Empresas de todo o país têm novas ferramentas de avaliação de riscos no trabalho. São os materiais educativos da Campanha de Segurança e Saúde no Trabalho 2012, lançada nesta quinta-feira, 26 de abril, pelo Serviço Social da Indústria (SESI), que levará informações para mais de 4 milhões de trabalhadores de 5 mil indústrias. O material será distribuído gratuitamente para as indústrias brasileiras.
“A novidade dessa edição é a publicação da Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho que adaptamos à legislação e à cultura brasileira. É uma coletânea de fichas para avaliar perigos presentes no ambiente de trabalho”, explicou a gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI, Sylvia Yano, durante o lançamento da campanha, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Segundo Sylvia, as fichas podem ser aplicadas em diversos setores da atividade industrial. “A partir do preenchimento das fichas técnicas é possível fazer um diagnósticos de fatores de risco que podem causar acidentes e doenças”, detalhou.

A campanha conta ainda com fichas técnicas e um DVD com 12 filmes explicativos em que um personagem chamado Napo mostra, por exemplo, os riscos ao trabalhador na hora de fazer a manutenção de máquinas e equipamentos. “Todo tipo de indústria faz manutenção dos equipamentos e, durante essa atividade, podem ocorrer acidentes. Por isso, a prevenção é fundamental”, destacou Sylvia Yano.

Saúde física e mental - Outro alerta da campanha deste ano é sobre os fatores de riscos psicossociais, que são aqueles desenvolvidos por pressão e condições precárias no trabalho gerando estresse profissional e afetando a saúde mental e física dos empregados. “Esse é um risco que tem crescido muito no Brasil e no mundo. Nesse caso, trouxemos da Agência Europeia e adequamos para as nossas indústrias 10 fichas técnicas de avaliação das condições de trabalho, e ainda, um modelo de gestão dos fatores de riscos psicossociais”, disse Sylvia Yano.

Segundo a gerente de saúde do SESI, o material facilitará a tomada de decisões das empresas para melhorar o ambiente de trabalho. “Isso ajudará as indústrias a eliminarem problemas que oferecem riscos aos funcionários e que podem prejudicar a produção e a saúde do trabalhador. Isso porque à medida que ocorrem faltas ao trabalho, decorrentes de doenças ocupacionais ou de acidentes, as indústrias também são afetadas”, avaliou a gerente do SESI. “A cultura de prevenção deve fazer parte do dia a dia do trabalhador e da empresa”, defendeu Sylvia.

Saúde do homem - A campanha inclui ainda um material específico para a promoção da saúde do homem, desenvolvido em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA). São cartilhas, cartazes e filmes que estimulam o homem a prevenir doenças como hipertensão, diabetes, alcoolismo, entre outras. Também ajudam a entender a importância do seu papel na saúde sexual e reprodutiva e na prevenção da violência.

Durante o lançamento da campanha do SESI, o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, propôs uma parceria público-privada na área de segurança e saúde no trabalho. “Podemos fazer parcerias na área de saúde e segurança semelhante ao que fazemos na educação e na inovação. Isso significa fazer ações articuladas com as instituições oficiais e com os Ministérios da Previdência e da Saúde. Também podemos desenvolver uma agenda mais ofensiva que poderá incluir incentivos para as empresas desenvolverem práticas de trabalho saudáveis”, defendeu Lucchesi. Para ele, esse tipo de iniciativa conjunta é uma alternativa para criar um ambiente competitivo mais próspero e com melhor qualidade de vida para os trabalhadores.

Segundo o representante do Ministério da Previdência Social, Cid Roberto Pimentel, que também participou do lançamento da campanha do SESI, uma agenda conjunta em sendo discutida sempre que surgem as necessidades dos setores envolvidos. “Saúde e qualidade de vida é o que deve ser perseguido como ponto chave para o setor público e privado”, completou. O diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, Rinaldo Marinho Costa Lima, destacou a importância de políticas públicas na redução de mortes e acidentes de trabalho. “Para fazermos a prevenção de acidentes e doenças no trabalho precisamos de políticas públicas e de um estado atuante, mas é fundamental a participação da sociedade. A prevenção é uma tarefa de todos”, disse Costa Lima.

Segurança e Saúde - As empresas podem pedir os materiais de prevenção da Campanha do SESI no site www.sesi.org.br/vitrinevirtual ou procurar uma unidade do SESI nos estados. No site, é possível baixar diversas publicações sobre segurança e saúde no trabalho e pedir outros materiais informativos como vídeos, folders, cartazes, gibis e cartilhas setoriais. São quase 500 itens, dos quais 116 são específicos para campanha deste ano. “Em 90 dias, as encomendas chegarão no endereço das indústrias”, informa a gerente do SESI. “As empresas também terão como opção a ajuda de consultores do SESI para desenvolverem projetos de prevenção de acidentes e de doenças”, acrescenta Sylvia Yano.


O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado em 28 de abril. Nesta data, desde 2009, o SESI faz eventos e lança campanhas educativas com o objetivo de informar e mobilizar as indústrias e os trabalhadores sobre a importância da prevenção de acidentes e de doenças no trabalho.

Fonte: Sistema Indústria

Categories:

Artigos Populares

;