A elevatória de água do Torto e Santa Maria, onde fica a segunda maior captação de água da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pipiripau, em Planaltina, estão há cerca de 2 mil dias sem registrar acidentes de trabalho. Na elevatória trabalham cerca de 40 pessoas, e na ETA Pipiripau, 30.  O resultado foi conseguido devido ao esforço dos colaboradores e de medidas simples tomadas pela companhia.

Uma vez por semana, os empregados da área de Operação dos Sistemas Santa Maria/Torto (PPACT) fazem reunião e reforçam a necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e de uso coletivo (EPCs). Também tratam da importância da conservação dos equipamentos e dos cuidados que todos devem tomar durante o trabalho. Além disso, a Caesb colocou guarda-corpo ao longo do acesso à barragem para melhorar a segurança dos empregados. Na ETA Pipiripau também são feitas reuniões, com ênfase na verificação dos EPIs.

De acordo com o encarregado da PPACT, Vilson Ferreira da Silva, são feitas palestras de conscientização, em parceria com a Coordenadoria de Engenharia de Segurança do Trabalho da empresa. "O mais importante é valorizar o trabalho dos nossos empregados e fazer com que eles se sintam compromissados com a sua segurança", afirma Vilson.

Além dessas medidas, foi ainda instituído dentro da PPA um método de uso de EPI. Os supervisores das unidades operacionais verificam e registram se os colaboradores estão utilizando os equipamentos de forma adequada no desenvolvimento de suas atividades. As informações coletadas subsidiam as gerências na adoção de iniciativas em busca de maior conscientização dos trabalhadores na utilização de todos os equipamentos de proteção individual.
Fonte: Agência Brasília

Categories:

Artigos Populares

;