Na manhã deste domingo (2), dois operários sofreram um acidente enquanto trabalhavam na reforma de um prédio, na avenida Generalíssimo Deodoro, próximo à travessa Diogo Móia, no bairro do Umarizal, em Belém. O andaime que eles utilizavam tocou em cabos da rede elétrica, despejando a descarga elétrica em ambos. Uma das vítimas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do pronto-socorro.

O acidente aconteceu aproximadamente às 10h20 da manhã. Segundo testemunhas, um dos operários, identificado com José Maria, teria tido uma parada respiratória e passou por procedimentos de reanimação feito por técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Em seguida, ambos foram encaminhados ao Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, na travessa 14 de março, também no bairro do Umarizal. Ainda segundo testemunhas, os operários estariam sem equipamentos de segurança.

De acordo com a assessoria do pronto-socorro, José Maria já teria chegado morto ao local. O outro operário, Murilo Yuri, está em observação e não corre risco de morte.

Segundo a Rede Celpa, responsável pela distribuição de energia elétrica no Pará, em 2012, pelo menos 28 acidentes envolvendo a rede elétrica foram registrados no estado. Deste, 18 foram vítimas fatais.

A aproximação indevida em relação aos fios de alta tensão seriam as principais causadas dos acidentes, especialmente construções, instalações de antenas e ligações clandestinas - conhecidas como gatos.

"O recomendado é jamais resgatar pipas, realizar construções muito próximas, usar objetos condutores ou fixar antenas próximo aos fios, o que são acidentes bastante comuns", conta Geraldo Martins, coordenador de segurança da Rede Celpa.
Fonte: G1 PA

Categories:

Artigos Populares

;