente o número de empresários que investem em programas de promoção da saúde do trabalhador (PPST), uma vez que o balanço da empresa demonstra que um funcionário saudável produz mais e gasta menos. O empregado mais saudável é mais produtivo, menos estressado, mais disposto.
 
O local de trabalho pode influenciar na forma das pessoas alimentarem-se?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o local de trabalho deve dar a oportunidade e estimular os trabalhadores para que os mesmos possam fazer as escolhas mais saudáveis para sua alimentação. Portanto, o ambiente de trabalho é reconhecido como um local estratégico de promoção da saúde. Nesse contexto, a consolidação de um programa de alimentação saudável na indústria visa à promoção da saúde e bem-estar do trabalhador.
 
O que é o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)?
O Programa de Alimentação do Trabalhador é um programa de complementação alimentar do Governo Federal, previsto em lei, e através do qual os órgãos públicos, empresas e trabalhadores partilham responsabilidades e tem como objetivo principal o atendimento ao profissional de baixa renda, melhorando suas condições nutricionais e gerando, consequentemente, saúde, bem-estar e maior produtividade.
 
Quais os principais benefícios do programa de alimentação do trabalhador (PAT) para as indústrias?
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as empresas participantes do programa de alimentação do trabalhador (PAT) apresentam aumento da produtividade, maior integração entre os trabalhadores e a empresa, redução de atrasos e faltas ao trabalho, redução da rotatividade de empregados, redução do número de doenças e acidentes do trabalho, além de incentivos fiscais.
 
Como as indústrias podem executar o programa de alimentação do trabalhador (PAT)?
O programa de alimentação do trabalhador possui duas modalidades de execução:
  • Autogestão (serviço próprio) – a empresa assume toda a responsabilidade pela produção das refeições;
  • Gestão terceirizada – uma empresa terceirizada é contratada para a prestação do serviço.
As indústrias que participam do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) necessitam de um nutricionista?
Apenas as empresas que participem do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), através da modalidade de autogestão, devem ter um nutricionista para assegurar que as refeições fornecidas aos trabalhadores contenham os corretos valores nutritivos e calóricos. Quando a gestão é terceirizada, não há a obrigação de se ter um nutricionista da própria empresa.
 
Veja mais sobre este assunto:
Portaria Interministerial N° 66/2006.
 
Aspectos Dietéticos das Refeições Oferecidas por Empresas Participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador na Cidade de São Paulo, Brasil.
 
Programa de Alimentação do Trabalhador: Representações Sociais de Gestores Locais.
 
Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) – Responde.
http://www.mte.gov.br/Empregador/PAT/Conteudo/Cartilha_do_PAT_responde.pdf

Categories: ,

Artigos Populares

;