PRAE (Programa de Redução de Acidentes Elétricos), lançado na Paraíba pelo CPR (Comitê Permanente Regional), em 2006, inspirou mais um avanço em SST. A partir de setembro, a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado, passará a conceder alvarás de construção somente após apresentação de projetos de segurança. O objetivo é reduzir mortes e acidentes por choque elétrico.

A ideia foi divulgada, primeiramente, durante a 176ª reunião ordinária do CPR-PB, realizada em 12 de junho. "Anteriormente, as normas estabeleciam a necessidade de projeto elétrico, apresentando a relação de carga a ser utilizada durante a obra, uma planta de situação e a ART do responsável pela obra, para a definição do tipo de fornecimento aplicável", explica o engenheiro Francisco Leite Brasil, gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa.

Com as alterações na Norma de Distribuição Unificada (NDU-002) da empresa, passam a ser exigidos: Detalhamento do aterramento dos quadros elétricos; Localização dos quadros elétricos em planta baixa; Diagrama unifilar com quadros de cargas; e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Fonte: Redação Revista Proteção

Categories:

Artigos Populares

;