A 15ª edição da PrevenSul - Feira de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência, mais uma vez, foi sucesso de público. Ponto de encontro de profissionais das áreas de SST e Emergência, o evento reuniu cerca de 10.000 visitantes entre técnicos e engenheiros de Segurança, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Trabalho, além de bombeiros e socorristas, em busca de informação qualificada e atualizada.

"Esta foi a maior edição da PrevenSul Paraná. Em 2010 tivemos cerca de 7.000 visitantes e este ano superamos os 9.000 participantes. Acredito que a presença dos profissionais confirma a importância que o evento tomou para a região sul do Brasil. Este ano tivemos também a experiência da Caravana PrevenSul, que visitou cinco cidades do Estado para promover o evento e que motivou a montagem de muitas caravanas que se deslocaram até Curitiba durante a feira", destacou o diretor da Proteção Publicações e Eventos, Alexandre Gusmão.

O público pôde acompanhar de perto eventos de qualificação e atualização, como o 1º Seminário Interestadual dos Técnicos de Segurança do Trabalho, que reuniu um grande número de profissionais e estudantes, o Simpósio de Gestão de Pessoas, Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho, a Jornada Paranaense de Fisioterapia do Trabalho, Seminário NR12, além de workshops de atualização em SST e Emergência.

A feira também contou com diversos eventos na área de Emergência, como o 1º Encontro Paranaense de Núcleos da Defesa Civil, o 2º Encontro Paranaense de Bombeiros Civis e o 3º Encontro Paranaense dos Profissionais de Emergência.

Para Gusmão, a programação paralela foi um dos pontos fortes do evento, pois reuniu durante a semana profissionais interessados em atualizar seus conhecimentos. "Conseguimos reunir alguns dos mais importantes nomes para palestrar ou ministrar curso durante as PrevenSul e o público compreendeu isto, participando em peso tanto dos eventos gratuitos como dos eventos pagos. Foi uma demonstração da maturidade dos profissionais da região.Os simulados também serviram para mostrar como a técnica é fundamental para que possamos desenvolver nosso trabalho com qualidade. Nem a chuva tirou o brilho do simulado realizado na sexta-feira com um público excelente assistindo todas as etapas do processo", salientou.

Os simulados, marca registrada da PrevenSul, proporcionaram aos visitantes observar procedimentos emergenciais executados com realismo, como o simulado "Resgate com acesso por corda na caixa-d`água", realizado pela Altiseg, "Acidente de um ônibus e uma caminhonete com atendimento a múltiplas vítimas", realizado pela Cadenas  e o simulado "Acidente rodoviário com carreta de produto inflamável e um automóvel, com Vazamento do Produto", desenvolvido pelo PAM de araucária. Os participantes acompanharam atentos, registrando tudo em fotos e vídeos.

Além da programação paralela, os participantes puderam conferir as novidades em equipamentos de proteção individual e coletiva, produtos e serviços e equipamentos para a área de proteção contra incêndio, emergência e resgate que estavam sendo apresentadas na feira. O profissional teve a oportunidade de ver e operar tais produtos e ainda tirar dúvidas com seu fabricante ou revendedor.

Para atender ao grande público prevencionista e emergencista, a Proteção Eventos, organizadora do evento, tendo as revistas Proteção e Emergência como promotoras e a empresa Honeywell como patrocinadora, disponibilizou um amplo espaço de capacitação profissional. Ao todo, foram oferecidas 20 atividade paralelas à feira, entre cursos, seminários, workshops e palestras.

"O mais importante de um evento como a PrevenSul, além da troca de experiências e a realização de negócios é a marca que ele deixa nos seus participantes. Os profissionais de SST e Emergência são muito dedicados em desenvolver seu papel com qualidade no dia a dia e um evento como a PrevenSul serve alimentar a todos com uma energia positiva que dá ainda mais força para que cada um enfrente seu dia a dia com mais qualificação e motivação", ressaltou o diretor Alexandre Gusmão.

A 16º PrevenSul já tem data e local definidos. Será de 17 a 19 de abril, na FIERGS, em Porto Alegre. O local sediará o evento na capital gaúcha pela primeira vez.

Fonte: Redação Revista Proteção

Categories:

Artigos Populares

;