A Prefeitura de Dourados, através do Cerest (Centro Regional de Referência à Saúde do Trabalhador) fez visita a empresas dos bairros para orientar os funcionários sobre prevenção e aplicação dos conceitos de Saúde do Trabalhador em suas atividades diárias.
O Cerest verificou a necessidade de ações preventivas, com reforço no uso de equipamentos de segurança. Diante disso, os trabalhadores foram orientados da importância da proteção e sobre a necessidade de procurar atendimento na rede SUS (Sistema Único de Saúde) quando houver queixas de agravos relacionados ao trabalho ou em caso de acidente.
Neste mês, a equipe do Cerest realizou as visitas em três regiões de Dourados. Foram visitados os bairros Colibri, BNH 4º Plano e Vila Cachoeirinha. Ao todo, 17 empresas receberam as palestras de incentivo à prevenção de acidentes e sobre o cuidado dos trabalhadores com a própria saúde no transcorrer de suas atividades laborais.
As equipes visitaram um bazar, loja, bicicletaria, marcenarias, mercado, confecção, frigorífico, frutaria, lavanderias, lava-rápido, panificadora, funilaria e serralheria, onde observaram o processo produtivo de cada setor.
Segundo dados do Cerest, em uma lavanderia da Vila Cachoeirinha as trabalhadoras reclamaram de dores nas articulações, ombros, braços e coluna e mostraram interesse por ações de prevenção às LER/DORT, doenças causadas por atividades laborais repetitivas.
“Sugerimos que se faça uma ‘roda de conversas’ com as lavadeiras, no total de 11 trabalhadoras, enfocando os agravos relacionados ao trabalho e suas prevenções, além de reuniões com fisioterapeuta para aplicação de ginástica laboral e sugestões de mudanças ergonômicas para melhoria de postura delas”, afirmou Gladislaine Vieira de Oliveira, coordenadora do Cerest.
Fonte: Jornal Agora MS

Categories:

Artigos Populares

;