Por que a Vitamina A é tão importante?


- Reduz em 23% a mortalidade infantil e em 40% a mortalidade materna;
- Reduz a gravidade das infecções, como a infecção respiratória aguda e diarréia;
- Mantém a saúde da visão e dos olhos;
- É fundamental para o crescimento saudável das crianças.



Qual é a função da vitamina A?


A vitamina atua de diversas maneiras no corpo humano:

- É essencial para o bom funcionamento dos olhos. A córnea, parte transparente do olho,é protegida pela vitamina A. A falta desta vitamina pode gerar dificuldades de se enxergar em lugares com luz fraca, causar alterações oculares levando até mesmo à cegueira total;
- É necessária para o crescimento e o desenvolvimento de crianças, e para as mulheres grávidas, para permitir o crescimento do feto;
- Participa da defesa do organismo, pois ajuda a manter úmida e saudável as mucosas. As mucosas são um tipo de pele que recobre alguns órgãos por dentro, como o nariz, a garganta, a boca, os olhos, o estômago, e representam uma ótima proteção contra as infecções, tais como diarréia e infecções respiratórias, possibilitando uma recuperação mais rápida.





O que é a deficiência de vitamina A?


O corpo não pode fabricar vitamina A, portanto, toda vitamina A que necessitamos deve provir dos alimentos. Contudo o corpo pode armazenar as porções que ingerimos de modo a termos uma reserva quando necessitamos.
A deficiência da vitamina A, também chamada de hipovitaminose A, é responsável por uma série de problemas de saúde:

- O crescimento e o desenvolvimento da criança ficam prejudicados;
- Há uma dificuldade de enxergar no escuro (cegueira noturna);
- Cegueira irreversível nas crianças;
- Aumento da gravidade de infecções comuns, como a diarréia e infecções respiratórias;
- Aumento da mortalidade infantil.



Quais as conseqüências da deficiência de vitamina A?


Um dos primeiros sinais da deficiência de vitamina A pode ser observado quando as crianças começam a ficar doentes com muita freqüência e quando doenças como a diarréias se tornam mais graves, podendo levar a criança à morte.
Outro indicador é a cegueira noturna, que é percebida quando a criança não enxerga em lugares com pouca luz. Se essa criança não consumir alimentos com vitamina A, seus olhos que eram úmidos, lisos e brilhantes, ficam secos, ásperos e sem brilho (xeroftalmia). A falta de tratamento e se não ingerir alimentos ricos em vitamina A, aparecerão manchas de cor esbranquiçada (manchas de Bitot) nos olhos. A partir daí, se a criança não for encaminhada a um médico para o tratamento com remédios, aparecem nos olhos feridas (úlceras) que escamam e depois formam cicatrizes nos olhos. Essa doença se chama queratomalácia e causará a cegueira irreversível nos olhos da criança.



Quais alimentos são ricos em vitamina A?


A vitamina A é encontrada quase que exclusivamente em produtos animais, como leite humano, carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral entre outros.
A provitamina A é encontrada em vegetais folhosos verde-escuro (como espinafre, e folhas novas de vários vegetais), vegetais amarelos (como abóbora e cenoura) e frutas não cítricas amarelas e laranjas (como mangas, pêssego e mamão), além de óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê, pequi).
A melhor fonte de vitamina A para o lactente é o leite materno.



Como prevenir e tratar a deficiência de vitamina A?


- Incentivar o aleitamento materno;
- Orientar a família para o aumento do consumo de alimentos que contenham vitamina A;
- Incentivar a produção de alimentos ricos em vitamina A através de hortas domésticas;
- Administrar doses maciças de vitamina A (megadoses) em crianças e mulheres no pós-parto imediato nas unidades de saúde (Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A);
- Encaminhar os casos que apresentem sintomas da carência para o médico.

Fonte: Ministerio da Saúde

Artigos Populares

;