O que são exposições ocupacionais ao frio?
Muitas atividades expõem os trabalhadores a danos causados pelo frio, como as atividades realizadas em câmaras frigoríficas, trabalhos de embalagem de carnes e demais alimentos, trabalho a céu aberto em regiões frias, trabalho em navios frigorificados, pesca, mergulho e muitas outras ocupações profissionais.
O trabalho em ambientes extremamente frios constitui-se num risco potencial à saúde dos trabalhadores, podendo causar desconforto, doenças ocupacionais, acidentes e até mesmo morte, quando o trabalhador fica preso acidentalmente em ambientes frios ou imerso em água gelada.
Os trabalhadores devem estar protegidos contra a exposição ao frio de modo que a temperatura central do corpo não caia abaixo de 36°C.
 
Quais são os efeitos à saúde pela exposição ao frio?
Entre os efeitos à saúde provocados pela exposição ao frio, o estresse se apresenta como um conjunto de reações orgânicas a fatores de ordens diversas (físico, químico, emocional, infeccioso, etc.), capazes de perturbar o equilíbrio do organismo (homeostase). A sensação de frio, seguida de dor nas partes expostas do corpo, é o primeiro sinal de estresse pelo frio. O frio é agente físico com alto potencial de causar estresse ao organismo humano.
 
Quais são as principais lesões por exposição ao frio?
As doenças e ferimentos causados pelo frio ocorrem quando a perda de calor do corpo excede a produção do calor. As lesões produzidas pela ação do frio afetam principalmente as extremidades e áreas salientes do corpo, como pés, mãos, face e outras. As principais lesões causadas pelo frio são hipotermia, ulceração, fenômeno de Raynaud, pé de imersão, enregelamento dos membros, geladura (congelamento parcial) e frieiras.
 
O que é hipotermia?
Quando a temperatura no corpo cair de sua média de 37ºC para menos de 35ºC, pode ocorrer hipotermia. Os sintomas da hipotermia incluem tremor, entorpecimento, sonolência, fraqueza muscular e desorientação. Em casos graves, a vítima pode ficar inconsciente. No princípio da hipotermia, nem a vítima nem outras pessoas percebem o que está ocorrendo. Os movimentos tornam-se lentos e desajeitados, o tempo de reação é mais longo, a mente torna-se confusa, o julgamento é comprometido e ocorrem alucinações. Uma pessoa com hipotermia pode cair, caminhar sem destino ou deitar-se para repousar ou, talvez, até morrer. Quando a pessoa se encontra dentro da água, ela se move com dificuldade, entrega-se e, finalmente, afoga-se.
A hipotermia é uma emergência que requer atendimento médico imediato. Enquanto isso, a vítima deve ser aquecida com cobertores ou mantas e, se consciente, tomar goles de uma bebida quente e sem álcool. Se a vítima estiver inconsciente, não tente administrar líquidos.
 
Qual o tratamento para a hipotermia?
O tratamento da hipotermia envolve aumentar a temperatura corporal da vítima. Porém, os primeiros socorros a alguém com hipotermia devem ser feitos com cuidado:
  • Não massageie ou esfregue a vítima;
  • Não dê álcool;                                                                               
  • Não trate qualquer ulceração causada pelo frio;
  • Não deixe que o corpo fique na vertical, pois qualquer uma dessas ações irá desviar o sangue dos órgãos internos críticos e agravarão a situação.
O que é ulceração?
As ulcerações ocorrem quando a temperatura do tecido cai abaixo do ponto de congelamento e resulta em danos ao tecido. Os sintomas incluem as mudanças de cor da pele para o branco ou amarelo acinzentado, surgimento de dores e, posteriormente, bolhas. Normalmente, as pessoas acometidas por estas lesões não sentem os efeitos, até que alguém as chame à atenção pela palidez de sua pele.
 
Quais os fatores que mais contribuem para ulcerações e hipotermia?
Os fatores que mais contribuem para a hipotermia e as ulcerações causadas pelo frio é a exposição ao vento e à umidade. Condições de saúde podem piorar os efeitos do frio, como alergias, problemas vasculares, fumo, bebidas alcoólicas e utilização de certos medicamentos. A ocorrência de acidentes por queda tem maior probabilidade de acontecer em ambientes frios.
A umidade causa efeito prejudicial ao corpo em ambientes frios em razão da perda de calor. A água é 25 a 30 vezes mais condutiva de calor que o ar, significando que o trabalhador em tempo úmido pode perder de 25 a 30 vezes mais calor do corpo do que se estivesse seco. O vento também é um fator importante, que aumenta a suscetibilidade do indivíduo à hipotermia devido à sua capacidade de causar perda de calor por convecção (propagação de calor por diferença de densidade) e evaporação. Este efeito é denominado de “Fator de Resfriamento pelo Vento”.
 
O que é fenômeno de Raynaud?
É um dano causado pelo frio, mas pode estar associado a outras patologias como esclerose sistêmica. O fenômeno de Raynaud também pode ocorrer pela exposição à vibração, em operadores de marteletes pneumáticos, lixadeiras e outros.
 
O que é pé de imersão?
O pé de imersão, também chamado de pé de trincheira, ocorre em trabalhadores com os pés expostos à água fria ou ambientes úmidos, sem a proteção adequada, por longos períodos. É uma lesão causada pelo frio que ocorre quando o pé é mantido em botas e meias molhadas durante vários dias. O pé fica pálido e a circulação diminui. A infecção pode ocorrer quando o pé de imersão não é tratado.
 
Qual o tratamento para o pé de imersão?
O tratamento consiste basicamente no aquecimento suave, secagem e limpeza do pé. A seguir, o pé deve ser mantido elevado, seco e aquecido. Antibióticos devem ser administrados e, possivelmente, uma dose de vacina antitetânica. Este tipo de lesão raramente ocorre nas mãos.
 
Como ocorre o enregelamento dos membros?
Essa lesão é comum e causada pela exposição ao frio intenso ou contato com objetos extremamente frios. Ocorre quando a temperatura do tecido cai abaixo de 0°C. Os vasos sanguíneos podem ficar lesados gravemente e de maneira irrecuperável, e a circulação sanguínea pode se interromper no tecido afetado. Nos casos mais leves, o sintoma é uma inflamação da pele (bolhas), seguida por uma dor leve. A pele enregelada é suscetível à infecção, podendo chegar à gangrena.
 
O que é a geladura?
A geladura, também chamada de frostbite, é uma lesão causada pelo frio em que partes da pele congelam, mas não são lesadas de modo permanente.
Na geladura, as áreas congeladas da pele ficam brancas e firmes e, em seguida, edemaciadas e dolorosas. Posteriormente, a pele pode descamar como ocorre nos casos de queimadura solar, e as orelhas ou as bochechas ocasionalmente tornam-se sensíveis ao frio durante meses ou mesmo anos, embora não apresentem uma lesão evidente.
 
Qual o tratamento da geladura?
O único tratamento necessário é o aquecimento da área durante alguns poucos minutos, exceto quando a área é gravemente congelada. Nesses casos, o tratamento é o mesmo que o do congelamento.
 
O que são as frieiras?
As frieiras, também conhecidas como pé-de-atleta, perniose ou eritema pérnio, são sensações dolorosas de frio ou queimação em partes do corpo que foram congeladas. Elas são causadas pela exposição ao frio, mesmo um frio pouco intenso. As frieiras são de difícil tratamento e persistem durante anos.
 
Quais são as recomendações de segurança aos trabalhadores expostos ao frio?
Os trabalhadores expostos a lesões pelo frio devem: a) evitar o trabalho solitário em ambientes frios (trabalhar em duplas); b) evitar sobrecarga de trabalho de forma a evitar sudorese intensa que possa causar umedecimento da vestimenta; c) devem ser oferecidas bebidas doces e sopas quentes no ambiente de trabalho para aumentar as calorias e o volume de líquidos; d) usar roupas adequadas.
 
Quais são as orientações em relação às vestimentas dos trabalhadores em ambientes frios?
  • Quando o trabalho a ser realizado for leve e a roupa puder ficar molhada com o trabalho realizado, a parte externa desta roupa deve ser de material impermeável;
  • Quando o trabalho é intenso, a parte externa da roupa deve ser de material repelente a água, devendo ser trocada sempre que se molhe. A parte externa da roupa deve permitir evaporação de forma a diminuir a umidade causada pelo suor;
  • Quando o trabalho é realizado em ambientes frios e com temperaturas normais ou quentes, antes de adentrar ao ambiente frio o trabalhador deve se certificar de que sua roupa não esteja molhada. Se estiver úmida ou molhada deverá ser trocada por uma seca;
  • Os trabalhadores deverão trocar de meia ou palmilhas removíveis sempre que as mesmas estiverem umedecidas;
  • Se as roupas oferecidas aos trabalhadores não forem suficientes para prevenir a hipotermia ou enregelamento, o trabalho deve ser modificado ou interrompido até que roupas adequadas sejam providenciadas;
  • Evitar o umedecimento de partes do corpo ou vestimentas com gasolina, álcool e outros solventes devido ao risco adicional de danos pelo frio em extremidades.
  • Roupas de proteção são necessárias para a execução de trabalho realizado a uma temperatura de 4°C ou abaixo. As vestimentas devem ser selecionadas de acordo com a intensidade do frio, o tipo de atividade e o plano de trabalho. Devem ser usadas roupas compostas de camadas múltiplas, o que proporciona maior proteção que o uso de uma única peça grossa.
  • Em condições extremamente frias, onde se usa proteção para a face, a proteção dos olhos deve estar separada dos canais de respiração (nariz e boca), de maneira a evitar que a umidade exalada embace os óculos.
  • Para o trabalho realizado em condições úmidas, a camada externa da roupa deve ser a repelente à água. Se a área de trabalho não puder ser protegida contra o vento, deve-se usar uma roupa de couro ou de lã grossa facilmente removível.
  • Em condições de frio extremo, devem ser fornecidas vestimentas de proteção aquecidas. As roupas devem ser conservadas secas e limpas (ver imagem abaixo), visto que a sujeira enche as células de ar nas fibras das roupas, destruindo a sua capacidade de circulação do ar. 
  • Se não for necessária destreza manual, devem ser usadas luvas em temperaturas abaixo de 4°C para a realização de trabalho leve, e em temperaturas abaixo de -7°C para a realização de trabalho moderado. Para trabalho realizado em temperaturas abaixo de -17°C devem-se usar mitenes (luvas especiais).
Quais as outras recomendações?
  • Enquanto o trabalhador estiver descansando em uma área aquecida, a perspiração (transpiração leve, insensível, mas de modo contínuo) deve ser feita abrindo-se os fechos do pescoço, cintura, mangas e tornozelo.
  • Evitar trabalho integral de recém-contratados: Não exigir trabalho integral de recém-contratados em ambientes frios. Isto deve ser feito aos poucos até que haja a ambientação com as condições de trabalho e das vestimentas.
  • Evitar longos períodos parados: Em ambientes frios, não se deve permanecer parado por longos períodos, nem ser utilizados como área de repouso, sem assentos metálicos de cadeiras desprotegidos.
  • Trabalhadores em tratamento médico ou tomando medicação (que possa interferir na regulação da temperatura do centro do corpo) devem ser excluídos do trabalho exposto ao frio a temperaturas abaixo de -1°C.
  • Trabalhos rotineiros a temperaturas inferiores a -24°C com velocidade do vento menor que 8 km/h ou temperaturas inferiores a -18°C e velocidade do vento superior a 8 km/h, devem ser realizados por trabalhadores com recomendação médica que os declare aptos para tais exposições.
  • Trabalhadores expostos a vibrações e substâncias tóxicas: devem sofrer redução dos limites de exposição ocupacional ao frio quando os trabalhadores estão expostos a vibrações ou a substâncias tóxicas.
  • Pessoas idosas, que tenham problemas circulatórios ou que sejam alcoólatras, devem ser excluídas no exame médico admissional para trabalhos em ambientes de frio extremo;
  • Treinamento de segurança e saúde no trabalho.
Qual o conteúdo do treinamento para os trabalhadores expostas à ambientes frios?
Antes de assumir os seus postos de trabalho, todos devem ser treinados nos procedimentos de segurança e saúde no trabalho, incluindo o seguinte programa:
1.      Procedimento adequado de reaquecimento e tratamento de primeiros socorros;
2.      Uso adequado de vestimentas;
3.      Hábitos adequados de alimentação e ingestão de líquidos;
4.      Reconhecimento de situação de frio extremo;
5.      Reconhecimento e sinais de sinais de hipotermia ou resfriamento excessivo do corpo;
6.      Práticas de trabalho seguro.
 
Como funcionam os túneis de congelamento e câmaras frigoríficas?
Os túneis de congelamento só podem ter sistema de ventilação ligado quando não tiver a presença de trabalhadores no local. As portas de câmaras frigoríficas, ou outras dependências refrigeradas onde haja trabalhadores operando, devem ser dotadas de sistema que permita a abertura das portas internamente, caso os trabalhadores ficarem involuntariamente presos.
 
Quais são os aspectos legais sobre exposição ocupacional ao fio e seus limites?
Conforme o art. 253 da CLT: “Para os empregados que trabalham no interior das câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa, depois de uma hora e quarenta minutos de trabalho contínuo, será assegurado um período de vinte minutos de repouso, computado esse intervalo como de trabalho efetivo”.
Conforme a NR-15 (Atividades e operações insalubres), anexo 9, sobre a avaliação qualitativa: “As atividades ou operações executadas no interior de câmaras frigoríficas, ou em locais que apresentem condições similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho".

Categories:

Artigos Populares

;