Um dos temas que chamou bastante a atenção entre os participantes do Sine 2012 foi o apresentado pelo Dr. Lício Velloso, que falou sobre a Situação Atual da Regulação Central do Apetite. De acordo com o especialista, a palestra teve como objetivo mostrar que não é apenas a quantidade de alimento ingerido que influencia no ganho ou perda de peso, mas também alguns nutrientes presentes numa dieta que atuam diretamente no sistema nervoso central gerando um quadro de disfunção hipotalâmica. “Essa disfunção contribui para o desenvolvimento e para a manutenção da obesidade”, afirma.

Segundo o especialista, existem sinais emitidos pelo sistema nervoso central que controlam a ingestão calórica e o gasto energético, o que gera reserva energética no tecido adiposo, aumento de reserva de hormônios que respondem a esse aumento de reserva energética, principalmente a leptina e a insulina. “Todo esse funcionamento ainda é influenciado por fatores externos como genética, atividade física, etc. Agora estamos vendo que esse sistema também é regulado uma resposta imunológica específica, que ocorre no hipotálamo”, disse.

De acordo com Dr. Lício, o excesso de consumo de gorduras saturadas causa uma inflamação do hipotálamo. “Essa inflamação pode levar à alteração da função do pâncreas, local responsável pela produção de insulina. Com isso, surgem dois problemas: o hipotálamo passa a não controlar tão bem a fome e a pessoa fica obesa, além de atrapalhar a secreção da insulina”, explicou.
Segundo o especialista, A prática clínica ensina que recomendar dietas a obesos, pura e simplesmente, não adianta. “É preciso mudar o padrão dos nossos alimentos"finalizou.
Fonte: Endocrino

Categories: ,

Artigos Populares

;