9.2 Da estrutura do PPRA.
9.2.1 O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:

a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;
b) estratégia e metodologia de ação;
c) forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
d) periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

Toda empresa deverá implantar este programa,mas quero que além das alíneas a, b e c, preste muita atenção a palavra "periodicidade" da alínea d.

Periodicidade:

Conceito muito utilizado nas ciências, a periodicidade possibilita a previsão de acontecimentos ou situação quando analisando o que decorreu na período. É a característica de acontecimentos ou situações que se repentem após determinado tempo ou medida semelhante a esta, como distância etc. Cada vez que a situação se repete, se diz que passou 1 período ou ciclo. A medição de um período refere-s a frequência do modelo de situação analisado.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Periodicidade

Esta palavra e muito importante em uma cultura prevencionista onde podemos antecipar os riscos inseridos a cada tipo de ambiente de trabalho ou o conjunto deles presentes nesse local, prevendo os riscos podemos saber quais as barreireas  que podemos utilizar para amenizar ou neutralizar o risco.

De acordo com o planejamento e estratégias estabelecidas nas metas e no cronograma e um acompanhamento minucioso da exposição dos trabalhores aos riscos estamos colocando em pratica este programa de antecipação e prevenção. Assim podemos estabelecer quais as melhores barreiras para diminuir os efeitos dos riscos no ambiente de trabalho.

Mas lembre-se que sempre devemos realizar isso com a participação de todos, pois onde a informação correta não chega os riscos de um acidente ou doença ocupacional aumenta. Esta estrutura no PPRA e importante e eficaz e aliada a treinamentos constantes estaremos qualificando melhor nossos colaboeradores e preservando suas vidas.

Categories:

Artigos Populares

;