Vídeo educativo “Saúde e Segurança no Trabalho das Pescadoras Marisqueiras”, com imagens produzidas em Pernambuco e Rio Grande do Norte e trilha sonora de Gilberto Gil e João Donato. Os dois autores da música “Lugar Comum” abriram mão de seus direitos autorais, para permitir a livre divulgação na internet.

Produto do projeto A mulher na pesca: trabalho, meio ambiente e perspectivas sustentáveis, dentro do Programa Nacional Acqua Fórum, ovídeo aborda os riscos e a atividade dessas trabalhadoras que, com seus barcos e apetrechos, retiram dos rios e mangues o seu sustento. Um trabalho árduo e silencioso que apresenta uma situação de extrema precariedade.

O vídeo ensina estratégias de prevenção das doenças relacionadas à atividade, como foto-proteção adequada, alongamentos, pausas e posturas no desenvolvimento do trabalho.

Realizado pela equipe do Centro Regional da Fundacentro em Pernambuco (CRPE), o vídeo teve Coordenação Técnica de Albertina Batista de Paula, pesquisa musical e poema de Graco Medeiros, colaboração de Marcos Alberto Nogueira (roteiro), e figuração de Fabiana Ordônio. A filmagem foi realizada pela equipe do Serviço de Recursos Instrucionais (SRI), do Centro Técnico Nacional da Fundacentro (SP).

Categories:

Artigos Populares

;