O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Colatina (Cerest) está realizando durante os meses de julho a outubro um trabalho de conscientização com os profissionais de saúde da Atenção Básica de Colatina.

A equipe do Cerest está visitando as 32 unidades de saúde do município, além do Pronto Atendimento Municipal 24 horas. De acordo com a coordenadora do Centro, Fernanda Ribeiro Moscon, o objetivo é fazer com que os profissionais da saúde atuem como mediadores entre paciente e o Cerest.

A intenção é orientar os profissionais das unidades de saúde que atendem pacientes vítimas de doenças ocupacionais a encaminharem essas pessoas para o Cerest. Fernanda destaca, que com isso, poderá ampliar a demanda e atender mais casos oriundos das unidades.

Nessas visitas os profissionais da saúde são alertados sobre a importância da notificação dos casos relacionados a doenças ocupacionais, e do processo de encaminhamento ao Cerest.

É a partir da quantidade de notificações preenchidas que o Centro de Referência irá desenvolver ações de acordo com as necessidades da população trabalhadora daquele determinado território. Logo após as visitas, os Agentes Comunitários de Saúde participarão de uma capacitação sobre Saúde do Trabalhador, ainda sem data definida.

Cerest

Qualquer pessoa que apresente alguma queixa e que suspeite ter sido causada pelo trabalho, ou que tenham sofrido algum acidente de trabalho, pode ter acesso ao Cerest. O local conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeira, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, assistente social, técnica em segurança do trabalho, psicóloga e fisioterapeutas.

Serviço

Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Colatina (Cerest)
Endereço: Avenida José Zouain, 439, 3º Andar, Centro, (ao lado do supermercado Casagrande, prédio do Sebrae)
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas
Fone: 3711-5379 e o atendimento é gratuito.

Fonte: Prefeitura Municipal de Colatina

Categories:

Artigos Populares

;